terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Câmara abre período para debater regime estatutário em Itabuna


Seguindo disposições regimentais, o presidente Chico Reis (PSDB) instalou na segunda-feira, 15, mais um período legislativo extraordinário da Câmara Municipal. É a segunda vez que os vereadores, por convocação do Executivo, trabalham no recesso parlamentar (em dezembro, eles autorizaram a entrada de Itabuna no consórcio da saúde). Agora, o Governo busca instituir o regime jurídico estatutário no serviço público itabunense (ainda regido pela CLT) e dispor sobre o Estatuto dos Servidores municipais.

Na próxima sessão, em data a ser definida, a matéria será lida em Plenário e encaminhada às comissões técnicas. A conversão do regime jurídico em Itabuna enfrenta forte resistência sindical. Por conta dos ânimos acirrados no Plenário Raymundo Lima, que estava lotado de servidores, Chico Reis teve que transferir a sessão para a Sala Filemon Brandão. Ainda assim, o ato inaugural do período extraordinário foi aberto a representantes de sindicatos municipais - Sinderserv, Simpi, Sindguarda e o Sindacs, acompanharam o ato.

Uma das críticas à proposta do Executivo, tanto de vereadores oposicionistas quanto de alguns aliados, trata do descumprimento da Lei Orgânica no que tange à regulamentação da situação funcional dos servidores. A Lei Maior itabunense “assegurada a participação do servidor, através da representação sindical ou da associação de classe”, na elaboração de projetos de lei relativos a estatuto do funcionalismo. Os sindicatos queixaram-se do cerceamento.(Ascom)
Por - CO
Foto: Pedro Augusto Benevides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...