terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Pesquisas estimulam produção de cacau em Itabuna


         A Prefeitura de Itabuna fortaleceu ações voltadas à produção rural no município a partir do incentivo aos pequenos produtores e do fomento às pesquisas realizadas pela equipe técnica do Departamento de Agricultura da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente. Neste cenário, destacam-se as atuações de membros do quadro de funcionários que executam pesquisas acadêmicas voltadas ao desenvolvimento de ações efetivas à melhoria da produção no município.

         Com uma pesquisa que traz Cacau-Cabruca (Cabrucabilidade) como eixo central, focando suas ações na potencialização da produção de cacau na região, o engenheiro agrônomo da prefeitura, Pedro Jeronimo de Carvalho, iniciará em março seu estudo a nível de mestrado em Produção Vegetal na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O trabalho do Pedro Jeronimo tem o objetivo fomentar a produção de cacau no município a partir da metodologia de pesquisa já realizada pelo pesquisador da Ceplac Ivan Costa.
       
 Ao informar que o estudo tem a orientação do professor Roberto Ferreira Machado e a coorientação dos pesquisadores Raull Rene Valle, Dan Érico Lobão e Ivan Costa, o engenheiro agrônomo destaca a oportunidade de, através de um trabalho fundamentado em pesquisas, aplicar ações que promovem a ampliação e qualificação da produção de cacau no município de Itabuna. Para Pedro, sua tese de mestrado vai validar a Cabrucabilidade como política pública de fomento ao desenvolvimento da produção rural.

O diretor do Departamento de Agronomia, Erlon Botelho comenta que a Cabrucabilidade já é desenvolvida dentro do departamento com objetivo de potencializar os resultados dos produtores no município. Segundo Erlon, a agricultura sai ganhando com a parceria entre a prefeitura e órgãos de respeito como a Ceplac e o Instituto do Chocolate.

Exemplificando essa questão, Erlon conta que “a Bahia é hoje o estado com maior produção de mel no Brasil justamente em decorrência de um projeto desenvolvido pela Ceplac e pode voltar a ser o maior produtor de Cacau a partir do fortalecimento de projetos de extensão como o do cacau-cabruca”.

Cacau-Cabruca
O Cacau-cabruca é desenvolvido a partir da implantação harmônica do cacau em meio mata primária. De acordo com o pesquisador Dan Érico Lobão o“Cacau-Cabruca é um sistema ecológico de cultivo agroflorestal. Baseia-se na substituição de estratos florestais por uma cultura de interesse econômico, implantada no sub-bosque de forma descontínua e circundada por vegetação natural, não prejudicando as relações mesológicas com os sistemas remanescentes”.  

Leia mais...  Secretaria de Assistência Social promove colônia de férias para crianças beneficiárias dos programas sociais Secretaria de Assistência Social acompanha funcionários que sofreram acidente automobilístico

 Secretaria de Assistência Social acompanha funcionários que sofreram acidente automobilístico

A Secretaria de Assistência Social (SAS) informa que vem prestando auxílio aos funcionários do CREAS PAEFI envolvidos em acidente automobilístico ocorrido na tarde desta segunda-feira (29) na BR 101, na saída de Itabuna para o município de Itajuípe.

A SAS está assistindo a família que ocupava  o outro veículo envolvido no acidente. A equipe composta por um motorista, uma psicóloga e uma educadora social foi atendida no local e encaminhada para observação e atendimento médico no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Todos passam bem.

A secretária Sandra Neilma lamentou o acidente e informou está acompanhando os atendimentos prestados aos funcionários da SAS. Segundo a secretária, a equipe se dirigia à zona rural do município para realizar um trabalho social junto às famílias atendidas pela SAS.


Secretaria de Assistência Social promove colônia de férias para crianças beneficiárias dos programas sociais

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) promoveu hoje (30) o primeiro dia da Colônia de Férias para usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Com uma série de brincadeiras e atividades educativas, a Colônia de Férias reuniu cerca de 280 crianças atendidas nos centros e departamentos da SAS. O momento festivo foi realizado no espaço Melão e Melancia e tem continuidade amanhã (02), na Usemi.

Preocupada em promover o bem-estar das crianças que são atendidas na SAS, a secretária Sandra Neilma considera que as atividades de lazer fortalecem o direito das crianças à cidadania. Para Sandra Neilma, a atenção com as crianças e com os idosos atende a vontade do prefeito Fernando Gomes que prioriza em sua gestão a melhoria de vida da população.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SAS, Cássia Leal comenta que a colônia de férias é o pontapé inicial das atividades do ano. Ao informar que essa atividade já é uma tradição, sendo realizada todos pela SAS, a coordenadora destaca o diferencial deste ano que foi “trazer essas crianças em estado de vulnerabilidade para um espaço melhor adequado, com muitos brinquedos, promovendo diversão e alegria”.

Segundo Cássia Leal, a Colônia de Férias envolve uma equipe de 30 pessoas entre monitores, orientadores e facilitadores. Na programação, além das atividades socioeducativas, as crianças podem se divertir em brinquedos como pula-pula, futebol de sabão, touro mecânico, entre outras atrações. “A intenção é fazer o melhor para os nossos beneficiários. E amanhã faremos uma grande gincana na Usemi, com brincadeiras e um mini-trio para animar a criançada”. Além da Colônia de Férias, a SAS prepara para a próxima segunda-feira (05) um baile destinado aos idosos.

Foto: Wilson Junior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...