segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Programa ID Jovem garante direitos e amplia benefícios a jovens de Itabuna


Lançado em 2017 pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Assistência Social, o Programa do Governo Federal, Identidade Jovem (ID Jovem), garante aos jovens entre 15 e 29 anos, cuja renda familiar é inferior a dois salários mínimos, uma série de benefícios de acesso à cultura, arte e atividades esportivas. Além de garantir esses direitos, o ID Jovem oportuniza ao beneficiário a realização de viagens de ônibus interestadual gratuitas.

Visando ampliar a divulgação em torno do programa, a secretária Sandra Neilma definiu que a partir do mês de fevereiro serão implementadas ações que irão facilitar o acesso dos jovens às informações em torno ID Jovem. Ela conta que, além de uma maior movimentação nas redes sociais, a SAS irá colocar um balcão de informações na rodoviária de modo a auxiliar as pessoas que se encaixarem no perfil do programa.


Ao comentar que muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios do ID Jovem, a secretária ressaltou a importância do programa no sentido de efetivar políticas sociais voltadas à juventude. Para Sandra, ampliar o acesso ao programa é fundamental para fortalecer as políticas públicas e promover oportunidades para os adolescentes.

O coordenador da Divisão da Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Diego Raniery, comenta sobre a oportunidade do jovem realizar viagens grauitas a partir da utilização da sua identidade jovem. Ele informa que “em cada viagem interestadual de ônibus, duas vagas gratuitas são reservadas a jovens que possuem o ID Jovem. Esgotadas essas vagas, outras duas são oferecidas com 50% de desconto”.

O que é ID Jovem
O ID Jovem é um documento de identificação de uso pessoal (no formato digital) cujo objetivo é conceder uma série de vantagens e benefícios para os jovens com idade entre 15 e 29 anos. Quem possui este documento poderá ter acesso em todo o país a eventos esportivos, culturais e de lazer, além de transporte interestadual, pagando apenas a metade do preço. Para ter acesso ao cartão, basta fazer download gratuito do APP ID Jovem, fornecer os dados solicitados e salvar o cartão no próprio aplicativo.

 Os jovens interessados na emissão do ID Jovem devem comprovar renda familiar bruta de até dois salários mínimos e usar o Número de Identificação Social (NIS). Além do uso do app ID Jovem é possível fazer o cadastro pelo site do Identidade Jovem (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem) usando o Número de Identificação Social (NIS), com 11 dígitos, como chave para acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...