sábado, 2 de dezembro de 2017

MANGABINHA O GRANDE CAMPEÃO DO INTERBAIRRO


Com um grande público estimado em seis mil pessoas, lotando as arquibancadas  do estádio Luís Viana Filho (Itabunão), o time do Bairro Mangabinha, com um grande desempenho de seus atletas, proporcionando  uma grande exibição, venceu o time do bairro São Lourenço pelo placar de  3x1, na tarde deste sábado, sagrando-se campeão do Interbairro. .

O Interbairros com muito sucesso já se tornou uma marca do futebol amador de Itabuna, atraindo grande público em todos os bairros. Hoje última partida do campeonato a torcida demonstrou  que Itabuna não pode ficar sem futebol profissional. O grande público que lotou o Estádio Municipal Luís Viana Filho provou isso.

A Polícia Militar que sempre  garantiu a segurança dos torcedores durante todos os jogos, hoje com a segurança reforçada levou a tranquilidade ao grande número de torcedores que lotaram as dependências do estádio.

Após o jogo, os torcedores mangabinenses com o auxilio de um paredão de som, saiu comemorando  o hino do time até o bairro Mangabinha onde foi realizada uma grande concentração pelo titulo de campeão..

O prefeito Fernando Gomes e seu secretariado prestigiaram o encerramento do campeonato, onde teve a participação de 55 equipes da cidade, envolvendo 1.300 atletas, representando seus bairros.


MANGABINHA X SÃO LOURENÇO HOJE NO ITABUNÃO

Todos os caminhos hoje estão voltados para o Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão), para o jogo final, às 15h30, entre os bairros: Mangabinha x São Lourenço, para sabermos quem será o grande campeão de 2017, do Interbairro.

Hoje se espera no estádio cerca de cinco mil pessoas, pois as torcidas das duas equipes também estão com um jogo paralelo para ver quem leva maior numero de torcedores. Com isso, com certeza, vamos ter uma grande festa no Itabunão.


O prefeito Fernando Gomes os secretários Daniel leão e Son Gomes, além de outros secretários já confirmaram presença. Vamos lá torcedor, vamos prestigiar um dos maiores projetos de nossa cidade. Afinal de contas, esporte é vida!    
________________________________________________________________________

AEROPORTO DE ITABUNA; TERTULIANO GUEDES DE PINHO, ABANDONADO, HOJE EM RECUPERAÇÃO E VAI FUNCIONAR! PARABÉNS PREFEITO FERNANDO GOMES:

  

Prefeito anuncia cortes de gastos e fala de mudanças na Sema e Arsepi

           Ao considerar que enfrentamos momentos difíceis e que em termos administrativos tem tomado medidas duras, porque a prefeitura estava num desmando total com desmonte da máquina administrativa pelos seus antecessores, o prefeito Fernando Gomes lamentou, na posse do Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos e da superintende da Agência  Reguladora do Serviço Público de Itabuna (Arsepi), Carolina de Oliveira Santos Badaró,  as dificuldades enfrentadas. Ele anunciou o corte de despesas em todas as áreas para assegurar o pagamento dos salários e do 13º dos servidores municipais. Destacou ainda que os salários do prefeito, do vice e dos secretários municipais só serão pagos a partir do próximo ano.
        
O prefeito Fernando Gomes autorizou a partir de ontem (1º/12), o pagamento dos salários dos aposentados e dos pensionistas. Além de anunciar medidas de contenção de gastos, o que vai impedir a iluminação das ruas para o Natal porque a prioridade é o pagamento dos funcionários públicos, ele anunciou que o governo também vai iniciar no próximo ano a cobrança de multa para quem jogar lixo nas ruas e para os proprietários de imóveis com focos do aedes aegypti: “Este ano conseguimos reduzir a infestação predial de 26% para 15%, mas a meta do nosso governo é zerar este índice e tentar banir de Itabuna a dengue, a zica e a chikungunya, o que depende do apoio da população”

