Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sábado, 6 de janeiro de 2018

Hospital da Costa do Cacau reduz filas para cirurgias


Mais de 200 cirurgias realizadas em menos de 20 dias e outras 250 programadas para até o próximo dia 15. Desde que foi inaugurado em 15 de dezembro, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, está reduzindo a espera na fila para procedimentos cirúrgicos dos usuários do SUS na região sul do Estado, além de atender às cirurgias de e mergência, que chegam diariamente à unidade de saúde.

Construído pelo Governo do Estado, com um investimento de R$ 114 milhões, o hospital atende a 67 municípios da região sul. As cirurgias programadas através do Mutirão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) beneficiaram os usuários do SUS de Ilhéus, Arataca, Aurelino Leal, Camacan, Canavieiras, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ipiaú, Itacaré, Itapitanga, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca.

Projeto Saúde, Lazer, Esporte e Movimento”, neste domingo (9), na Avenida



Com o intuito de atrair apaixonados por práticas esportivas ou de lazer, Prefeitura de Ilhéus, vai realizar neste domingo (7), na Avenida Soares Lopes, no centro, o “Projeto Saúde, Lazer, Esporte e Movimento”. A ação integra a programação oficial de verão elaborada pela Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur) e vai acontecer das 8 às 11 da manhã. A interdição de uma das pistas da avenida Soares Lopes, no centro, tem atraído apaixonados por alguma prática esportiva ou de lazer. Segundo a coordenação, a proposta é dar qualidade ao que já se apresenta como uma conquista natural da população, que é a ocupação do espaço público aos domingos.

PETISTA ENROLADO NA LAVA JATO AJUDOU NO ESQUEMA QUE PRIVILEGIOU AS AÉREAS

ATÉ O PESCOÇO
PETISTA ENROLADO NA LAVA JATO AJUDOU NO ESQUEMA QUE PRIVILEGIOU AS AÉREAS
PRESO EM OPERAÇÃO DA PF AJUDOU A FAVORECER EMPRESAS AÉREAS

VALTER CORREIA FOI PILAR DE ESQUEMA DO GOVERNO DILMA COM AÉREAS

Ex-secretário de Gestão do Ministério do Planejamento Valter Correia, preso pela Polícia Federal na Operação Custo Brasil, que prendeu também o ex-ministro Paulo Bernardo, é apontado como peça fundamental do esquema montado no governo Dilma Rousseff para compra de passagens, sem licitação, mediante pagamento à vista, por meio de cartão corporativo. Esse privilégio que não é concedido a quaisquer outros fornecedores de bens e serviços do governo federal. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Os termos da contratação das empresas aéreas, sem licitação, são únicos. Até dispensa as empresas de retenção de impostos na fonte.
Valter Correia foi secretário executivo adjunto do Planejamento com Paulo Bernardo ministro. E preso, como ele, na Operação Custo Brasil.
A Consist cobrava mais do que devia de aposentados e servidores que faziam empréstimo consignado e repassava 70% para políticos do PT.
Valter Correia é acusado de receber propina da Consist Ao ser preso, ele era o secretário de Gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

A cantora Vanessa da Mata usa cenários paradisíacos de Ilhéus

A cantora Vanessa da Mata usa cenários paradisíacos de Ilhéus e
grava reflexão sobre sua arte e o seu canto no Youtube

Não bastou ser mais um show na sua carreira. Foi preciso mais: registrar a beleza de Ilhéus, a força da cultura e da história da cidade. A cantora Vanessa da Mata está divulgando Ilhéus para os seus fãs em todo o mundo. No seu canal oficial no Youtube, uma rede social de compartilhamento de vídeos, ela postou na lista de “novos vídeos em janeiro”, a sua passagem pela cidade. Na praia revelou: “todo mundo canta. A pessoa que não canta, desconfio”.

