Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sábado, 11 de novembro de 2017

TUCANOS SE BICAM

TUCANOS SE BICAM
AÉCIO DIZ QUE O SEU PARTIDO SAIRÁ DA BASE 'PELA PORTA DA FRENTE'
SENADOR CRITICA 'DESEMBARQUE' PROVOCADO PELA DISPUTA INTERNA
Publicado: 11 de novembro de 2017 às 19:06 - Atualizado às 23:38

SENADOR DISSE QUE DISCURSO DE "DEBANDADA" É PARA CAMPANHA INTERNA


Do - Diário do Poder - Dois dias depois de destituir o senador Tasso Jereissati (CE) da presidência interina do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), presidente afastado do partido, participou nesse sábado (11) da convenção tucana em Minas Gerais que reelegeu seu aliado, o deputado Domingos Sávio, presidente da legenda no Estado. Em entrevista no final do evento, Aécio reconheceu que o PSDB deixará em breve o governo Michel Temer, mas criticou os "cabeças pretas", ala que faz oposição ao Palácio do Planalto. "Vamos sair do governo pela porta da frente, da mesma forma que entramos", disse o senador.
Segundo Aécio, há no partido uma "falsa discussão" sobre a permanência ou debandada dos tucanos da Esplanada dos Ministérios. "Vejo uma falsa discussão, como se essa fosse a questão central: sai ou não do governo. Isso só serve aos interesses de uma eleição interna. Não posso aceitar a pecha de que a presença do PSDB no governo é fisiológica", afirmou.

Mais de 3 mil sindicatos desaparecerão

Mais de 3 mil sindicatos desaparecerão com o fim da contribuição sindical


Com o início da vigência da nova lei trabalhista neste sábado (11), a contribuição sindical obrigatória, que era cobrada no valor de um dia de salário de cada trabalhador, deixa de existir e, por conta disso, deverão desaparecer mais de três mil sindicatos. A avaliação foi feita pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em entrevista exclusiva ao G1 – Brasília.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira: nova lei trabalhista entra em vigor neste sábado. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Reforma trabalhista: veja ajustes que o governo deve fazer na lei que começa a vigorar neste sábado
Atualmente, segundo o ministro, há cerca de 16,8 mil sindicatos no Brasil, dos quais 5,1 mil são patronais. O restante, cerca de 11,3 mil, representa os trabalhadores.
“Eu acredito que deverá reduzir em 30% dos 11,3 mil sindicatos [dos trabalhadores]”, declarou o ministro. Segundo Nogueira, essa redução vai acontecer porque parte dos sindicatos vai se fundir a outros.
Segundo Ronaldo Nogueira, os sindicatos dos trabalhadores que tendem a desaparecer são aqueles que não realizaram, nos últimos três anos, acordos coletivos, considerados por ele como uma das “razões fundamentais da organização sindical”.
“A grande realidade é que o movimento sindical no Brasil vai ter de olhar para dentro e vai ter de se reconstituir no sentido de voltar a ter representação sindical por categoria. Para que os acordos coletivos de trabalho, que tenham força de lei, possam ser deliberados por um sindicato forte. E que realmente ofereça uma contraprestação ao trabalhador, que vai contribuir com alegria”, declarou.
Partilhar

ÚLTIMAS DA AGENCIA DE NOTÍCIAS

Posted: 10 Nov 2017 09:01 PM PST
Apostila impressa ou digital para o Concurso PM SP 2016-2017 - Soldado PM 2a. Classe. Material atualizado e em promoção. Compre já.
 
Posted: 10 Nov 2017 11:41 AM PST
   Tabela de Classificação do Campeonato Brasileiro Série B 2017 após a 34ª rodada. A realização da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, no decorrer desta semana, modificou algumas posições de…
  
Posted: 10 Nov 2017 11:25 AM PST
Tabela de Classificação do Campeonato Brasileiro Série A após a 33ª Rodada. Com os jogos realizados durante o meio de semana, pela 33ª rodada do Brasileirão da Série A, a…
  
Posted: 10 Nov 2017 08:48 AM PST
Partidas acontecerão entre os dias 10 e 11 de novembro de 2017. Um dos campeonatos mais importantes na atualidade é o Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B. A segundona,…

TRABALHISTA ENTRA EM VIGOR

DIA HISTÓRICO
DIA HISTÓRICO: LEI TRABALHISTA ENTRA EM VIGOR HOJE
LEI TRABALHISTA ENTRA EM VIGOR E PÕE BRASIL E CLT NO SÉCULO XXI

LEI TRABALHISTA ENTRA EM VIGOR E PÕE BRASIL E CLT NO SÉCULO XXI

Após 74 anos, uma nova legislação entra em vigor neste sábado (11), modernizando as relações de trabalho, além de acabar com absurdos como a contribuição sindical obrigatória, que dá à pelegada mais de R$3,5 bilhões por ano. Acordos coletivos com força de lei, a possível divisão de férias, trabalho em casa (home office) e outras novidades põem no século 21 a velha CLT, produto de decreto-lei de um ditador. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
A reforma trabalhista preservou direitos como FGTS, férias de 30 dias, seguro desemprego, descanso semanal remunerado, 13º salário etc.
A CLT foi decretada pelo ditador Getúlio Vargas. A reforma que hoje entra em vigor foi aprovada no Legislativo e sancionada no Executivo.
A Confederação Nacional da Indústria lançou o aplicativo Conexão RT para explicar a lei e possíveis impactos a empresas e empregados.

