sábado, 20 de janeiro de 2018

Ilhéus formaliza Consórcio Público de Saúde em parceria com Governo do Estado


Vinte e um municípios da região reuniram esforços na formação de um novo consórcio de saúde na Bahia. O governador da Bahia, Rui Costa e o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, assinaram nesta sexta-feira (19), o protocolo de intenções dos Consórcios Públicos de Saúde das regiões de Itabuna e Ilhéus. O ato ocorreu no auditório do Cetep Litoral Sul II, em Itabuna. De acordo com o governo, os consórcios propõem um novo modelo de financiamento e gestão dos serviços de saúde com o objetivo de ampliar e descentralizar a assistência, ajudando a reequilibrar as finanças municipais.

“Saúde é algo caro e difícil em qualquer lugar do mundo. Por isso, é necessário que Governo e municípios se unam para fazer essa força, atendendo melhor a população, indo além da atenção básica. Por isso, regionalizar a saúde é uma estratégia que se mostra eficaz em diversos países desenvolvidos espalhados pelo mundo. Estamos mudando o modo de fazer política pública de saúde na Bahia", afirmou o governador durante o ato.


Um novo momento – Ao representar o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, falou da expectativa em torno da pactuação. “Em um curto espaço de tempo perceberemos uma melhora na saúde do nosso município. Temos a consciência que precisamos ter uma atenção básica que efetivamente funcione. A parceria entre Estado e Município vai fazer surgir um novo momento na saúde de Ilhéus”, disse Nazal.

Já o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, destacou o modelo vitorioso que o governador Rui Costa implantou em toda a Bahia. “A união entre os municípios fortalece a Saúde na Bahia, elevando a média complexidade através da construção dos consórcios de saúde, em parceria com as prefeituras. Esta iniciativa vai erguer a Policlínica Regional que atenderá uma região de quase 800 mil habitantes”, explicou o secretário.

Pronto Atendimento – Vilas Boas disse ainda que o governador autorizou a transferência dos servidores públicos que atualmente trabalham no Hospital Regional Luiz Viana Filho para o município de Ilhéus, de modo a fortalecer toda a rede de atenção básica. Segundo ele, serão criados dois novos Pronto Atendimentos (PA) na cidade. “As unidades serão implantadas no Bairro da Conquista e na zona sul com funcionamento 24 horas, procedimentos clínicos e pequenas intervenções cirúrgicas, além das especialidades Pediatria e Ortopedia. Estes equipamentos serão fortalecidos com a chegada de mais profissionais médicos do Estado”, acrescentou Vilas Boas.

No modelo, o Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante. Os consórcios vão ficar responsáveis pela gestão das 28 policlínicas que serão construídas pelo Governo do Estado, com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos, como tomógrafos e aparelho de ressonância magnética, para rastreamento de câncer de mama e outros exames.- (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Carnés do IPTU á dispisicao da população

Prefeitura de Itabuna distribui carnês do IPTU pelos Correios e cota única vence dia 30 Itabuna  Mais de 30 mil carnês do Imposto Predial e ...