No cenário paradisíaco das praias de Ilhéus, ela faz uma reflexão da sua carreira. “A música é uma coisa incrível na vida de todo mundo e ficando pensando emocionada em saber que as pessoas pagam para ver me ver cantar, investindo o dinheiro delas ao que me dedico”, disse. Além das praias, cenas do filme mostram sua visita à Casa de Jorge Amado, à fazendas de cacau e à Catedral de São Sebastião, símbolos da cidade. Veja vídeo:

Carnaval Antecipado de Itabuna 2018 reafirma o compromisso do governo

Carnaval Antecipado de Itabuna 2018 reafirma o compromisso do governo com a cultura e a tradição popular
             
Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (05), no Centro Administrativo Firmino Alves, para anunciar as atrações do Carnaval Antecipado de Itabuna 2018, o prefeito Fernando Gomes destacou que a prioridade da organização se dará em torno da segurança do folião que comparecer nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre durante os dias 18, 19, 20 e 21 de janeiro. Para o prefeito, o apoio da Polícia Militar garante um evento harmônico para a família de Itabuna.

Harmonia do Samba, Cláudia Leitte, Durval Lélys, Babado Novo e bandas regionais dão atrações do Carnaval Antecipado


       
Ao destacar que tem um compromisso com Itabuna e o projeto de fazer o maior governo da sua história, marcado pela realização de obras como a passarela da Ilha do Jegue, construção de uma nova ponte sobre o rio Cachoeira e conclusão das obras do Teatro Municipal de Itabuna, o prefeito Fernando Gomes anunciou que a parceria com o governo do estado é decisiva para a realização do Carnaval Antecipado de Itabuna, no período de 18 a 21 de janeiro. O prefeito também anunciou entre as atrações da festa Harmonia do Samba, Cláudia Leitte, Durval Lélys, Babado Novo, Duas Medidas, Vingadora, Fabrício Pancadinha, Lordão, além de Sinho Ferrary e Verônica Santos de Souza, da banda Di Rólex, que participaram da entrevista coletiva no Centro Administrativo Firmino Alves.


Cerca de 23 mil turistas chegarão a Ilhéus



Durante este mês, vão atracar no Porto de Malhado, em Ilhéus, seis transatlânticos trazendo 23,4 mil passageiros para conhecer ou rever a terra de Jorge Amado. A primeira atracação ocorreu ontem (4), com a chegada do MSC Música, que retorna no dia 18. Nos dias 10 e 17, será a vez do MSC Preziosa, que volta à cidade nos dias 24 e 31.

Os segmentos envolvidos nesta atividade econômica em Ilhéus destacam a oportunidade do aquecimento no setor do comércio varejista por conta da presença de visitantes vindos de diferentes partes do Brasil e do mundo. Estima-se que a cada parada no Porto de Malhado, cada visitante deixe, em média, na economia da cidade, o equivalente a 100 dólares.

Entidades se unem para combater roubo de carga no país

Data: 

Roubo de carga de café na Bahia (Foto: SSP/Divulgação)
Do - jornaldamidia.com.br - Os registros de roubos de cargas aumentaram 86% no Brasil, passando de 12.124 em 2011 para 22.547 em 2016, de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Nesses seis anos foram registrados 97.786 roubos de cargas no país que geraram uma perda superior a R$ 6,1 bilhões. Para combater o crime, a Fecombustíveis, em parceria com o Sindicom e Brasilcom, lançou o disque-denúncia 08002216695 para receber ligações dos revendedores que tiverem seus caminhões-tanques roubados.

Prefeitura promove Mutirões para conter depósitos irregulares de lixo em Ilhéus


 

A Prefeitura de Ilhéus iniciou hoje (5) um mutirão de limpeza em regiões litorâneas e em alguns bairros mais populosos de Ilhéus. O objetivo é combater depósitos irregulares de lixo que surgem em diversos pontos da cidade, principalmente nesta época do ano. A ação acontece hoje nas zonas norte e oeste.
Bairros como avenidas Esperança e Itabuna passam por uma operação de limpeza, com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsub), tratores e caçambas.
Na extensão do litoral norte, sentido Serra Grande, uma patrulha mecânica atua na limpeza às margens da rodovia Ba 001, outro ponto comumente utilizado por caçambeiros para o descarte ilegal de materiais sólidos.
O secretário Jorge Cunha explica que o caminho natural destes resíduos sólidos deveria ser o Aterro do Itariri, região norte de Ilhéus. No entanto, por ser um local mais distante, o caçambeiro opta por fazer o descarte em outras regiões não permitidas pela legislação, causando prejuízos à cidade.

