terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Prefeito e vice de Ilhéus visitam programas e ações de retomada do Projeto Porto Sul

 O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado pelo vice-prefeito, José Nazal, esteve hoje pela manhã (27), no centro de visitas do projeto Porto Sul e o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), nas proximidades da Vila Juerana, na zona norte da cidade. “Tudo isto aqui é um sonho de mais de 50 anos da região”, resumiu Mario Alexandre. Para a retomada das obras estruturantes do Porto Sul, o projeto recebe investimentos do Governo da China, e, quando concluído, será um dos principais exportadores de minério de ferro, grãos, biocombustíveis e fertilizantes, transportados pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). De acordo com a Bahia Mineração (Bamin), a implantação do Cetras atende as exigências determinadas pelos órgãos ambientais e é mais uma etapa vencida pelo empreendimento. Antes de seguir para o Cetras, os diretores apresentaram a maquete de todo o projeto e exibiram um vídeo institucional de como ficará o Porto Sul depois de pronto.
Ao agradecer a visita do prefeito Mário Alexandre, o novo presidente da Bamin, Eduardo Ledsham ressaltou a parceria do governo municipal que, na sua opinião, tem sido de fundamental importância para início e conclusão das obras. “Temos uma relação muito boa com a Prefeitura de Ilhéus e a nossa intenção é caminhar juntos, pois se refere a uma iniciativa que é um desafio não apenas para o município e estado, mas para o país”, destaca. “Hoje, estamos iniciando os primeiros trabalhos de infraestrutura básica da preparação dos projetos ambientais que antecedem o início das obras. O Cetras será uma referência no Estado da Bahia, cujo investimentos serão em tratamento e coleta da flora e fauna, passo importante para a realização do projeto final”, conclui Ledsham.

Corredor de desenvolvimento – “Uma vitória para Ilhéus. Este complexo vai transportar minério de ferro e escoar a produção de grãos do oeste da Bahia para todo o Brasil. Essas obras representam a implantação de um corredor de desenvolvimento, ao longo de toda a ferrovia, viabilizando grande parte do interior da Bahia para o mundo e a passagem por Ilhéus é de extrema importância”, sugeriu o prefeito. Ele disse ainda que em breve, surgirá um grande complexo que será mais uma alternativa de geração de renda e emprego com a ampliação do fortalecimento da indústria local e regional.
Já José Nazal, que também ocupa o cargo de secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, avalia de forma positiva a retomada das obras e disse que a área de implantação do Cetras é a porta de entrada do Porto Sul. “O resultado disso é ver as nossas matas ciliares recuperadas e o resgate da flora na região. Atualmente o município arca com o custo de captura e transporte de animais silvestres que estão em extinção ou doentes e, enviá-los para Porto Seguro. É um sonho que esperamos que der certo pelo bem da nossa cidade”, pondera.
Fauna e flora – Ananda Narson Silva é bióloga e responsável pelo Cetras. Ela frisa que o órgão nasce com o objetivo de receber, reabilitar e devolver à natureza, animais capturados em projetos de resgate de fauna e flora (através dos viveiros) das áreas de mineração. “Na primeira fase de obras, a expectativa é de receber um porte bastante reduzido desses animais. A capacidade é abrigarmos até 800 animais. Contudo, iremos trabalhar para que estes não precisem vir para tratamento, através das técnicas de resgate e afugentamento em campo, aumentando o percentual de reintrodução desses animais sem que eles precisem ficar no Cetras”, explica a bióloga.
A ferrovia terá ao todo, 1.527 km de extensão e vai interligar Figueirópolis, no Tocantins, às cidades baianas de Caetité e Barreiras, até chegar ao Porto Sul, em Ilhéus com retomada as obras para 2019. A ferrovia faz parte do projeto do complexo intermodal, que prevê ainda a construção de um novo aeroporto e do Porto Sul em Ilhéus. Ao todo, são quinhentos hectares vão ser construídos na região de Aritaguá, em Ilhéus. Participaram também da visita, os diretores da Bamin, Aildo Fonseca (Logística); Alberto Vieira (Engenharia), entre outros técnicos da concessionária, além dos secretários municipais de Comunicação, Alcides Kruschewsky e de Relações Institucionais, Sérgio Sousa. – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...