quarta-feira, 7 de março de 2018

Hospitais da Santa Casa comemoram Dia da Mulher em alto estilo

 
Neste 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e os Hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna contam com uma programação especial para a data. Nos três hospitais, Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas, as mulheres funcionárias serão convidadas a participar de uma programação de Beleza e Bem-estar nos refeitórios das Unidades. As atividades acontecem nos três turnos, sempre às 10, 16 e 21 horas em cada unidade hospitalar e é uma organização do Grupo de Eventos da instituição.

Sobre a programação, a atividade contará com salão de beleza parceiros levando serviços de auto-estima para as mulheres; além de limpeza de pele e maquiagem. As funcionárias dos três hospitais contarão com Orientação Nutricional e de Fisioterapia, stand com abordagem Psicológica sobre Empoderamento da mulher e orientações jurídicas.


Todas as ações foram possíveis através de parcerias com FTC, salões Thatyara e Jamile Stúdio, fisioterapeutas da SCMI e Mary Kay.  Durante o evento, a comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) realizará ações de estímulo á saúde e à segurança no ambiente de trabalho, com destaque para uma forte sensibilização para adesão aos exames periódicos.  

Sobre o Mutirão

A ação está sendo muito bem recebida na semana que a Santa Casa de Itabuna promove para a comunidade em geral o Mutirão da Mulher. Agendado para o Centro de Cultura Adonias Filho, o Mutirão garantirá centenas de atendimentos médicos e exames ginecológicos e obstétricos e pretende reunir mais de 1000 mulheres de Itabuna entre as 8 e 12 horas deste sábado (10).   

Dia Mundial do Rim durante Mutirão da Mulher

O Dia Mundial do Rim é comemorado a cada ano sempre na primeira quinta-feira de Março e este ano, coincidindo com o Dia Internacional da Mulher, tem como tema central “Saúde da Mulher: cuide dos seus rins”. Na Santa Casa de Itabuna, a data será marcada por uma programação de sala de espera e mobilização pela saúde dos rins, agendada para este dia 8, na própria Unidade de Diálise, além da presença do tema no Mutirão da Mulher, agendado este sábado (10), no Centro de Cultura Adonias Filho.
A escolha do tema anual é feito pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e, em Itabuna, o Serviço de Nefrologia mantém hoje um total de 118 mulheres atendidas no programa de diálise, diagnosticadas como portadoras de doença renal crônica, são mulheres que perderam a função renal principalmente pela hipertensão ou diabetes, problemas que podem ser modificados pela prevenção e um bom controle.
A função dos rins no organismo é filtrar o sangue, retirando o excesso de líquidos, as escórias nitrogenadas (resultante do metabolismo das proteínas); retirar ácidos, sais e medicações além de produzir diversos hormônios. A função renal pode ser prejudicada por diversas doenças, e aos poucos os rins vão deixando de funcionar.
Para a nefrologista e diretora do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Itabuna, Dra. Neyde Vinhático Pontes, “para cuidar dos rins devemos cultivar hábitos de alimentação saudáveis; ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia, praticar atividade física regularmente, evitar obesidade, a automedicação, tratar a hipertensão, o diabetes e outras doenças. Os exames para avaliar os rins são simples: o exame sumário de urina e creatinina, com eles é possível detectar quando existe um problema nos rins”, acrescentou a médica. Dra. Neyde lembra ainda que é possível interferir na maioria dos problemas renais, mas o melhor mesmo é trabalhar na prevenção.
Sobre o Mutirão
O 1º Mutirão da Mulher da Santa Casa de Itabuna acontece neste sábado, das 8 às 12 horas, no estacionamento do Centro de Cultura Adonias Filho. A ação estará concentrada em dois grandes eixos: a Feira de Saúde, com 10 Serviços levando orientação e pequenos atendimentos à população nas mais diversas especialidades; e o Atendimento Médico, com seis especialidades médicas 100% voltado para o atendimento à mulher.
Por - Jack Simões
pOR - jACK sIMÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...