sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Com apoio da Prefeitura Cefir já cadastrou 500 pequenas propriedades na região


A prefeitura de Itabuna está colaborando com apoio técnico e de pessoal para a realização do Cadastro Ambiental Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) no município. Nesta quinta-feira (01), representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia estiveram reunidos com o Secretário de Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, e avaliaram positivamente a parceria que vem acelerando a realização do cadastro na região.

Ao comentar sobre a importância de mapear a zona rural para fortalecer os produtores agrícolas do município, o secretário Jorge Vasconcelos destacou a parceria da gestão municipal com o Governo do Estado, que tem gerado resultados positivos com investimentos em diversas áreas. Para Jorge, o Cefir é mais um desses projetos que oportunizam ao cidadão ter acesso a créditos e melhorar sua condição de vida.


A Coordenadora de Projetos de Biodiversidade e Florestas da Sema, Luciana Santa Rita, endossou a união da gestão estadual e municipal para que cadastro consiga atingir 100% das propriedades rurais. “É muito importante que tenha essa parceria dos municípios, porque é o município quem vai localizar e identificar os produtores e dar uma orientação técnica e direcionada às comunidades para a empresa contratada pela Sema”, conta. 

 Executado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, através de convênio com o Banco Mundial, o Cefir já cadastrou na região aproximadamente 500 propriedades e tem a pretensão de cadastrar um número superior a 1200 propriedades. Em Itabuna, os Departamentos de Agricultura e de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente estão auxiliando os técnicos da empresa ViaSat nas etapas do cadastramento.

O que é o Cefir?

O Cefir corresponde, no Estado da Bahia, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), no âmbito federal. O Cadastro é uma obrigação criada pelo Código Florestal Brasileiro. O Seu Objetivo é a formação de um banco de dados com informações que servirão para o controle, e o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do estado.

O Cefir oportuniza uma série de benefícios, como: valorização do imóvel, a possibilidade de acessar créditos agrícolas e também a isenção de algumas penalidades de possíveis irregularidades declaradas, como a falta de licença para atividades passíveis de licenciamento, supressão de vegetação ou utilização de recursos hídricos sem autorização, desde que compromissos assumidos sejam cumpridos.
Foto: Waldyr Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...