Ponte Ilhéus-Pontal deve ser concluída no segundo semestre de 2018


As obras da Ponte Ilhéus-Pontal, realizadas pelo Governo do Estado, seguem em ritmo acelerado e devem ser concluídas no segundo semestre de 2018,  beneficiando cerca de 510 mil habitantes  de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Será a primeira ponte estaiada da Bahia, com  533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura e contará com passeio, canteiro central, pistas duplas nos dois sentidos e uma ciclovia. O conjunto da obra inclui 2,7 quilômetros de acesso viário.

Estado oferta 30 mil vagas de Educação Integral em 2018


A Secretaria da Educação do Estado ofertará cerca de 30 mil vagas da Educação Integral para o Ano Letivo de 2018, o que representa um incremento de cerca de três mil vagas em relação a 2017. A modalidade será ofertada em 101 unidades da rede estadual, em 49 municípios da Bahia. As 13 novas escolas que irão ofertar a modalidade estão em Salvador, Vitória da Conquista, Jequié, Valença, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Amargosa, Barreiras, Valente, Senhor do Bonfim e Entre Rios. Veja a relação das escolas que ofertam a modalidade no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Com isto, os estudantes ganham mais tempo e espaço para estudar, aprender e desenvolver ações pedagógicas em contextos diversos que aliam esporte, arte, trabalho, ciência e cultura. Nas atividades complementares, os estudantes contam, também, com aulas de iniciação científica e pesquisa, cidadania e participação estudantil, de relações étnico-raciais, culturais e de identidade, educação ambiental, comunicação digital e uso de mídias, adquirindo novas rotinas comportamentais.

UM MILHÃO PARA LULA

FILME BAJULADOR
EXECUTIVOS DA ODEBRECHT RELATAM ‘DEMANDA’ DE R$ 1 MILHÃO PARA FILME DE LULA
EM E-MAIL, EXECUTIVOS FALAM EM DEMANDA PARA 'APOIAR O FILME DE INTERESSE DO NOSSO CLIENTE'
O FILME QUE NARRA A HISTÓRIA DO PETISTA ESTREOU EM 1º DE JANEIRO DE 2010 E CUSTOU CERCA DE R$ 12 MILHÕES (FOTO: PAULO PINTO/ FOTOS PÚBLICAS)

Da  - Diário do Poder -   Operação Lava Jato investiga a captação de recursos para o financiamento do longa Lula, o Filho do Brasil. O empreiteiro Marcelo Odebrecht e o ex-ministro Antonio Palocci já prestaram depoimento. Em e-mails capturados pela Polícia Federal, executivos relatam a “demanda” de R$ 1 milhão para “apoiar o filme de interesse do nosso cliente”, que seria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O filme que narra a história do petista estreou em 1º de janeiro de 2010 e custou cerca de R$ 12 milhões. A Odebrecht destinou R$ 750 mil para o longa. A defesa de Lula não comentou a investigação da força-tarefa em Curitiba. O produtor do longa, Luiz Carlos Barreto, negou que tenha ocorrido tráfico de influência. A Odebrecht informou que está “colaborando com a Justiça”.