.
                                    Mudanças

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Prefeitura anuncia Margareth Menezes e Magary Lord no Reveillon de Itacaré



A Prefeitura de Itacaré anunciou oficialmente na tarde desta sexta-feira a programação do Reveillon 2017/2018, que terá como principais atrações os cantores Margareth Menezes e Magary Lord, além das bandas locais. O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de dezembro na Praia da Coroinha, orla de Itacaré, e tem como patrocínio o Governo da Bahia, Bahiatursa e a Secretaria Estadual de Turismo. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através das secretarias de Turismo e de Juventude, Esporte e Cultura.

Chope de mel de cacau agrada o paladar dos visitantes do Bahia Rural Contemporânea



O cacau, principal matéria-prima do produto queridinho dos brasileiros, o chocolate, ganhou nova roupagem nas mãos de agricultores familiares da Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), de Ilhéus, que traz o Chopp de Mel de Cacau ao Bahia Rural Contemporânea, evento que segue até este domingo (03), no Parque de Exposição de Salvador, em paralelo à 30ª edição da Fenagro.

O chope, produzido artesanalmente, vem despertando a curiosidade dos visitantes como do aposentado Edilson de Oliveira, que conta que ficou muito curioso com a novidade: “A bebida é diferente, encorpada, gostosa. Com certeza, vou sair daqui com uma dica para indicar pra família e pros amigos”.

ACM Neto lidera pesquisa com 49%

ACM Neto lidera pesquisa com 49% das intenções de voto; Rui Costa tem 33,7%


ACM Neto diz que a Prefeitura vai continuar a considerar a saúde como prioridade em Salvador.
Levantamento inédito do Instituto Paraná Pesquisas mostra que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tem 49% das intenções de voto para o governo da Bahia em 2018. Rui Costa aparece em segundo, com 33,7%. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (30) pela TV Record.
Depois de Rui Costa, aparecem Da Luz, do PRTB, com 2%, e o nome do PSOL, Fábio Nogueira, com 1,5%. Entre os entrevistados, 5,9% estão indecisos e 7,8% não votariam em nenhum dos postulantes.
Em cenário de segundo turno, Neto tem 50,6%, contra 35,8% do governador Rui Costa, enquanto 5,5% não sabem ou não quiseram opinar e 8,2% rejeitaram ambos os postulantes. Em relação ao estudo anterior, Neto perdeu 7,8 pontos e Rui ganhou 7.
O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 21 de novembro. Foram ouvidos 1.572 eleitores em 72 municípios baianos. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

Brasil encara Suíça, Costa Rica e Sérvia


Brasil encara Suíça, Costa Rica e Sérvia na primeira fase da Copa

Do - www.correio24horas.com.br -  A Seleção caiu no Grupo E e estreia no dia 17 de junho, contra os suíços; dia 22 pega a Costa Rica e dia 27, a Sérvia
Acabou o mistério. O Brasil conheceu na tarde desta sexta-feira (1º) os seus adversários na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, em sorteio realizado em Moscou. 
A Seleção de Tite ficou no Grupo E e terá como adversários Suíça, Costa Rica e Sérvia. A estreia do Brasil será contra os suíços, no dia 17 de junho, na cidade de Rostov, às 15h, horário de Brasília. 
A segunda partida será no dia 22, contra a Costa Rica, em São Petersburgo, às 9h. Depois, no dia 27, enfrenta a Sérvia, novamente às 15h, em Moscou. 
O jogo de abertura da Copa será Rússia x Arábia Saudita, dia 14 de junho, em Moscou. Os sauditas caíram na posição A2. Completam o Grupo A, dos anfitriões, as seleções do Egito e Uruguai. A Argentina ficou no Grupo D com Islândia, Croácia e Nigéria.
Nas oitavas de final, caso se classifique, o Brasil pode ter como adversário Alemanha, México, Suécia ou Coreia do Sul, que estão no Grupo F.
Se brasileiros e alemães confirmarem o favoritismo em seus respectivos grupos, um novo encontro só será possível na final, dia 15 de julho, em Moscou. Caso avancem em primeiro lugar, Argentina e Espanha também só cruzam o caminho do Brasil em uma eventual decisão.
Confira os grupos da Copa do Mundo de 2018

