sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Jornada pedagógica em Itacaré discute relação entre Educação e a Sociedade

Diretores de unidades escolares, vices, coordenadores pedagógicos, orientadores, professores, profissionais não docentes, pais, alunos e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade de Itacaré participaram nesta quinta-feira da abertura (22) da Jornada Pedagógica 2018, que esse ano tem como tema “Tecendo Relações entre Educação e Sociedade”, com uma visão sistêmica de planejamento, monitoramento e avaliação. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Educação.
A jornada foi aberta com um momento cultural com a professora e cantora Ronara Criola. Em seguida foi feita a composição da mesa, contando com a a saudação do vice-prefeito Genilson Souza, representando o prefeito Antônio de Anízio, da secretária municipal de Educação, Joselita Santana, do vereador Hamilton Paixão, representando a Câmara Municipal de Itacaré, do presidente do APLB-Sindicato, Nilson Pereira, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Fabiana Mato, e da presidente do Fórum Municipal de Educação, Patrícia Ediana,
Em seguida foi a vez da palestra sobre “O diálogo na Construção das Relações Interpessoais, com o padre Ednaldo Cardoso. Ainda na parte da manhã foi feita a apresentação de ações e dados da educação em Itacaré, com a secretária Joselita Santana e pela diretora pedagógica Ana Moraes, e também a apresentação no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Letramento (Nalfa) com a professora Edinair de Sá Lemos. Na parte da tarde foi a vez da palestra com o tema “Tecendo Relações entre Educação e Sociedade”, com a professora Leninha Cavalcante.
A Jornada Pedagógica de Itacaré prossegue com oficinas e planejamentos nas escolas. Nesta sexta-feira o encontro será com diretores e coordenadores. Já nos dias 26, 27 e 28 os trabalhos e oficinas serão realizadas nas escolas, com professores e profissionais de apoio. Ao final será feita uma avaliação que consistirá na identificação de dificuldades e conquistas a partir das impressões de todos os participantes, servindo de base para reflexão e ação da equipe pedagógica responsável pela realização da jornada.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio explica que a jornada pedagógica é o momento de acolher e incentivar os profissionais da educação com ações que estimulem o seu potencial e suas perspectivas para educação municipal, além de oportunizar integração e troca de vivências. A jornada pedagógica serve ainda para construir conhecimentos pertinentes a sua prática e compilando os diversos saberes, possibilitando subsidiar e planejar ações a serem desenvolvidas no ano letivo de 2018.
Para a secretária de Educação, Joselita Santana, a jornada pedagógica constitui-se como um momento de sistematização e elaboração de ações, que não se esgotam em um período espaço-temporal no qual se realiza o encontro, mas levanta questionamentos, aponta objetivos e demarca concepções que poderão, a partir de uma reflexão mais fundamentada acerca da prática, desencadear um novo direcionamento da ação educacional. “Este período se configura numa ferramenta de extrema importância porque possibilita e viabiliza o profissional a realizar um inventário de concepções e práticas que orienta a sua função em diversas situações, assim como estruturar um plano de ação ou planejamento significativo”, complementou.(Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Maria Alice recebe o União Brasil

Capitão Azevedo: "Estou preparado para governar itabuna" HOJE TEM ENCONTRO DO UNIAO BRASIL NA CÁMARA DE ITABUN A  O programa: A Vo...