segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Ação conjunta promove limpeza de praias em Ilhéus



Garrafas de plástico e vidro, copos, ispor, latinhas de cerveja, cascas de côco, sacolas plásticas foram alguns dos itens recolhidos nas praias do litoral sul de Ilhéus neste final de semana. Uma ação compartilhada entre a Prefeitura de Ilhéus, Lions Clube Ilhéus-Pontal e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coolimpa) promoveu a limpeza e reforçou o trabalho de conscientização junto a cabaneiros e banhistas sobre a importância de manter as praias limpas e aprazíveis.
Há 12 anos o Lions Clube coordena a iniciativa. “Ela faz parte de toda a linha de proteção ao meio ambiente que o Lions desenvolve em todo o mundo”, explica José Carlos Tavares, secretário da entidade. “Anualmente, no mês de janeiro, estamos preparados para promover este ato com o apoio da Prefeitura e da Capitania dos Portos”, completa. José Carlos, participante ativo do movimento, lamenta que “todo ano o cenário seja o mesmo”, mas acredita que o trabalho de conscientização vai, um dia, surtir o efeito desejado.
A “Operação Praia Limpa” aconteceu no domingo (28) durante toda a manhã. Além da retirada de lixo na região dos “Milionários”, a Prefeitura também realizou serviços de manutenção no entorno das cabanas de praia, com a retirada de mato e varrição por parte da equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb). Liliana Gomes, vereadora em Itororó, destaca a importância da ação poder surtir o efeito positivo nas futuras gerações. “A natureza precisa ser cuidada como a gente cuida da nossa casa”, disse.

Cidadania - Representantes das instituições também distribuíram panfletos valorizando a importância do ato cidadão de cuidar do meio ambiente e esclarecendo sobre o tempo de decomposição dos resíduos sólidos quando estes são jogados ao mar. A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes) distribuiu 500 sacos de lixo usados na operação.
Ano passado, calcula a presidente das Coolimpa, a cooperativa conseguiu recolher mais de 800 quilos de materiais recicláveis. “Sei que este resultado representa o nosso sustento mas é fundamental a gente proteger o meio ambiente”, reflete. “A gente não vai viver sem a natureza preservada”, completa.
Exemplo - Essa consciência ambiental já surte efeito na Cabana Nariga´s, uma das mais frequentadas na orla sul. Caçarola, um dos garçons do empreendimento, conseguiu convencer o proprietário Danilo Cunha, a catar tampilhas de metal e plástico, originárias dos produtos comercializados, como cerveja e água mineral. “Comecei devagarinho, o dono aceitou a ideia e começamos todos a catar. Você não encontra hoje mais uma tampilha no chão”, revela, orgulhoso.
Efeito cascata - Para estimular a iniciativa, Danilo agora bonifica os garçons que, também, já ganharam o apoio dos próprios clientes. É um efeito cascata. Todos estão participando. O resultado já pode ser visto em um balde de 200 litros, praticamente lotado de tampilhas, armazenadas nos últimos quatro meses, período de maior movimento na cabana. “A gente acredita que é muito importante este trabalho de conscientização”, elogia a gerente de Gestão Ambiental da Seplandes, Vanessa Paim.
A gerente explica que todo o material recolhido é levado ao galpão da Coolimpa. “Há um engajamento do governo, do Ministério Público e da sociedade organizada para estruturar a cooperativa para que ela cresça e caminhe com as próprias pernas”. Vanessa Paim acredita que Ilhéus tem tudo para trabalhar com a coleta seletiva, a fim de também maximizar a vida útil do aterro sanitário do Itariri, o único da cidade. - (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...