sábado, 20 de janeiro de 2018

Presidente da Amurc parabeniza a criação do Consórcio de Saúde


O governador do Estado da Bahia, Rui Costa assinou nesta sexta-feira, 19, em Itabuna, o protocolo de intensões para a criação do Consórcio de Saúde contendo 31 municípios do interior da Bahia. A ação conta com o apoio e a articulação da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, que desde o ano passado, vem reunindo e orientando prefeitos para esse objetivo.

Com a lei que autoriza a participação no Consórcio de Saúde aprovada no seu município, o presidente da Amurc e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou que o ato representa o primeiro passo para dirimir demandas existentes nos municípios, nas áreas de Média e Alta Complexidade. “Essa é a uma oportunidade e responsabilidade dos gestores em buscar conjuntamente alternativa para melhoria dos serviços de saúde na região”.

Em outras regiões do Estado, quatro unidades já estão em pleno funcionamento, e realizam desde exames laboratoriais até ressonância magnética, além de pequenos procedimentos cirúrgicos. Segundo o governado, cada unidade, tem o investimento de R$ 24 milhões provenientes do Governo do Estado. Para a manter o funcionamento dos serviços, “o Estado ficará responsável por 40 % do custeio de cada uma das policlínicas, enquanto o município responderá por 60 %, conforme o tamanho da população local”.


A expectativa, segundo o prefeito de Jussari, Antônio Valete e demais gestores presentes no evento, está na facilitação de realização dos exames, que ele aponta ser um dos principais gargalos enfrentados atualmente pelos municípios. “Com essa pactuação, nós iremos ter um lugar para onde mandar os nossos munícipes para a realização dos exames que a Policlínica vai oferecer”.

Visando dar celeridade ao processo, a Amurc estará trabalhando para que todos os municípios possam aprovar, na Câmara de Vereadores, a Lei que autoriza a participação no Consórcio. O secretário de saúde do Estado, Fábio Vilas Boas falou que o próximo passo deverá ser a eleição de um presidente para o consórcio, seguida do elaboração de um contrato de rateio. Feito isso, os gestores deverão aguardar a construção da Policlínica, que será em Itabuna.

Policlínica Regional

As policlínicas são resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. Nelas não serão atendidas urgências e emergências e nem qualquer tipo de demanda espontânea. O atendimento será feito por meio de um agendamento prévio, realizado pelas secretarias da saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio que administra a unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

GOVERNO SEM COMANDO

Lula e os personagens que ele criticou, terceirizando as próprias responsabilidade pela gestão mal avaliada - Foto: Ricardo Stuckert Lula ti...