segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Itabuna debate a consolidação do Sistema Nacional de Educação


O auditório da FTC ficou pequeno na manhã desta segunda-feira (19) para acolher os participantes da III Conferência Municipal de Educação de Itabuna (COMED), que durante dois dias irão debater “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social pública e laica”. O evento reúne professores, diretores de escolas, estudantes, pais de alunos, coordenadores pedagógicos, membros dos conselhos ligados à educação e à criança e ao adolescente, além de representantes de segmentos da sociedade civil organizada, de organismo governamentais e não governamentais.

 Durante a solenidade de abertura, o vice-prefeito Fernando Vita, que também representou o prefeito Fernando Gomes, ressaltou a importância da conferência para     que o município possa avançar rumo à educação pública de qualidade social. “Diante da triste realidade da violência que vivemos em nosso País, precisamos priorizar a educação para que tenhamos uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica”, afirmou. O vice-prefeito agradeceu os organizadores da Conferência e parabenizou os participantes pela disposição e compromisso com as questões da educação de Itabuna.


Já a secretária da Educação, Anorina Smith Lima, enfatizou a singularidade do evento por oportunizar o debate entre a sociedade civil, governo e profissionais da educação num âmbito que está para além da esfera municipal. “Debater e propor políticas públicas visando a consolidação da Sistema Nacional de Educação e, consequentemente, assegurar o acesso à educação pública de qualidade é de uma relevância impar, tendo em vista que os municípios precisam avançar para que as metas previstas no Plano Nacional de Educação sejam cumpridas até o ano 2024”, disse a secretária.

A coordenadora do Fórum Municipal de Educação (FME), professora Lúcia Bittar, destacou que a COMED é uma oportunidade para que a Educação seja discutida entre os principais atores envolvidos no processo da educação itabunense. “Pensar políticas públicas no âmbito da educação, requer aprofundar o diálogo com todas as instâncias que legitimam a democratização do discurso vinculada a uma prática democrática, ética e com equidade social. É neste contexto que estamos reunidos nesta III Conferência Municipal de Educação”, elucidou a educadora. A solenidade contou ainda com a presença da secretária de Assistência Social, Sandra Neilma Costa; do vereador Júnior Brandão; e do diretor geral da FTC, Kaminsky Cholodovskis.
Fotos: Hélio Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...