Grupo A:
Rússia
Arábia Saudita
Egito
Uruguai

Grupo B:
Portugal
Espanha
Marrocos
Irã

Grupo C:
França
Austrália
Peru
Dinamarca

Grupo D:
Argentina
Islândia
Croácia
Nigéria

Grupo E:
Brasil
Suíça
Costa Rica
Sérvia

Grupo F:
Alemanha
México
Suécia
Coreia do Sul

Grupo G:
Bélgica
Panamá
Inglaterra
Tunísia

Grupo H:
Polônia
Senegal
Colômbia
Japão

Fórum do BNB beneficia Itabuna com aumento do Crediamigo

       O prefeito Fernando Gomes participou recentemente em Fortaleza, do Fórum BNB de Cidades Médias G20+20, que teve como foco a mobilização da sociedade em torno do debate sobre o importante papel das cidades médias no desenvolvimento regional e o acesso a recursos para programas municipais voltados para o desenvolvimento. O destaque ficou para o setor de infraestrutura, que servirá de referência para futuros encontros de negócios entre prefeitos e representantes da esfera privada. 

       Ele destacou que para Itabuna e outros municípios, em termos específicos, foi discutida a ampliação dos financiamentos doCrediamigo, considerado o maior Programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul, que facilita o acesso ao crédito a milhares de empreendedores pertencentes aos setores informal ou formal da economia (microempresas, enquadradas como Microempreendedor Individual, Empresário Individual, Autônomo ou Sociedade Empresárial). O programa visa estimular a inclusão produtiva da população carente estimulando a geração de emprego e renda.

Parque São João, afinal seus moradores agradecem



Uma obra por muitos anos solicitada pelos moradores  do Parque São João, que trazia muitos transtornos e constrangimentos aos seus moradores, só agora foi concluída pela Prefeitura Municipal de Itabuna.  

 A pavimentação asfáltica do local deixou os seus moradores bastantes satisfeitos, concluída nesta sexta-feria (1º). "A demora da sua conclusão já estava desiludindo todos nós", ressalta o senhor Zito Carrão, que, como morador do bairro, agradeceu ao Prefeito Fernando Gomes, assim como, o secretário Patrick Monteiro.

Com a conclusão dessas obras a população terá melhor qualidade de vida e o reconhecimento, reconhecendo os esforços  da atual administração muicipal. 

Mutirão para os idosos inscritos no BPC


 A Secretaria de Assistência Social (SAS) realizará amanhã (02), das 8 às 12 horas, na praça do Góes Calmon, um mutirão de atendimento para pessoas inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Após ampliar o atendimento realizado diariamente no Centro Administrativo Firmino Alves, a SAS executa agora uma das principais ações visando recadastramento dos idosos com acesso ao BPC, que será concluído até 15 de dezembro, prazo determinado pelo Ministério Desenvolvimento Social para que todo idoso seja incluído no CadÚnico.

Com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho direcionado aos idosos, o mutirão disponibilizará ainda o recadastramento para o Cadúnico e Passe Livre, além de facilidades para o acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica. A Secretária Sandra Neilma informa que serão oferecidos ainda atendimentos na área da saúde, com apoio de nutricionistas, médicos e enfermeiros, além de exames, bem como teste de glicemia e aferição de pressão.

