segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Festas, fé, arte, cultura e tradição marcam o Dia da cidade de Itacaré



O município de Itacaré comemorou na última sexta-feira, dia 26 de janeiro, 286 anos de emancipação política. E para comemorar a data foi realizada uma grande programação contando com a tradicional alvorada, missa, apresentações culturais, esportivas, folclóricas e também um show com a Banda Araketu. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio falou da importância data para o município, relatou a história de desenvolvimento da cidade, a força e a garra do povo itacareense e também dos investimentos que vem sendo feito para deixar o município ainda melhor.
Os festejos começaram às 5 horas da manhã com a tradicional alvorada festiva passando pelas principais ruas da cidade até a rua 26 de Janeiro, onde aconteceu a distribuição do mingau. Às 8 horas foi a vez da missa na Igreja de São Miguel, celebrada pelo padre Ednaldo Cardoso. Em seguida foi realizada a lavagem da Rua 26 de janeiro (bairro do Marimbondo), com as tradicionais baianas.
Já na parte da tarde aconteceram as apresentações culturais como a Volta da Jiboia, capoeira, Samba de Roda e grupo de danças, além dos músicos locais. A programação em comemoração aos 286 anos de Itacaré continuou à noote com o tradicional Terno de Reis saindo do bairro da Pituba. E logo depois as fanfarras tomaram conta da avenida, com um grande show. Logo depois a tradição tomou conta da orla, com a apresentação do Bicho Caçador. E às 21 horas a festa prosseguiu na avenida Castro Alves, Orla da Cidade, com a apresentação de DJ, seguindo com o show da Banda Araketu. As comemorações foram encerradas com a apresentação do cantor Marlon Moreira e banda..
O prefeito Antônio de Anízio, destacou que o município vem atravessando um importante momento de transformações, com obras de requalificação e de fortalecimento do turismo, daí a importância de se comemorar a data em grande estilo, valorizando a cultura local, os valores da terra e o potencial turístico da cidade. “E Itacaré tem muito a oferecer, tanto nas belezas naturais, manifestações culturais e também na qualidade dos serviços oferecidos. Tudo isso se dá pela força, pela garra e pela determinação do nosso povo”, complementou o prefeito.

HISTÓRIA - A cidade de Itacaré originou-se de uma aldeia habitada por índios Tupiniquins até a chegada dos europeus em 1530, quando iniciou sua colonização. Por volta do ano de 1718, o Jesuíta Luis da Grã construiu a Igreja de São Miguel às margens do Rio de Contas, quando então o povoado passou a se chamar São Miguel da Barra do Rio de Contas. Foi elevada à categoria de Município em 26 de janeiro de 1732, por ordem da Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro, donatária da capitania de Ilhéus, sendo nomeada Itacaré somente em 1931. O primeiro prefeito municipal (intendente), foi Joaquim Vieira dos Santos (01/01/1890 a 31/12/1893) e o atual Antônio de Anízio, que está em seu segundo mandato.

Seu desenvolvimento, marcado entre 1890 e 1940, baseou-se no cultivo do cacau, período que ficou conhecido como a “Época do Ouro Negro”, no qual Itacaré se destacou como o principal porto de escoamento da produção cacaueira da Bahia e teve seus casarões coloniais construídos pelos ricos “coronéis”. O declínio dessa época teve início com o assoreamento da barra do Rio de Contas, quando seu porto foi transferido para a cidade de Ilhéus. Foi agravado pela forte crise econômica conseqüente da “Quebra de 1929” e consolidou-se, anos mais tarde, quando uma praga conhecida como “Vassoura de Bruxa” dizimou as lavouras de Cacau da região.

Com o declínio da economia cacaueira, Itacaré ficou esquecida guardando seu “tesouro”: belas praias e Mata Atlântica preservada, graças ao cultivo do cacau. Anos mais tarde, foi redescoberta por surfistas aventureiros em busca das boas ondas. Em 1998, a conclusão da Estrada-Parque BA-001 Ilhéus-Itacaré facilitou muito o acesso e possibilitou que Itacaré se tornasse um destino turístico muito procurado. Hoje, Itacaré encanta pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo e, é considerado um dos destinos turísticos mais belos e visitados do País.(Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...