sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Lavagem do Beco do Fuxico reúne famílias e abre oficialmente o Carnaval Antecipado de Itabuna


         Já passava das 16 horas desta quinta-feira (18) e o que se observava no centro de Itabuna era um verdadeiro clima de carnaval, pois ali, pela rua Duque de Caxias, travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), avenida Cinquentenário e praça Adami começava o Itabuna Folia – Carnaval Antecipado de Itabuna 2018. Mantendo a tradição, o carnaval realizado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que neste ano conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Bahiatursa, foi aberto com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico com a participação de blocos, afoxés, entidades diversas e milhares de filões que participaram de uma festa com muita água dos carros pipas e água de cheiro das baianas com seus cântaros.

         Considerada uma das principais manifestações culturais da cidade e da região Sul da Bahia, a Lavagem do Beco do Fuxico honrou sua fama e reuniu milhares de pessoas que foram se divertir ao som das tradicionais marchinhas e curtir essa que é uma das maiores festas do interior da Bahia. Com a participação de nove blocos e afoxés da cidade, os desfiles tiveram início com a animação da Charanga Elétrica. Em seguida vieram para rua Duque de Caxias a apresentação das baianas e dos blocos Encantarte, Dez Casados e Casados I...responsáveis, com sua bateria e cerca de 300 figurantes.

Umas das principais atrações do carnaval e representação fiel do que é a Lavagem do Beco do Fuxico, o banho de água dos carros pipas contou com uma participação especial nesta edição. Para animar ainda mais o público presente, o prefeito Fernando Gomes se encarregou de comandar essa parte da folia que simboliza a história dos carnavais de Itabuna.

Do vendedor ambulante à criança que marcava presença pela primeira vez na festa, da família reunida à turma de jovens que se divertia ao som que marcou época nos antigos carnavais, todos os presentes curtiram e aprovaram mais uma edição da Lavagem do Beco do Fuxico. O espaço, cada vez mais democrático e marcado pelas diferentes expressões artísticas e culturais da cidade foi cenário da abertura da folia de momo em Itabuna.
      
   Nesta sexta-feira (19), a folia continua no circuito oficial do Carnaval Antecipado, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. As atrações começam suas apresentações a partir das 18 horas com as bandas Bom q Xote, seguida pelo grupo Sem Censura Samba Club. Às 19h o circuito recebe o cantor Denny Denan, e em seguida se apresentam as bandas Babado Novo, Duas Medidas e o cantor Guilherme Andrade. Por volta das 21 horas o romantismo chega à folia com o cantor Sinho Ferrary e a arrochadeira toma conta com a batida do Neto Lx. Para fechar o primeiro dia de carnaval, tem ainda o axé irreverente de Durval Lélys e a música da dupla Thaine e Thainá. Leia mais... Sestran define esquema especial de transporte para o Itabuna Folia + Rei Momo recebe a chave da cidade do prefeito Fernando Gomes e Emasa mobiliza equipes e atua no circuito do Carnaval



Sestran define esquema especial de transporte para o Itabuna Folia

        Visando facilitar o deslocamento de foliões durante o Itabuna Folia, no período de 19 a 21 de janeiro, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito montou um esquema especial para atender à população.
        Uma nota da Sesttran informa que todas as linhas de ônibus foram reforçadas até às 23 horas e a partir de uma hora da manhã serão disponibilizados 20 ônibus especiais, saindo da praça Otávio Mangabeira e da avenida Beira Rio para os diversos bairros, facilitando o retorno dos foliões às suas  casas durante a madrugada.
       A Sesttran também monitora três praças de táxis e moto-táxis com um ponto funcionando ao lado do Shopping Jequitibá, outro na ponte de acesso ao bairro Góes Calmon e um terceiro ponto nos fundos da Câmara Municipal.

Rei Momo recebe a chave da cidade do prefeito Fernando Gomes


       O primeiro Carnaval do Brasil começou ontem (18), em Itabuna, com a tradicional lavagem do Beco do Fuxico, que consumiu 20 mil litros de água de dois carros pipas particulares, mobilizando vários blocos e afoxés atraindo milhares de foliões. Na avenida Cinquentenário, o prefeito Fernando Gomes entregou as chaves da cidade ao Rei Momo,(Eduardo Brito) e da Rainha do Carnaval (Keila Barbosa) iniciando oficialmente os festejos do Itabuna Folia 2018.

        A cerimônia aconteceu após a lavagem do beco e do desfile de vários blocos e afoxés, além dos integrantes do Projeto Samba e Vida, com uma banda comandada por Tadeu Santos. Na oportunidade, o prefeito Fernando Gomes, que estava acompanhado dos secretários de Administração, Dinailson Oliveira; de Assistência Social, Sandra Neilma e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, destacou a importância da festa para a economia local, gerando empregos e renda, com uma efetiva participação popular, atraindo foliões de Itabuna e da região.

       Ao destacar que o Carnaval é uma festa marcada pela alegria e pela participação das famílias, o prefeito desejou que o Rei Momo comandasse a alegria durante a festa, e que “todos brinquem em paz e com muita animação, sem incidentes como no ano passado”.

Emasa mobiliza equipes e atua no circuito do Carnaval

A Emasa mantém várias equipes trabalhando nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, no Circuito do Carnaval Antecipado, o Itabuna Folia, que teve início nesta quinta feira (18) e termina no domingo (21), com a participação de 32 bandas e seis trios elétricos, atraindo milhares de foliões.
O trabalho faz parte do acordo firmado entre o presidente da Emasa. Jader Guedes, e o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos na semana passada. Naquela oportunidade ficou acertado que a Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna, se comprometeria em providenciar a infra estrutura necessária para o abastecimento de água potável para os comerciantes que se instalaram nos módulos armados pela prefeitura ao longo das avenidas para comercialização de seus produtos durante a festa

Esta ação faz parte do conjunto de medidas solicitadas pelo prefeito Fernando Gomes, a todos os setores da administração municipal, com o objetivo de proporcionar toda infraestrutura para atender bem aos vendedores e foliões de Itabuna e da região que participam do Carnaval Antecipado.

Fotos Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...