         Resultado de uma parceria com o Conselho Municipal dos Idosos, iniciativa privada e Secretaria de Saúde, o evento terá uma programação que também inclui atividades de culturais com apresentações de dança, massagem, cortes de cabelo e outros serviços comunitários através da mobilização de servidores municipais, voluntários e apoio da iniciativa privada.
Foto: Waldyr Gomes

CÂMARA ESTUDA PROJETO QUE AUTORIZA ELETROCHOQUE EM ADOLESCENTES

ESPECIALISTA CRITICA
CÂMARA ESTUDA PROJETO QUE AUTORIZA ELETROCHOQUE EM ADOLESCENTES
TRAMITANDO EM COMISSÕES EM CARÁTER CONCLUSIVO, PROJETO DISPENSA APRECIAÇÃO EM PLENÁRIO
Publicado: 01 de dezembro de 2017 às 11:56

Do - Diário do Poder - Na contramão da investigação do uso de armas de eletrochoque em presídios de Goiás, que está sendo investigado pelo Ministério Público do estado, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 6433/16, que autoriza os agentes responsáveis pela execução de medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes a utilizarem armas de eletrochoque em situações específicas.
O MP goiano abriu a investigação após denúncia de que agentes do Grupo de Operações Penitenciárias (Gope) foram flagrados usando armas de eletrochoque contra detentos que não ofereciam resistência. Dois servidores foram afastados ontem (30).
Responsável pelo inquérito, o promotor Marcelo Coutinho aponta que o uso desse tipo de instrumento, considerado não letal, gera preocupações.  “As armas não letais foram criadas e são utilizadas para contenção de agressões contra as pessoas e de forma a conter os presos, sem tirar a vida deles. Mas o que a gente tem percebido é que elas têm sido utilizadas como mecanismo de tortura”, aponta.

EXPECTATIVA DE VIDA SOBE PARA 75,8 ANOS

3 MESES E 11 DIAS A MAIS
EXPECTATIVA DE VIDA SOBE PARA 75,8 ANOS, DIZ IBGE
POPULAÇÃO DE SC É A QUE APRESENTA MAIS ESPERANÇA DE VIDA, DE 79,1 ANOS
Publicado: 01 de dezembro de 2017 às 13:06


Do - Diário do Poder - A expectativa de vida do brasileiro passou de 75,5 anos para 75,8 anos, de 2015 a 2016. os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 1º, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os dois anos, houve um acréscimo de três meses e 11 dias. 
A população de Santa Catarina é a que apresenta mais esperança de vida, de 79,1 anos. Em seguida aparecem o Espírito Santo (78,2 anos), Distrito Federal (78,1 anos) e São Paulo (78,1 anos). O IBGE destaca que, além desses, os únicos que possuem indicadores superiores à média nacional são o Rio Grande do Sul (77,8 anos), Minas Gerais (77,2 anos), Paraná (77,1 anos) e Rio de Janeiro (76,2 anos). Já as menores expectativas de vida estão no Maranhão (70,6 anos) e Piauí (71,1 anos). 

HÉLIA ALVES DE ANDRADE



HÉLIA ALVES DE ANDRADE
(Missa de 7º Dia)

A pedido da família de HÉLIA ALVES DE ANDRADE neste domingo 03, ÀS 19h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Bairro de Fátima será celebrada Missa de Sétimo Dia em sufrágio da sua alma. A família antecipadamente agradece a presença de todos. Agradece também a solidariedade de todos que compareceram em seu último adeus, levando a mensagem de paz e de fé cristã.

“Mesmo que ande pelos vales da morte, mesmo assim terei vida”.

Prefeito Fernando Gomes avalia ações nos 11 meses de governo e anuncia obras e projetos

O prefeito Fernando Gomes considerou 2017 como um ano de superação de dificuldades e marcado pelo enfrentamento dos problemas deixados pelos seus antecessores, agravados pela queda das receitas dos municípios, uma consequência da recessão que atingiu o país, obrigando o governo municipal a cortar custos e reduzir investimentos, provocando inclusive com a demissão de trabalhadores. Para o prefeito, apesar do quadro adverso, o governo tem como prioridades ações nas áreas de saúde, educação, geração de emprego e renda, bem como o combate à violência.

