quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Prefeitura inicia Cadastro Ambiental Rural gratuito em Itabuna


A Prefeitura iniciou esta semana, o Cadastro Ambiental Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) dos pequenos agricultores, por meio da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) do Governo do Estado. O processo é coordenado pelo Departamento de Agricultura da Secretaria de Indústria, Comercio, Sustentabilidade e Meio Ambiente e executado por técnicos agrícolas do Governo baiano, que firmou  convenio com o Bando Mundial.


O diretor do departamento, Erlon Botelho, explicou que a iniciativa pretende regularizar todos os imóveis rurais, individuais ou da agricultura familiar com o objetivo de facilitar o acesso dos agricultores às politicas públicas, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), custeio agrícola, distribuição de sementes, orientação e assistência técnica gratuita, dentre outras.

“O Cefir concluído vai direcionar o município na tomada de decisões  e propostas destinados aos produtores para atender, de forma democrática  todos os produtores rurais sejam individuais ou da agricultura familiar”, reforçou.

Na última terça-feira (9), os técnicos responsáveis pelo cadastro já  promoveram encontros com os pequenos agricultores da Roça do Povo e do assentamento Agrafan, para explicar o objetivo do cadastro, como será executado e os benefícios que virão decorrente do Cefir, que   funciona como uma “carteira de identidade do imóvel rural”, conforme informou a coordenadoras do projeto Dayani Salles.  

Projeto gratuito

Segundo ela, é importante que o produtor rural faça seu cadastro para garantir o acesso a crédito, empréstimo rural e até mesmo para vender seu imóvel. “O apoio da prefeitura de Itabuna é fundamental para a conclusão do processo, pois a meta é cadastrar um maior número de produtores para que eles possam aproveitar a gratuidade dada pelo governo baiano”, complementou o coordenador de Campo, Willian Alessandro.

O secretário de Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, ressaltou a importância do cadastro dos produtores  rurais, pelos inúmeros benefícios que terão e  também pelo fortalecimento econômico da agrícola no município. Ele disse que Itabuna precisa acabar com o mito de que a zona rural do município é pequena. “Não é, principalmente depois que algumas áreas rurais, a exemplo do Serrado que pertencia a Ilhéus, foram incorporadas ao município de Itabuna”.    


Fotos: Adeildo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...