sábado, 24 de março de 2018

Chuva causa transtornos em Salvador e continua neste domingo (25)

Mais de 20 ocorrências foram registradas pela manhã

Do - www.correio24horas.com.br - A previsão de tempo chuvoso durante toda a semana em Salvador foi confirmada. Desde a noite de sexta-feira, são registradas chuvas fortes na cidade. De acordo com o Climatempo, neste sábado (24), muitas áreas de instabilidade associadas ao Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) - sistema capaz de provocar muita chuva em um curto período de tempo, nas regiões que ficam nas bordas de um ciclone - favorecem o crescimento de nuvens carregadas na cidade e também no litoral sul da Bahia, Ilhéus e nas faixa litorânea que vai de Aracaju a Recife.
Nestas áreas, o tempo fica bastante instável, e chove a qualquer hora do dia. No domingo (25) e na segunda (26), a previsão segue sendo de chuva, porém com menor intensidade.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, não foi registrada nenhuma ocorrência grave. "Já entramos no período das chuvas. De agora em diante, teremos pancadas como a de hoje", explicou. A instabilidade deve permanecer ainda neste domingo (25). A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199​.​​
Até as 16h50 deste sábado, o boletim emitido pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) listava dez deslizamentos de terra nos bairros da Liberdade, São Cristovão, Marechal Rondon, Jardim Cajazeira, Brotas, Castelo Branco, Liberdade, Lobato e São Marcos, além de oito ameaças de desabamento na Fazenda Grande do Retiro, Massaranduba, Saramandaia, Pero Vaz, São Marcos e Chame Chame, uma ameaça de deslizamento em Narandiba, três ameaças e uma queda de árvore e dois desabamentos parciais na Lapinha.
O prefeito ACM Neto que entregaria a geomanta instalada na Rua São Paulo, em Cajazeiras IV, cancelou o compromisso por causa da chuva forte que atingiu Salvador no final da manhã. A técnica de proteção de encosta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A geomanta impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. A duração do material é de 5 anos, em média – bem superior ao da lona comum, que é de três meses. A técnica já foi aplicada em 88 encostas da cidade.
(Foto: Barbara Carolina/ CORREIO)
Debaixo d'água e sem luz
Algumas regiões da capital ficaram sem energia elétrica também pela manhã. De acordo com a Coelba, foi registrado interrupção de fornecimento no Corredor da Vitória, onde houve um desarme no alimentador da rede elétrica - possivelmente por conta da queda de um galho de árvore na fiação elétrica -, e no Candeal. Os dois casos foram registrados por volta das 11h.
A queda de uma árvore na Pituba deixou o trânsito complicado no bairro. A situação aconteceu próximo à delicatessen Pão e Mais, localizada na Rua das Hortênsias.
De acordo com a Transalvador, houve retenções no trânsito da Avenida ACM, sentido Centro, por conta de um alagamento na altura do Hospital Aliança. A situação foi mais intensa na Rua Cônego Pereira, no Dois Leões, próximo à antiga Rodoviária. O Rio das Tripas que corta a via transbordou e acabou alagando a pista, oficinas e outros estabelecimentos comerciais da área (veja vídeo abaixo).
Também houve registros de alagamentos no Largo da Calçada, na Av. San Martin (em frente ao Atacado dos Pisos) e na Avenida ACM, próximo à subida do viaduto Raul Seixas.
Do - CorreiodaBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...