              Em razão destas dificuldades, ele explica que a prefeitura também registra dívidas de mais de R$ 75 milhões com o FGTS e INSS, que estão sendo renegociadas agora a depender de uma autorização do legislativo, mas que impedem o município de assinar convênios para a captação de recursos: “isso dificultou, por exemplo, um convênio de R$ 24 milhões com o governo do estado para conclusão das obras do Teatro Municipal”.

Caminhada do Dezembro Vermelho em Itabuna


Com o objetivo de chamar a atenção para a importância de prevenir e tratar infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) / HIV-Aids, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência, Assistência e Tratamento (CERPAT), estará promovendo, nesta sexta-feira (1º) às 14h, no Jardim do Ó e na Avenida do Cinquentenário, a abertura oficial da campanha “Dezembro Vermelho”, motivada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A abertura contará com a realização de uma Feira de Saúde, no período da manhã, e a Grande Caminhada do Dezembro Vermelho, à tarde. O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

A secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, explica que o movimento Dezembro Vermelho vem acontecendo no Brasil, de maneira fortalecida, há cerca de dez anos, mas que a campanha propriamente dita só foi transformada em lei federal em 2017. “A transformação dessa campanha num objeto de lei reforça o tamanho de sua importância, muito embora reflita também algumas dificuldades, pois, se a própria OMS já vem chamando a atenção para essa questão desde a década de 1980 e a sanção de uma lei versando sobre esse assunto só aconteceu no ano de 2017, isso nos faz pensar sobre como, às vezes, o próprio Estado assimila de maneira superficial algumas questões que deveriam ser tratadas com mais rigor e com mais atenção”, disse.

HOJE TEM SEMINÁRIO DA AMPESBA EM ITABUNA

Valdir Ribeiro
Itabuna reúne empresários e produtores no seminário regional da pequena empresa, com abertura às 13h30h na FTC

       O prefeito Fernando Gomes participa hoje (1/12) III Seminário Regional da Pequena Empresa, promovido pela Associação das Micros Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da Bahia – Ampesba, às 13h30,  e que este ano tem como tema a inovação. Segundo o presidente da Ampesba, Waldir Ribeiro, evento será no auditório da FTC, em Itabuna e é dirigido para pequenos empresários, técnicos, empreendedores, estudantes, políticos e produtores rurais ligados à agricultura familiar.

       Ele destaca que o prefeito Fernando Gomes sempre investiu no apoio ao empreendedorismo e no apoio à geração de emprego e renda, que são prioridades também nesta gestão. Destacou ainda que neste quinto mandato ele investiu na criação da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, bem como no apoio ao empreendedorismo e em eventos como o seminário regional da pequena empresa realizado agora.

Justiça do Trabalho nega ação impetrada pelo Simpi

 A secretária da Educação, Anorina Smith Lima encaminhou aos diretores, coordenadores e professores da  rede municipal de ensino, um comunicado informando que a ação de liminar e tutela impetrada pelo Sindicato dos Professores do Magistério Público Municipal de Itabuna –Simpi- solicitando retorno do adicional de atividade complementar dos professores foi negada liminarmente pela Justiça do Trabalho. A decisão tem como base a própria  legislação sobre o assunto, destacadamente a Lei nº 9.494/97 que dispõe sobre restrições para fins de pagamentos de vantagens a servidores pela administração pública.

No comunicado, ela explica que o pedido do sindicato foi indeferido de forma liminar e que a  ação tem prosseguimento até o julgamento definitivo, cabendo recurso da decisão proferida  pela Juíza do Trabalho Cristiane Menezes Borges Lima, da 3ª Vara do Trabalho de Itabuna da 5ª Região.

