terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Lavagem da Escadaria da Catedral de Ilhéus acontece nesta quinta, 18


A tradicional lavagem das escadarias da Catedral de São Sebastião, de Ilhéus,este ano, será realizada nesta quinta-feira (18), a partir das 10 horas, no centro histórico da cidade, cujo ato integra a programação turística e cultural da temporada de verão. O rito popular, uma das e representações religiosas do município, foi incorporado ao ciclo de eventos do segmento turístico, cuja organização é compartilhada entre a secretaria de Turismo e Esportes (Setur) e o Sindicato dos Estivadores.Os festejos ocorrem desde a primeira metade do Século XX e une as matrizes religiosas católica e afro-brasileira.

Segundo os organizadores, a lavagem é precedida por um cortejo, cuja concentração acontece na Avenida Dois de Julho, em frente à sede do Sindicato dos Estivadores, e percorre várias ruas do centro histórico da cidade, com a participação de blocos afros, carroças, baianas, grupos de capoeira e muitos populares que se agregam à manifestação. O cortejo da lavagem da escadaria é uma tradição dos estivadores ilheenses, marcado por muita alegria,música e agradecimento ao padroeiro da categoria.


Participação popular – Centenas de turistas,de várias partes do mundo, devem ser atraídos pelo cortejo este ano, já que, nesta quinta-feira, milhares de visitantes desembarcam do transatlântico MSC Musica, que atracará no Porto de Malhado. A devoção e a necessidade de expressão da fé e da religiosidade suplantaram as iniciativas e posições puristas. Atualmente, a grande marca dessas festividades é o convívio harmonioso entre as duas matrizes religiosas.

Estão previstas apresentações de grupos culturais dos terreiros Ilê Axé Ballomi, de Pai Toinho; Sultão das Matas; de Mãe Carmosina; terreiro de Mãe Luiza, do Banco da Vitória; de Pai Val, do Teotônio Vilela; de Mãe Conceição, da Avenida Esperança e do terreiro de Mãe Jeci, do Alto do Coqueiro, com as típicas baianas, que são uma marca da lavagem.

No ano passado, a Catedral de São Sebastião, imponente templo da igreja católica, completou 50 anos de existência e é considerada um patrimônio arquitetônico e cultural do município, que em 2018 completa 484 anos de fundação. Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas traz prejuizos em Itabuna

Prefeitura de Itabuna avalia áreas de risco depois de quase 100 milímetros de chuva s A  Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação da D...