quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Itabuna agrega parcerias para realização Cefir


A Prefeitura de Itabuna agregou parceiros para a realização do Cadastro Ambiental Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) dos pequenos agricultores que teve início nesta semana. Na manhã desta quarta-feira (10), técnicos do Departamento de Agricultura da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente se reuniam com representantes do IBGE e da Ceplac que irão auxiliar nas etapas do cadastramento que é exigido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e executado por técnicos do Governo do Estado da Bahia, através de convênio com o Bando Mundial.


Considerando a importância do Cefir para mapear a zona rural e consequentemente fortalecer os produtores agrícolas, o secretário de sustentabilidade econômica e meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, ressalta que a união de órgãos com credibilidade será fundamental para que o cadastro consiga atingir 100% das propriedades rurais.

O diretor do departamento de agricultura da Sema, Erlon Botelho, elogiou o apoio do IBGE avaliou que, por possui uma base de dados mais completa, o instituto será um importante parceiro para execução do cadastro. Para Erlon, o Cefir agregará ainda mais informações e se complementará ao Censo Agropecuário iniciado pelo IBGE em outubro de 2017, com previsão de encerramento no próximo dia 25 de fevereiro.

 Erlon Botelho destacou ainda a participação da Ceplac na reunião ao lembrar que a instituição possui conhecimentos e pesquisas avançadas sobre a região e que seu suporte técnico pode contribuir para um melhor direcionamento das ações. Ele considerou que essa união se configura numa verdadeira força tarefa em torno do cadastramento.

O Cefir pretende regularizar todos os imóveis rurais, individuais ou da agricultura familiar com o objetivo de facilitar o acesso dos agricultores às politicas públicas, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), custeio agrícola, distribuição de sementes, orientação e assistência técnica gratuita, dentre outros benefícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...