sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Secretaria da Saúde do Estado amplia serviços de cardiologia e neurocirurgia no sul da Bahia

Resultado de imagem para hospital do cacau

Com a inauguração do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), que é referência para 67 municípios da região de Ilhéus e Itabuna, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) concentrou e ampliou os serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de cardiologia e neurocirurgia na nova unidade e que anteriormente vinham sendo oferecidos por prestadores privados ou filantrópicos da região. O novo serviço de cardiologia foi inaugurado nesta quarta-feira (7) e já realizou o primeiro cateterismo cardíaco em um hospital público no interior do estado. 

A equipe médica de cardiologia intervencionista é a mesma que já vinha atuando no Hospital Calixto Midlej Filho, que é administrado pela Santa Casa de Itabuna. De acordo com o cardiologista Gláucio Werneck, coordenador da equipe médica, o novo serviço de cardiologia implantado no Hospital da Costa do Cacau será 100% SUS e irá absorver a demanda de urgência cardiológica da região sul da Bahia. "Por mês faremos 97 cateterismos diagnósticos, mas temos a capacidade de ampliar para mais de 200 procedimentos por mês. Essa é a mesma equipe que atua no Calixto Midlej, tendo já sido feito mais de 10 mil procedimentos coronários", afirma.

Na área de neurocirurgia, que é coordenada pelo médico Cléber Cândido, o Hospital Regional Costa do Cacau oferta a população o mais completo serviço de neurologia do interior do estado, inclusive realizando cirurgias de aneurismas, tumores e procedimentos intervencionistas, como embolizações e implante de stents.


O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclarece que as unidades privadas e filantrópicas são complementares aos serviços de saúde administrados pelo poder público e que não há justificativa técnica nem econômica para manter a prestação desses serviços fora da rede pública estadual, após a inauguração do Hospital Regional Costa do Cacau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...