quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

PF APONTA FALHA HUMANA COMO PROVÁVEL CAUSA DO ACIDENTE QUE MATOU TEORI

TRAGÉDIA
PF APONTA FALHA HUMANA COMO PROVÁVEL CAUSA DO ACIDENTE QUE MATOU TEORI
PF DIZ QUE POSSIBILIDADE DE 'ATO INTENCIONAL' FOI BASTANTE EXPLORADA, MAS SEM BASE
Publicado: 10 de janeiro de 2018 às 14:45 - Atualizado às 17:01
NO DIA 19 DE JANEIRO DE 2017, O AVIÃO BIMOTOR ONDE ESTAVA O MINISTRO TEORI ZAVASCKI E MAIS QUATRO PESSOAS CAIU, TODOS MORRERAM

Do - Diário do Poder - Até o momento, a Polícia Federal descarta “ato intencional” como a causa da queda do avião, em janeiro de 2017, que causou a morte do primeiro relator da Lava Jato, ministro Teori Zavascki.
Na manhã desta quarta-feira (10) o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segovia, juntamente com o delegado da PF Rubens Maleiner estiveram no Supremo Tribunal Federal (STF) para relatar à ministra Cármen Lúcia às primeiras apurações da investigação.
O delegado Rubens Maleiner afirmou que a principal linha de investigação leva a crer que houve falha humana durante as manobras de aproximação da pista para pouso. “A possibilidade de um ato intencional contra aquele voo foi bastante explorada em diversos exames periciais e atos investigatórios diversos e nenhum elemento nesse sentido foi encontrado, pelo contrário. Os elementos que atingimos até agora todos conduzem a um desfecho não intencional e trágico naquele voo”.

Maleiner fez questão de ressaltar que a investigação ainda está em andamento, sem prazo definido para a conclusão dos trabalhos. “A investigação está em curso, sempre importante relembrar isso, qualquer coisa que nós digamos aqui é provisório, pode eventualmente ser modificado, mas ela está em estágio bastante avançado”.
Rubens  ressaltou que a PF ainda faz pericias para obter a posição efetiva, e destacou um conjunto de fatores “ que podem ter levado àquele desfecho, que dizem respeito a condições meteorológicas, trajetórias e alturas desempenhadas pelo piloto naquela tentativa de aproximação para Paraty, e a condição de voo pelo visual e pela questão instrumental".
Além dessa investigação, o caso também está sendo apurado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) e pelo Ministério Público Federal (MPF), nenhuma foi concluída.
Acidente em Paraty
No dia 19 de janeiro de 2017, o avião bimotor onde estava o ministro do STF, Teori Zavascki e mais quatro pessoas, entre elas o piloto e dono do avião, caiu no mar perto da Ilha Rasa, em Paraty (RJ). Todos os ocupantes morreram. O ministro foi o primeiro relator da Operação Lava Jato no STF. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...