quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Hospital Regional Costa do Cacau duplicará o número de cirurgias cardíacas

Hospital Regional Costa do Cacau duplicará o número de cirurgias cardíacas na região Sul da Bahia

A partir de março, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, implantará o serviço de cirurgia cardíaca com capacidade para realizar mais de 20 procedimentos por mês, um incremento de aproximadamente 100% em relação ao quantitativo anterior credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

O coordenador do serviço de cirurgia cardíaca, Décio Cardoso, destaca que o HRCC, que é referência para 1,6 milhão de habitantes residentes em mais de 60 municípios, é o maior e melhor hospital do interior de toda a Bahia, tanto em termos de equipamentos quanto estrutura física. “A máquina de hemodinâmica e o centro cirúrgico são os mais modernos. E a cirurgia cardíaca que hoje é feita em hospitais contratados será redirecionada para o HRCC, com grande melhoria para a população, pois aqui temos 30 leitos de UTI e mais de 20 leitos de UTI na planta de ampliação. A gente vai conseguir fazer exames de média complexidade que tínhamos dificuldade para realizar até na rede privada”, ressalta o médico.

Cardoso ainda pontua que a estrutura hospitalar do HRCC permite o atendimento diferenciado ao cidadão e o desenvolvimento de outras áreas, como a cardiologia. “Os hospitais privados e filantrópicos conveniados ao SUS estão com baixa capacidade de investimento e baixa capacidade de resolver esse tipo de paciente, pois eles esbarram no número de leitos de UTI. O HRCC veio para resolver isso. Assim vamos aumentar o número de cirurgias por mês, que é o objetivo, pois não importa onde vamos fazer, mas temos que fazer mais e melhor”, afirma o coordenador do serviço de cirurgia cardíaca do HRCC.
 
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, complementa que o Hospital Calixto Midlej Filho, que é administrado pela Santa Casa de Itabuna, continuará habilitado a realizar cateterismos cardíacos e angioplastias em situações de urgência cardiológica. (Ascom/Sesab)
Por - Daniel Thame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...