DITADURA VENEZUELANA ESCONDE FILANTROPO BRASILEIRO

ACESSO NEGADO
DITADURA VENEZUELANA ESCONDE FILANTROPO BRASILEIRO QUE SEQUESTROU
DITADURA MADURO SOME COM JONATAN, PRESO POLÍTICO BRASILEIRO
ONATAN DINIZ, NA FOTO COM UMA DAS CRIANÇAS QUE AJUDA, FOI SEQUESTRADO PELA DITADURA DE MADURO, QUE AGORA O ESCONDE


Do - Diário do Poder - Depois de prender sem motivo aparente o filantropo Jonatan Moisés Diniz, o governo do ditador Nicolás Maduro passou a ignorar os pedidos de informação do Brasil acerca do paradeiro e das condições físicas e situação jurídica do brasileiro.
Desde que tomou conhecimento, dia 27 de dezembro, de que Diniz havia sido detido, o governo brasileiro procurou inúmeras vezes representantes da Venezuela, tanto em Brasília quanto em Caracas. O Consulado-Geral do Brasil em Caracas expressou preocupação e pediu informações às autoridades sobre onde estava Jonatan Diniz para a realização de uma visita consular nos termos da Convenção de Viena sobre Relações Consulares, da qual os dois países são signatários.

GOVERNO IMPEDIDO DE COMPRAR PASSAGENS AÉREAS

FIM DA FARRA
GOVERNO IMPEDIDO DE COMPRAR PASSAGENS AÉREAS
EXPIROU MP QUE FAZIA O GOVERNO COMPRAR PASSAGENS SEM LICITAÇÃO
Publicado: 05 de janeiro de 2018 às 00:01 - Atualizado às 00:12

Órgãos do governo federal estão impedidos desde o dia 1º de utilizar um esquema irregular de compra de passagens aéreas diretamente às empresas de aviação, sem licitação, utilizando inclusive cartões corporativos. O esquema foi montado no governo Dilma, mas a medida provisória expirou no dia 31. O lobby das aéreas pressiona por nova MP mantendo seus privilégios, inclusive o de serem dispensadas da retenção na fonte de 7,05% de custo tributário da Receita Federal. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Na vigência da PM, as empresas aéreas deixaram de reter na fonte R$40,8 milhões, pedalando com dinheiro público a custo zero.
O objetivo era afastar as agências de viagem, contratadas por licitação (ao contrário das empresas áreas) e sem reduzir preços de passagens.
O esquema foi adotado após sucessivas reuniões a portas fechadas do Ministério do Planejamento com presidentes das companhias aéreas.
O Ministério do Planejamento combinou os termos da contratação com empresas a serem contratadas, proibido pela Lei das Licitações.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Investimentos do governo baiano somam R$ 2,65 bilhões em 2017

Aqui, o Governador Rui, ao lado do prefeito Fernando Gomes
O governo baiano investiu em 2017 um total de R$ 2,65 bilhões em obras e ações que beneficiam diretamente a população em todo o Estado, em áreas como infraestrutura rodoviária, hídrica e urbana, mobilidade, saúde, educação e segurança. O investimento teria sido ainda maior se o empréstimo de R$ 600 milhões do Banco do Brasil, cujo contrato foi assinado em agosto, tivesse sido liberado a tempo, lembra o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. Transferidos para o Estado apenas no dia 28 de dezembro, os recursos do empréstimo serão investidos em 2018.
Vitório ressalta que, mesmo com o cenário de estagnação da economia, todo o trabalho empreendido para manter o equilíbrio fiscal surtiu resultado: de acordo com a área financeira da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), recursos próprios (R$ 1,3 bilhão) e saldos de operações de crédito contraídas pelo Estado (R$ 505 milhões) predominaram amplamente entre as fontes de recursos para os investimentos realizados, somando R$ 1,8 bilhão.

Circuito do Carnaval Antecipado de Itabuna terá água tratada da Emasa


 A Emasa está concluindo o esquema para garantir o abastecimento de água para as barracas que serão instaladas nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, durante o período do Carnaval Antecipado de Itabuna, que acontecerá no período de 18 a 21 deste mês. O assunto foi discutido na manhã desta quinta-feira (04) durante uma reunião entre o secretário da Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, o com presidente da Emasa, Jáder Guedes e o diretor técnico da empresa João Bitencourt.

