quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM ILHÉUS




A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável realizou audiência pública para apresentação e discussão do relatório contendo o resultado do estudo de impactos ambientais proposto pela empresa Ribrita Pedreira, para a extração e beneficiamento de pedras e agregados na construção civil, em Ilhéus. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (20), no auditório do Centro Administrativo, situado no bairro da Conquista, com a presença de gestores da prefeitura e do empreendimento, representantes do Conselho de Meio Ambiente e pessoas interessadas.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável do município, José Nazal, a audiência pública foi para expor à população e ouvi-la, de modo a proporcionar o diálogo em torno dos cuidados ambientais e sociais que deverão ser adotados para a implantação e operação da atividade, antes, durante e depois desta discussão, informando ainda que fica aberto o prazo de dez dias para que qualquer pessoa possa arguir ou oferecer sugestões, que devem ser apresentadas formalmente na Superintendência de Meio Ambiente.


Durante a audiência pública, José Nazal lembrou que para construir ou operar qualquer empreendimento no território de Ilhéus que possa afetar o meio ambiente, o empreendedor deve se submeter a processo de licenciamento ambiental, dando entrada documental específico na sede da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, situada no bairro Cidade Nova, centro, para futuras análises de técnicos especializados.

O empreendimento para a exploração de minérios está situado nos limites da bacia do rio Almada, próximo à bacia do Rio Cachoeira, no bairro Salobrinho (fazenda Estrela Bom Jesus I), numa área que dista cerca de cinco quilômetros da margem da rodovia Jorge Amado (BR-415). Conforme documentos apresentados por gestores da empresa, “o requerimento minerário está próximo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa e Rio Almada, porém, a propriedade e por consequência, todas as operações estão fora dos limites da APA”.

Na audiência pública foi questionado como será feita compensação da vegetação, o impacto sobre a rodovia BA-648, impacto de vizinhança no entorno da lavra. Além da área de preservação permanente e reserva legal que também deve ser adensada com indivíduos nativos para servir de corredor para a fauna. - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...