segunda-feira, 5 de março de 2018

II Festival de Forró de Itacaré terá grandes atrações nacionais

Itacaré será um dos destinos mais procurados da Bahia durante o feriado da Semana Santa, quando acontecerá, nos dias 30 e 31 de março, o II Festival de Forró, um evento que já está no calendário turístico da cidade. A festa terá, dentre outras atrações, bandas como Targino Gondim, Quinteto Sanfônico do Brasil, Ademário Coelho, Cacau com Leite, Estakazero e muito mais. A realização é da Prefeitura de Itacaré, com o apoio da Bahiatursa e do deputado estadual Rosemberg Pinto.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que o festival de forró se consolida como mais um grande evento na cidade e a proposta é ampliar cada vez mais, tornando o município como uma referência na tradição e na cultura nordestina. De acordo com ele, um dos objetivos da festa é trazer de volta o forró pé de serra, também conhecido como forró tradicional, por ser o ritmo original e com a verdadeira identidade e a tradição nordestina. “Vamos fazer uma grande festa, onde todos poderão curtir uma boa música com muita alegria, animação e também com grandes atrações para resgatar a nossa cultura”, complementou o prefeito Leia ainda: Agricultores familiares de Itacaré recebem cerca de 60 mil alevinos


Targino Gondim é sanfoneiro, cantor, compositor, curador e criador, em parceria com Celso Carvalho, do Festival Internacional da Sanfona. Em 2018, o artista vencedor do Grammy e do Prêmio da Música Brasileira comemora seus 23 anos de carreira. Tudo começou quando ainda era um menino. Já o Quinteto Sanfônico apresenta a união das sanfonas tocando em harmonia e em uma só forma. O Quinteto valoriza a tradição e a força da sanfona no Brasil. Nos shows são apresentadas outras possibilidades musicais com o instrumento que se toca abraçado.

Com 22 anos de carreira, o cantor Adelmario Coelho é um dos ícones da cultura nordestina e uma das referências do autêntico forró tradicional. Conhecido como “Forrozeiro do Brasil”, o artista natural de Barro Vermelho, distrito de Curaçá, na Bahia, localizada a 468 quilômetros de Salvador, já teve o seu show assistido por milhares de pessoas durante as turnês apresentadas por todo o Brasil, além de apresentações realizadas no exterior, representando a cultura brasileira e nordestina. Cacau com Leite é uma banda baiana que surgiu em 1993 e liderada pelo compositor e vocalista paraibano Ari PB. Além do vocalista, a banda é composta por Marcelo (bateria), Evellon (guitarra), Djair (acordeão), Allan (Triângulo), Carla Valéria (Backing vocal), Dyego Moreno (Baixo), Everton Victor (Bateria).

Outra atração já confirmada é a banda Estakazero, uma banda brasileira de forró formada em Salvador capital baiana em agosto de 2001 pelo cantor e instrumentista Léo Macedo. Com o crescimento do movimento de forró universitário ou forró pé-de-serra em todo brasil, e grande demanda do público jovem que se identificou pelas letras musicais atraentes, ritmo dançante e contagiante, não houve dúvidas que o resgate pelas traduções nordestinas seria a proposta certa para o grupo. No repertório interpretações do rei do baião Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Falamansa, Flávio José, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zé Ramalho, além de adaptações e músicas próprias, preservando a essência e raízes da música popular nordestina.
_________________________________________________________________________________

Agricultores familiares de Itacaré
recebem cerca de 60 mil alevinos
Agricultores familiares das mais diversas comunidades rurais de Itacaré receberam na última sexta-feira alevinos para que possam desenvolver a piscicultura. A iniciativa foi da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Bahiapesca. No total, nessa primeira etapa foram entregues cerca de 60 mil alevinos para os pequenos agricultores, devidamente cadastrados e aptos para desenvolver a piscicultura.
A espécie de peixe escolhida foi a tilápia que, segundo estudos realizados pela Bahiapesca e Secretaria de Agricultura, possuem mais viabilidade econômica e as condições climáticas adequadas. Nessa etapa foram beneficiados os pequenos agricultores das regiões rurais dos Querinos, Limoeiro, Toco Preto, Camboinha, Pau Brasil, Cachimbo Seco, Machadinho, Mata Grande, Matinha, Fojo e várias outras localidades onde foi feito o mapeamento e cadastro. As demais regiões serão beneficiadas na próxima etapa onde não somente será feita a distribuição dos alevinos, como também com o auxílio na escavação dos tanques.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que a piscicultura vem sendo uma alternativa altamente viável para a região, garantindo mais renda e qualidade de vida para os pequenos agricultores. Desde que assumiu a atual a gestão o governo municipal vem buscando adquirir uma série de equipamentos e vem desenvolvendo projetos e firmando parcerias visando o fortalecimento da agricultura familiar. E a piscicultura, segundo avaliou o prefeito, é uma atividade econômica que pode trazer grandes benefícios para os agricultores familiares de Itacaré, por esse motivo é que a Prefeitura vem buscando essas parcerias com a Bahia Pesca e outros órgãos visando garantir todo o auxílio a esses produtores.
Para os agricultores, a iniciativa da Prefeitura e da Bahia Pesca representam uma oportunidade de garantir mais fonte de renda, diversificando a atividade econômica na zona rural e assegurando uma melhor qualidade de vida no campo. A entrega contou com a participação do vice-prefeito Genilson Souza, dos secretários de Agricultura, Humberto Matos, e de Governo, Ari Magalhães, do vereador Seu Luís, da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e da Bahia Pesca, além de produtores e várias lideranças comunitárias da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...