Jorge Vasconcelos adiantou que todos os detalhes estão sendo tratados minuciosamente para a montagem de uma mega estrutura no local da festa, e que nada pode ser esquecido, muito menos a Emasa que segundo afirma, tem participação importante: “A água que irá abastecer as barracas representa não apenas a higiene, mas  também a segurança à saúde de vendedores ambulantes e todos os foliões presentes a um dos maiores eventos populares em nosso município”.

Shopping dos camelôs em Itabuna pode ser demolido

 Comissão sugere demolição do Shopping Popular evitando riscos para a população
 
           Uma comissão de técnicos integrada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Patrick Olbera Monteiro, pelos engenheiros João Zulato Filho, da Sedur e Kleber Marcelo Bras, representante da Associação Brasileira de Engenheiros Civis, além do advogado Joselito Batista de Oliveira Filho, da procuradoria-geral do município de Itabuna, concluiu o relatório sugerindo a demolição do Shopping Popular de Itabuna, uma obra inacabada, com sérios problemas estruturais e de segurança, sugerindo que se “possa dar a referida área outra utilidade pública, de forma social e sustentável, abrindo espaço para a construção de equipamentos públicos mais adequados ao local, harmonizando o espaço com a comunidade local”. A decisão sobre a obra deverá ser anunciada pelo prefeito Fernando Gomes ainda nos próximos dias, depois de ouvir a procuradoria geral do município, que deve notificar ao Ministério Público e entrar com uma ação judicial contra os gestores e a empresa responsável pela execução da obra.

           O relatório destaca que, após a análise dos dados coletados como extração do corpo de provas do concreto de pilares e vigas, “constatou-se que 90% deles estão abaixo do mínimo projetado para este tipo de estrutura”. A comissão constatou ainda, que todas as vigas do último pavimento – que foi demolido -, estavam condenadas por apresentar níveis baixíssimos de resistência, com alto risco de colapso, daí a recomendação para remoção das mesmas estruturas, visando evitar qualquer tipo de acidente mesmo estando a obra paralisada.

           Outro fator que contribuiu para a decisão sobre a necessidade de demolição da obra é que foi constatado um erro no projeto estrutural, considerado o fator mais importante para o colapso da estrutura lateral, no lado em frente ao antigo Sesp, onde funciona hoje o posto de saúde José Maria Magalhães: ”O erro no cálculo da estrutura foi o principal motivo do acidente ocasionado no final de 2016, mas nos referidos laudos não há a citação da estrutura do lado oposto, que também foi executada seguindo o mesmo projeto com o erro já constatado”.

           A comissão informa ainda no relatório, que devido aos erros no projeto é possível verificar que a estrutura do segundo pavimento aparenta deslocamentos por conta da instabilidade estrutural proveniente de falha do projeto estrutural e erros na execução da obra. No documento são incluídas fotos mostrando a falta de uma estaca de ancoragem, o que poderia ocasionar problemas como o rebaixamento da fundação durante sua ocupação máxima do prédio, situação que poderia levar à ruptura e instabilidade da estrutura.
       
    Outro problema evidenciado nas fotos incluídas no relatório é que as vigas de piso e pilares estão fora do alinhamento, podendo causar abalos na estrutura quando da ocupação do espaço por comerciantes e compradores.  Também ficou constatado que o projeto da obra não passou por qualquer tipo de análise pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, não possuindo nem mesmo alvará ou qualquer outro tipo de licença de construção, “tal projeto não poderia ser aprovado por estar em desacordo com as normas do código de obras do município de Itabuna”.

           No mesmo documento também é destacado que “torna-se inconcebível a retomada da obra, haja vista que a Sedur não analisou os projetos elaborados pela empresa contratada.” Já o Corpo de Bombeiros constata no processo administrativo 43/2016, elaborado em 30 de novembro de 2016, o colapso estrutural de parte da edificação, com a respectiva recomendação para o embargo total da obra.

