quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

CEPLAC E INSTITUTO CHOCOLATE PREPARAM PRODUTORES PARA MELHORAR QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO CACAU

Trinta e cinco produtores de cacau da região que estão participando do programa Cabrucabilidade, do Instituto Chocolate, estarão na sede regional da Ceplac, km 22 rod. Ilhéus/Itabuna, participando nesta quinta-feira, a partir das 8 horas da manhã, de três palestras ministradas por três técnicos da Ceplac.

A primeira palestra será sobre as características que o cacau precisa apresentar para ser transformado em chocolate de qualidade, a ser proferida pela técnica da Ceplac Neyde Alice Pereira, responsável no Brasil pela área que orienta os produtores para a apresentação de amostras de cacau para o Salão de Chocolate de Paris.

A segunda palestra será sobre classificação de cacau e as praticas de pós-colheita e fermentação que o produtor deve observar para atingir um cacau de qualidade, a ser proferida por José Herbert,técnico da área de classificação de cacau da Ceplac.


A terceira palestra será sobre produtividade do cacaueiro, proferida pelo extensionista Ivan Costa e Souza, da Ceplac, que orienta grupo de produtores rurais a atingirem, através de técnicas de nutrição e polinização, alta produtividade do cacaueiro, com casos concretos de produtores que já ultrapassaram a barreira das 200 arrobas por hectare de cacau.

Estas palestras fazem parte do primeiro encontro técnico preparativo dos produtores para alcançarem os benefícios do programa Cabrucabilidade, que visa capacitá-los a produzir cacau com sustentabilidade econômica, social e ambiental e tem base nos princípios da Conservação Produtiva, programa que foi testado pela pesquisa e extensão da Ceplac por mais de 10 anos no projeto Barro Preto.

Faz parte dessa iniciativa ações coordenadas para promoção do Sul da Bahia, planejadas com ferramentas do marketing territorial.


Por - I.C. – 24/01/18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...