Itabuna atualiza legislação para pessoas com deficiência

 O Plenário aprovou, por unanimidade, nessa quarta, 29, a proposta de Júnior Brandão (PT) para atualizar a Lei 2.192/11 que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itabuna (Compede). Emenda substitutiva do relator Beto Dourado (PSDB), a partir de sugestões vindas também do Conselho, modificou integralmente o projeto. 

Além de adequação ao ordenamento jurídico nacional – ou seja, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, em vigor desde 2016 – o projeto de lei itabunense ampliou a competência do Compede. “Os conselhos são órgãos imprescindíveis para o controle social das políticas públicas em suas respectivas áreas. E o Compede terá amparo legal para fiscalizar as ações, formular propostas, receber denúncias”, destacou Brandão.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

MENGÃO CLASSIFICADO PARA A FINAL

Do - www.terra.com.br  - Graças a jogadores formados nas suas categorias de base, o Flamengo garantiu classificação para a final da Copa Sul-Americana. O Rubro-Negro venceu o Junior Barranquilla por 2 a 0, na noite desta quinta-feira, na Colômbia, com gols de Vizeu. Lá atrás, César mostrou segurança e não deixou passar nada ao substituir Alex Muralha. Com estrela, o goleiro ainda pegou um pênalti nos minutos finais do segundo tempo, garantindo a vaga. Agora, o time carioca encara o Independiente (ARG), nos dias 6 e 13, na decisão do torneio.
PRESSÃO DOS DONOS DA CASA NO PRIMEIRO TEMPO   - O Junior tomou conta do jogo no primeiro tempo e pressionou, mas não conseguiu criar muitas chances de gol. Numa das melhores chegadas, aos quatro minutos, César foi testado e fez uma boa defesa em cobrança de falta. 

John Nascimento: A Secretaria está em boas mãos

Dinailson Oliveira,  Jorge Vasconcelos, Fernando Vita, José Orleans, Prefeito FErnando Gomes, John Nascimento  e Maria Alice
               Aconteceu às 17h desta quinta-feira no Gabinete do Prefeito,  no Centro Administrativo Firmino Alves, a posse do novo secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, que deixa a superintendência da Agência Reguladora do Serviço Público de Itabuna.   Vasconcelos substitui a John Nascimento, que pediu exoneração devido a um pedido de sua família que tem negócios em vários municípios da região.  Já para o lugar de Jorge, assumiu à Arsepi, Carol Badaró, servidora concursada da prefeitura.

Posse novo secretário de Sustentabilidade Econômica e Superintendente da Arsepi


               A posse do novo secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, que deixa a superintendência da Agência Reguladora do Serviço Público de Itabuna será às 17 horas de hoje(30), no gabinete do prefeito Fernando Gomes, no Centro Administrativo Firmino Alves. Ele vai substituir a John Nascimento, que pediu exoneração do cargo e volta ao comando das empresas do grupo familiar que tem negócios nas áreas de hotelaria, comércio e agronegócios em vários municípios da região. Também deve assumir o comando da Arsepi, Carol Badaró, que é servidora concursada da prefeitura e será empossada na mesma solenidade com a presença de secretários do governo, assessores, servidores, empresários e representantes da sociedade civil organizada.

HBLEM será transformado em hospital escola


O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães receberá a certificação de hospital escola pelo Ministério da Saúde. A informação é da presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Marcia Rodrigues, que estará em Brasília na próxima terça-feira, dia 5/12, para a assinatura do protocolo, durante encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros e com o secretário de Trabalho e Ensino da Saúde, Roger Abdala.

Marcia disse que a partir da assinatura do protocolo o hospital terá acréscimo de mais recursos para investir em pesquisa, na melhor oferta de serviços e também  no atendimento aos pacientes de Itabuna e dos 168 municípios pactuados.  O hospital já recebe estagiários da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Unime e Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), mas segundo ela, não existe nenhuma contrapartida do Governo Federal.