            O relatório da comissão menciona que após o desabamento e constatação de que a obra deveria ser embargada, o município, através da administração anterior, realizou dois pagamentos à empresa contratada, o que não deveria ocorrer, tendo em vista os problemas da obra, tornando inviável a sua retomada, até porque os gestores pagaram além do previsto no orçamento. Leia ainda: Prefeitura inicia instalação de lâmpadas e refletores no circuito do Carnaval Antecipado e  Prefeitura convoca microempreendedores para declaração

Prefeito reivindica recursos para teatro municipal e parceria com o governo estadual para o Carnaval Antecipado


       O prefeito Fernando Gomes foi recebido hoje (4), em audiência pelo governador Rui Costa, em Salvador. Na agenda do encontro a liberação de recursos para continuidade das obras do Teatro Municipal, que foram paralisadas há dez anos; conclusão da barragem do rio Colônia, que assegura o abastecimento de água nos períodos de estiagem e o apoio do governo do Estado para a realização do Carnaval Antecipado de Itabuna, a ser realizado no período de 18 a 21 de janeiro.

       A programação do Carnaval Antecipado com o anúncio das principais atrações e de uma parceria com o governo do estado, serão anunciadas amanhã (5), durante uma entrevista coletiva do prefeito Fernando Gomes, em seu gabinete, no Centro Administrativo Firmino Alves, às 10 horas da manhã, com a presença secretários municipais e dos integrantes da comissão organizadora da festa.       

Recuperação da estrada de Ponta do Ramo, em Ilhéus chega à fase final


As obras de recuperação da estrada de Ponta do Ramo, interior de Ilhéus, estão sendo concluídas pela Superintendência de Ações Regionais da Prefeitura. O trabalho consiste em encascalhamento e terraplanagem de toda a sua extensão, permitindo melhores condições de trafegabilidade na região.

Nas últimas semanas, a Prefeitura intensificou o trabalho de recuperação de estradas vicinais em vários pontos de Ilhéus. Já foram realizados serviços de reparo nas estradas de Juerana, Joia do Atlântico, Ponta da Tulha e parte da estrada que dá acesso à turística Lagoa Encantada. “Na Lagoa reiniciaremos os serviços ainda esta semana”, informa o superintendente Angelito Dias Filho.(Secom).

EQUIPE COMEÇA A TRABALHAR NO CIRCUITO DO CARNAVAL

Tudo começa por aqui, Beco do Fuxico!
Secretário Son Gomes
Com a marca do Primeiro Carnaval do Brasil, uma medida que se iniciou com o atual prefeito Fernando Gomes há trinta anos, quando criou o Carnaval Antecipado de Itabuna, no sentido de conter despesas e, que deu certo, apesar das criticas da época, desde a última terça-feira 2, vários homens estão trabalhando nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron  “circuito do carnaval”, programado para  o dia 18, deste mês.

Para execução dos trabalhos de organização, inclusive poda de árvores,  foram convocados homens e máquinas, através  das Secretarias de: Administração, Sustentabilidade Econômica, Indústria e Comércio, Sedur, a  FICC  e o do setor de iluminação.


Para o secretário de administração Dinailson Oliveira (Son Gomes), a pretensão do prefeito Fernando Gomes é a de realizar um evento que supere  o anterior; “neste sentido o nosso prefeito viajou a Salvador para manter os últimos acertos  com o governador Rui Costa. Não só do carnaval como outros assuntos de interesse do nosso município” disse.  

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

O ‘CAIXA PRETA’ NAS LOTERIAS

'CAIXA PRETA' DA VIRADA
MEGA DA VIRADA FEZ RESSURGIR A SUSPEITA DE ‘CAIXA PRETA’ NAS LOTERIAS
É MESMO 'COINCIDÊNCIA' TRÊS GANHADORES NUMA MESMA LOTÉRICA?
Publicado: 04 de janeiro de 2018 às 00:01 - Atualizado às 23:42

