quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

COREIA DO NORTE REABRE LINHA DE COMUNICAÇÃO DE FRONTEIRA COM A COREIA DO SUL

20 MINUTOS DE CONVERSA
COREIA DO NORTE REABRE LINHA DE COMUNICAÇÃO DE FRONTEIRA COM A COREIA DO SUL
AÇÃO VEIO APÓS O LÍDER NORTE-COREANO AFIRMAR QUE ESTAVA ABERTO A CONVERSAR COM SEUL
Publicado: 03 de janeiro de 2018 às 10:50
COREIA DO NORTE REABRE LINHA DE COMUNICAÇÃO DE FRONTEIRA COM A COREIA DO SUL QUE ESTAVA FECHADA HÁ MUITO TEMPO (FOTO: DIVULGAÇÃO)
  •  
Do - Diário do Poder - A Coreia do Norte reabriu nesta quarta (3) uma linha de comunicação de fronteira com a Coreia do Sul que estava fechada há muito tempo, horas após o presidente dos EUA, Donald Trump, aparentemente ironizar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ao dizer que tem um botão nuclear "maior e mais poderoso" que o dele.
"A conversa telefônica durou 20 minutos", declarou um funcionário do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, sem mais detalhes.
A decisão de Pyongyang de abrir a linha telefônica de fronteira surgiu um dia depois que a Coreia do Sul propôs conversas de alto nível com o vizinho do Norte, em meio a um tenso impasse sobre os programas nuclear e de mísseis norte-coreanos.
A proposta veio após o pronunciamento de ano-novo de Kim, no qual ele disse que estava aberto a conversar com Seul e iria considerar o envio de uma delegação para as Olimpíadas de Inverno, que serão realizadas do outro lado da fronteira, em Pyeongchang, em fevereiro.

Kim ordenou a reabertura da linha de comunicação no vilarejo de trégua de Panmunjom às 4h30 (em Brasília) desta quarta-feira, quando agentes sul-coreanos receberam uma ligação da Coreia do Norte na fronteira, informou o Ministério de Unificação da Coreia do Sul em um comunicado.
Kim celebrou a atitude do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, depois que ele apoiou sua oferta para melhorar as relações intercoreanas, informou Ri Son-gwon, chefe do Comitê Norte-Coreano para a Reunificação da Coreia, à emissora estatal norte-coreana.
No entanto, Ri não deixou claro se a Coreia do Norte aceitará ou não a oferta de manter uma reunião de alto nível na próxima terça (9), ou se as conversas se limitarão à linha de comunicação telefônica instalada na fronteira, que está sem operar há quase dois anos e era o único canal entre as duas nações. (AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...