sábado, 3 de fevereiro de 2018

INSS VAI CONCEDER APOSENTADORIA AUTOMÁTICA

DESBUROCRATIZAÇÃO
INSS VAI CONCEDER APOSENTADORIA AUTOMÁTICA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
SEGUNDO A ESTIMATIVA, CERCA DE DUZENTOS MIL SEGURADOS TÊM DIREITO AO BENEFÍCIO
HOJE EM DIA, O SEGURADO PRECISA AGENDAR O PEDIDO PELO NÚMERO 135 OU PELA INTERNET, E DEPOIS SE DIRIGIR ATÉ UMA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA FOTO: ARQUIVO ABR

Do - Diário do poder - A partir da segunda quinzena de fevereiro o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai disponibilizar a aposentadoria por tempo de contribuição de forma automática, sendo assim, os assegurados não vão precisar ir a um posto de atendimento para solicitar o benefício. A iniciativa começará de forma gradativa.
De acordo com a estimativa, cerca de duzentos mil segurados tem direito a se aposentar automaticamente. Entretanto, inicialmente devem ser contemplados os cinco mil segurados que estão com os dados atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cris) e no sistema da Previdência Social.
Vale lembrar que para ter direito ao benefício é preciso cumprir a exigência básica, homens tem que ter contribuído com o INSS por 35 anos e mulheres por 30 anos.
O segurado que estiver apto será notificado e deve decidir se aceita ou não a concessão de forma automática. O INSS explica que "Uma vez informado do direito e, se o segurado concordar com as informações apresentadas pelo instituto e nem desejar acrescentar outros elementos, o benefício será concedido automaticamente", explica o INSS.
A ideia é ampliar o sistema para outros benefícios, como o salário maternidade e a pensão por morte.
Hoje em dia, o segurado precisa  agendar o pedido pelo número 135 ou pela internet, e depois se dirigir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Acelera itabuna abrem novas frentes

Prefeito Augusto Castro  Prefeitura abre novas frentes do Programa Acelera Itabuna em mais cinco bairros O  maior programa de investimentos ...