sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

CDS Litoral Sul faz georreferenciamento das comunidades quilombolas em Maraú




Por: Josivaldo Dias - Prossegue em ritmo acelerado as atividades de georreferenciamento e cadastro das comunidades quilombolas do município de Maraú. A ação para discriminatória administrativa é realizada pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Litoral Sul em parceria com Coordenação e Desenvolvimento Agrário do Governo da Bahia - CDA e a prefeitura do município.

No mês de dezembro de 2017, o trabalho concentrou-se na comunidade Empata Viagem, na qual mais de 150 famílias já foram cadastradas. “Agora em janeiro já estamos atuando na comunidade Mineiro, mobilizando as famílias e fazendo a medição” afirma Valdemir Souza, secretário de agricultura de Maraú.

Com o projeto, as famílias das comunidades tradicionais quilombolas terão mais direitos e acesso às políticas públicas ofertadas pelo Estado. Além de Maraú, o município de Itacaré está sendo beneficiado no trabalho com os povos tradicionais.  Estas ações fazem parte do Convênio 032/2015 celebrado entre o Consórcio Litoral Sul e a CDA, para Regularização Fundiária Rural, contemplando 13 município sul baianos, desenvolvido desde janeiro 2017.


“O Consórcio Público se consolida como Autarquia Pública, capaz de atender as demandas dos municípios, nas suas mais variadas vertentes, a exemplo de proporcionar a regularização fundiária dos povos quilombolas”, destaca Luciano Veiga, secretário executivo do CDS Litoral Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...