sexta-feira, 23 de março de 2018

BRASIL, BOLÍVIA E PARAGUAI SE UNEM PELA CONSERVAÇÃO DO PANTANAL

DIA MUNDIAL DA ÁGUA
BRASIL, BOLÍVIA E PARAGUAI SE UNEM PELA CONSERVAÇÃO DO PANTANAL
OS PAÍSES ASSINARAM UM ACORDO INÉDITO E VÃO TRABALHAR JUNTOS EM PROL DO BIOMA
OS TRÊS PAÍSES SE COMPROMETERAM A DESENVOLVER E IMPLEMENTAR PLANOS E ESTRATÉGIAS COORDENADAS FOTO: FERNANDA NAZARIO/ SEMA MT

Do - Diário do Poder - mNesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, durante o 8º Fórum Mundial da Água, o Brasil, a Bolívia e o Paraguai, assinaram uma declaração trinacional de compromisso à conservação e ao desenvolvimento sustentável, social e econômico do Pantanal. Os três países se comprometeram em trabalhar juntos, pela implementação de ações coordenadas com foco na segurança hídrica.
O acordo inédito, foi assinado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o ministro boliviano do Meio Ambiente, Carlos René OrtuñoYañez, e o diretor geral de Proteção e Conservação de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente do Paraguai, David Fariña. O documento passa a orientar os diversos usos dos recursos hídricos na parte brasileira do Pantanal. O Brasil provê água para os demais países, portanto os usos realizados em nosso território podem interferir diretamente na qualidade e quantidade dás águas do Paraguai e Bolívia.

Sendo assim, os três países se comprometem a desenvolver e implementar planos e estratégias coordenadas, para alcançar o desenvolvimento integral e sustentável do Pantanal, por meio de grupos de trabalho temáticos que vão empenhar-se para garantir a qualidade e quantidade de água na bacia do Rio Paraguai. Entre as ações, a redução e o controle da poluição, fortalecimento da governança da água com vistas a conservação dos ecossistemas e sua conectividade, adoção de medidas que fortaleçam sistemas produtivos resilientes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e a ampliação do conhecimento científico para o Pantanal. O documento também faz referência ao respeito dos direitos humanos, em especial aos direitos dos povos indígenas e populações tradicionais.
O Pantanal é a maior planície inundável continental do planeta, localizado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e se estendendo para a Bolívia e o Paraguai. O bioma foi reconhecido como Reserva da Biosfera Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).(Com informações da WWF Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Antonio Carlos: uma luta de glórias!

ELE E PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM  ITABUNA O comunicador Antônio Carlos (Ufa), que apresenta o "Show da Tarde" através dos microfo...