Itabuna será representada em Seminário de Políticas Públicas


       Itabuna tem participação confirmada no 1º Seminário Gestores Públicos do Sul da Bahia, que acontece desde hoje(30), no Hotel Tororomba, em Ilhéus. O evento é direcionado para prefeitos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento do Território Litoral Sul que vão  nesta sexta-feira (dia 1º), atuar numa capacitação para elaboração do Plano de Metas de seus municípios.

       O simpósio visa segundo Priscila Souza do Nascimento, que atua no atendimento de micro-empreendedores da Secretaria de Sustentabilidade Economia e Meio Ambiente, a formação de um ambiente que contribua para o desenvolvimento econômico local, em paralelo às ações de fomento às políticas públicas na gestão municipal. A realização é do Sebrae, em parceria com a Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).

Ibicaraí recebe integrantes de ONG para tratar do lixão municipal



O prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, recebeu na manhã da última segunda-feira, 27, o presidente da ONG SOS Rio Cachoeira, Dayvid Alves Araújo, e do cooperador José Renato. A visita foi para tratar de uma possível parceria entre o poder público municipal e a ONG no processo de recuperação de parte da área do lixão e na implantação de uma política ambiental, com o melhor aproveitamento do lixo produzido na cidade e um trabalho de base nas escolas municipais com a coleta seletiva.

O prefeito Lula Brandão deixou claro que o lixão municipal é um problema de décadas e que ele tem buscado ajuda para resolver esse problema. “Não é um problema de agora, está aí há muitos anos sem solução. O Governo Federal tem cobrado dos municípios uma posição. A ideia de uma PPP pode ser viável. Quero ter um primeiro contato com a empresa ainda esse ano para entender melhor o processo e analisar a viabilidade”.

Em CPI esvaziada, Eike confirma repasse de US$ 2,5 milhões ao PT

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado Empresário não respondeu sobre repasse por caixa dois a campanha de Haddad.
Do - www.msn.com - Acusado de pagar propinas e cometer crimes financeiros, o empresário Eike Batista reiterou, na quarta-feira, à CPI do BNDES no Senado que fez doação de US$ 2,5 milhões para quitar gastos de campanha do PT, a pedido do então ministro da Fazenda Guido Mantega, mas não respondeu se repassou via caixa dois R$ 5 milhões para a eleição de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo, conforme declarou Monica Moura, mulher do marqueteiro João Santana, em sua delação premiada. 

BNDES REALIZARÁ DEVASSA NOS BILHÕES DO ‘FUNDO AMAZÔNIA’

FUNDO AMAZÔNIA
BNDES REALIZARÁ DEVASSA NOS BILHÕES DO ‘FUNDO AMAZÔNIA’
O FUNDO AMAZÔNIA É MAJORITARIAMENTE BANCADO COM GRANA DO EXTERIOR, QUE É GERIDA E CAPTADA PELO BNDES
Publicado: 30 de novembro de 2017 às 08:00

ATÉ 30 DE JUNHO DE 2017, O FUNDO AMAZÔNIA JÁ HAVIA CAPTADO R$ 2,8 BILHÕES FOTO: VALTER CAMPANATO

Do - Diário do Poder - O Fundo da Amazônia, gerido pelo BNDES, será alvo de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão do TCU teve origem em sugestão encaminhada pela CPI da Funai e Incra. O TCU justificou: a “rede de ONGs que tem influído direta e intensamente nas políticas ambiental e indígena – e nos órgãos que as conduzem - é a mesma que se beneficia dos recursos internacionais injetados no fundo”, diz.
O Fundo Amazônia é majoritariamente bancado com grana do exterior, que é gerida e captada pelo BNDES.
Até 30 de junho de 2017, o Fundo Amazônia já havia captado R$ 2,8 bilhões na Noruega, Alemanha e empresas como a Petrobras.
Noruega
O episódio do ‘passa fora’ do ministro do Meio Ambiente da Noruega em Michel Temer tratava de verbas norueguesas justamente ao Fundo Amazônia.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...