O estranho caso da mega-sena da virada, com três apostas ganhadoras numa mesma lotérica, e várias outras em municípios remotos, fez ressurgir a desconfiança em relação às loterias da Caixa, que se transformaram em autêntica “caixa preta”. A desconfiança tem a ver com a “cláusula pétrea” da Caixa: ao contrário do resto do mundo, no Brasil não é divulgada a identidade dos “novos milionários”. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Há casos até de ameaça de morte a parlamentares que pretenderam tornar obrigatória a divulgação da identidade dos ganhadores de loteria.
Projetos para divulgar ganhadores fazem o mundo “desabar”, disse certa vez o autor de um deles, o ex-senador capixaba Gerson Camata.
A Caixa alega “segurança” para manter em sigilo os ganhadores, como se os “novos milionários” não pudessem bancar a própria proteção.
Seja qual for o governo, o lobby da Caixa sempre atua para sufocar projetos de divulgação da identidade dos ganhadores de loteria.

Comissão discute atrações do Carnaval Antecipado de Itabuna

O prefeito Fernando Gomes recebeu em seu gabinete, no final da tarde da última terça-feira (02), integrantes da Comissão Organizadora do Carnaval Antecipado 2018, que acontece no período de 18 a 21 deste mês em Itabuna. A agenda do  encontro incluiu, entre outros assuntos, a definição dos contratos de bandas e de artistas que vão garantir a animação de uma das maiores festas populares do interior do Nordeste.

O prefeito informou que o Governo do Estado  apoia ao evento, a exemplo do que ocorreu no ano passado, quando o município resgatou a retomada da festa e levou para as avenidas Mário Padre e Aziz  Maron, milhares de  pessoas durante os quatro dias de folia. Ele adiantou que tem audiência marcada para esta quinta-feira (04), com o governador Ruy Costa, para tratar deste e de outros assuntos de interesse administrativos para Itabuna.

“O governador tem se mostrado um importante parceiro não apenas de Itabuna, mas também de outros municípios baianos, inclusive os do Sul da Bahia que tem recebido investimentos que vão contribuir para o desenvolvimento sócio, econômico  da nossa região” , disse o prefeito Fernando Gomes. 

Com relação ao Carnaval Antecipado, o secretário da Indústria, Comércio, Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, salientou que a programação está sendo elaborada cuidadosamente por técnicos experientes para  garantir que a festa repita o mesmo sucesso de outras já realizadas pelo governo do prefeito Fernando Gomes.

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão mostrou ao prefeito o esboço de algumas das principais atrações que serão destaques na festa momesca, que já tem data, local e hora para começar e terminar. A relação com nomes de bandas e de artistas está sendo concluída e será divulgada nos próximos dias. “Não temos a menor dúvida que o Carnaval Antecipado de Itabuna será uma festa bonita, animada, segurança e tranquila para as famílias itabunenses e também para os visitantes que sempre nos prestigiaram”, disse o dirigente da FICC.

O encontro com o prefeito contou ainda com a presença do secretário de Segurança, Transporte e Transito (Sesttran) Cláudio Dourado e do diretor da Maternidade da Mãe Pobre, Sergio Gomes que integram a comissão organizadora. Eles lembraram que em dezembro do ano passado, a comissão já tinha se reunido para definir a questão da segurança na festa.(Decom). Leia mais: Prefeitura conclui pavimentação de Rua no João Soares e Arquivo público investe na modernização administrativa

Prefeitura de Ilhéus divulga resultado da seleção simplificada dos profissionais médicos



Está publicado no Diário Oficial eletrônico de Ilhéus, edição do dia 2 deste mês (http://www.ilheus.ba.gov.br/diario-eletronico) resultado da seleção simplificada dos profissionais médicos que vão atuar no período de 4 de janeiro a 14 de fevereiro deste ano, durante a alta estação, denominado de “médico verão”.

De acordo com a comissão avaliadora do processo seletivo, a portaria número 398, de 18 de dezembro de 2017 convoca os médicos Archibaldo Daltro Barreto Filho, primeiro lugar; Alba Santos Mesquita, segunda classificada; Laís Silva Neves Santos, terceiro lugar; e Ciro Luan Silva Pimenta, que ficou na quarta classificação.
Segue anexo.(Secom)

Presença de Dilma em Salvador

Presença de Dilma na casa de Rui Costa provoca reações dos moradores

Dilma e Rui Costa em foto de arquivo. (Reprodução)
QUE AMBIENTE…
A presença de Dilma na casade Rui Costa (PT), governador da Bahia, provocou reações dos moradores, que fizeram até “lavagem” do local. Lá também se meteu o marqueteiro João Santana.
IGUAIS SE ATRAEM
A ex-presidente Dilma Rousseff escolheu passar o fim de ano no Condomínio Parque Interlagos exatamente na casa vizinha à de Ricardo Pessoa, chefe do cartel de empreiteiras preso na Lava Jato.
PRISÃO PREVISTA
Se Lula for condenado por 3×0, a expectativa e que sua prisão seja decretada, cumprindo norma definida pelo Supremo Tribunal Federal.

CONDENADO OUTRA VEZ, ESPERANÇA DE LULA SERÃO OS ‘EMBARGOS INFRINGENTES’

CONTAGEM REGRESSIVA
CONDENADO OUTRA VEZ, ESPERANÇA DE LULA SERÃO OS ‘EMBARGOS INFRINGENTES’
CERTO DA CONDENAÇÃO EM 2ª INSTÂNCIA, LULA SÓ PENSA NO PIOR
Publicado: 03 de janeiro de 2018 às 00:14 - Atualizado às 00:15

A defesa do ex-presidente Lula já jogou a toalha e o preveniu de sua provável condenação por 2x1 votos, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, responsável por julgar recursos contra sentenças do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal de Curitiba. Se o placar de condenação não for unânime, enseja à defesa do ex-presidente lançar mão dos chamados “embargos infringentes”. A informação é do jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.
Petistas atribuem ao desembargador Rogério Favreto, ex-assessor de Lula e nomeado por Dilma para o TRF4, previsões sobre a sentença.
O TRF4 avalia recursos da defesa e do Ministério Público Federal, que pediu o dobro da pena de 9 anos e meio de prisão para Lula.
Os desembargadores da turma terão de deliberar sobre a prisão do ex-presidente por provocação dos procuradores da Lava Jato.
Se Lula for condenado por 3x0, a expectativa e que sua prisão seja decretada, cumprindo norma definida pelo Supremo Tribunal Federal. 

COREIA DO NORTE REABRE LINHA DE COMUNICAÇÃO DE FRONTEIRA COM A COREIA DO SUL

20 MINUTOS DE CONVERSA
COREIA DO NORTE REABRE LINHA DE COMUNICAÇÃO DE FRONTEIRA COM A COREIA DO SUL
AÇÃO VEIO APÓS O LÍDER NORTE-COREANO AFIRMAR QUE ESTAVA ABERTO A CONVERSAR COM SEUL
Publicado: 03 de janeiro de 2018 às 10:50
COREIA DO NORTE REABRE LINHA DE COMUNICAÇÃO DE FRONTEIRA COM A COREIA DO SUL QUE ESTAVA FECHADA HÁ MUITO TEMPO (FOTO: DIVULGAÇÃO)
  •  
Do - Diário do Poder - A Coreia do Norte reabriu nesta quarta (3) uma linha de comunicação de fronteira com a Coreia do Sul que estava fechada há muito tempo, horas após o presidente dos EUA, Donald Trump, aparentemente ironizar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ao dizer que tem um botão nuclear "maior e mais poderoso" que o dele.
"A conversa telefônica durou 20 minutos", declarou um funcionário do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, sem mais detalhes.
A decisão de Pyongyang de abrir a linha telefônica de fronteira surgiu um dia depois que a Coreia do Sul propôs conversas de alto nível com o vizinho do Norte, em meio a um tenso impasse sobre os programas nuclear e de mísseis norte-coreanos.
A proposta veio após o pronunciamento de ano-novo de Kim, no qual ele disse que estava aberto a conversar com Seul e iria considerar o envio de uma delegação para as Olimpíadas de Inverno, que serão realizadas do outro lado da fronteira, em Pyeongchang, em fevereiro.