Prefeitura de Itacaré realizou mutirão contra a dengue na Vila Marambaia



O trabalho de combate à dengue continua em Itacaré com ações nos bairros e nas comunidades. E nesta sexta-feira a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou mutirão na comunidade da Vila Marambaia. O objetivo foi orientar os moradores sobre os sintomas da dengue e as ações que devem ser realizadas pela própria comunidade para eliminar os potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho conta com vistoria dos imóveis, orientação da população e a limpeza dos locais onde os mosquitos costumam procriar.

A proposta é realizar esse trabalho semanalmente nos mais diversos bairros e também na zona rural. No dia 03 de novembro foi realizado o trabalho na região do Campo Seco. De acordo com a programação, no dia 17 o combate será feito no bairro Santo Antônio, o Bairro Novo, e no dia 24, encerrando a agenda do mês de novembro, a equipe estará desenvolvendo as ações no bairro da Passagem.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, explica que os mutirões são importantes não somente como forma de conscientização da comunidade, como também para atacar esses potenciais criadouros nesse período do ano com alta incidência de chuvas, onde historicamente há maior incidência de dengue. “Estamos intensificando os trabalhos e envolvendo a população para evitar a transmissão da doença”, afirmou.

Prefeito de Ibicaraí vai assinar convênio em Salvador para reforma da Feira Livre

O Prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, estará em Salvador na próxima segunda-feira, 10, para assinar o convênio para reforma da Feira Livre e Mercado de Carnes junto ao governador Rui Costa. O ato acontecerá na Secretaria de Infraestrutura da Bahia - Seinfra, às 14h.

O recurso é no valor de R$800mil, conforme informou o prefeito Lula Brandão. “É uma alegria receber esse investimento para o nosso município. Ibicaraí está aguardando ansiosamente por essa obra e, desde o inicio do ano, temos corrido atrás para conseguir trazer melhorias que mudem a vida do ibicaraiense. Só tenho a agradecer ao governador Rui Costa pelo olhar especial com a nossa cidade e ao secretário da Serin, Josias Gomes, por sempre nos receber em seu gabinete e atender ao nosso município”.


Da - Assessoria de Comunicação 

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Prefeitura de Itacaré realizará projetos de pavimentação e urbanização em Taboquinhas



A Prefeitura de Itacaré estará realizando uma série de projetos de pavimentação, requalificação e urbanização no distrito de Taboquinhas. Dentre as ações que serão realizadas no local estão a pavimentação do bairro da Portelinha, beneficiando dezenas de famílias carentes, requalificação e urbanização da rua João Coutinho, antiga Rua do Jenipapo, além do projeto de urbanização da orla da Beira Rio, com a construção de espaços de eventos e implantação de um parque esportivo para as mais diversas modalidades.

Na quinta-feira equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano foram até o distrito de Taboquinhas para realizar o levantamento topográfico, medições e as anotações para a elaboração dos projetos. No bairro da Portelinha a pavimentação vai garantir um melhor acesso aos moradores e mais qualidade de vida, além de deixar o local muito mais bonito. Já a rua João Coutinho será requalificada, ganhará novos passeios, jardins e funcionará como espaço de lazer e ponto de encontro. A Beira Rio vai ganhar um projeto de reurbanização total, com espaços para eventos e a prática das mais diversas modalidades esportivas, deixando muito mais bonito um dos principais cartões postais do distrito de Taboquinhas.

MORRE PROFESSOR COSTA

 NOTA DE PESAR
 
              A Rede de Ensino FTC lamenta com pesar o falecimento do ex-diretor da FTC Itabuna, Professor Antônio da Silva Costa, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro.  
               A Instituição ressalta a competência, a honestidade e a ética como qualidades que marcaram a gestão do Professor Costa à frente da FTC Itabuna, entre os anos de 2005 e 2007, nos quais com lucidez e serenidade soube conduzir um dos mais desafiadores períodos da consolidação do Projeto FTC para o Sul da Bahia.

               À família enlutada, manifestamos os nossos sentimentos e a nossa gratidão por ter compartilhado conosco a convivência com um ser humano de tão grande valor.

Itabuna, 10 de novembro de 2017.

Rede FTC

________________________________________________________________

Do blog Expressaounica

Os pêsames também deste blog. Professor Antonio Costa era um grande amigo e nosso colaborador. 

Um grande homem! Um grande cidadão! Aqui cumpriu com o sewu dever, reconhecido por todos nós.

Que Deus, nosso Pai Supremo na Sua infinita espiritualidade e bondade, lhe conceda um ótimo lugar no Reino da Eternidade.   

Operação combate poluição visual em Ilhéus



Uma operação de combate à poluição visual foi iniciada hoje, 10 de novembro, no bairro do Pontal, em Ilhéus, tendo como alvo os totens e luminosos instalados de maneira irregular em áreas públicas e calçadas.  A ação conjunta reuniu prepostos do II Pelotão da CIPA (Companhia Independente de Polícia Ambiental), do Ministério Público da Bahia, da secretaria municipal de Infraestrutura (Seintra), através da Sutran (Superintendência de Trânsito), e da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), por meio da Superintendência de Meio Ambiente. 

De acordo com o superintendente de Meio Ambiente do Município, Emílio Gusmão, esses equipamentos vão de encontro ao Decreto 69/2016, que normatiza anúncios em vias públicas de Ilhéus. Ele explica que antes da operação, logo cedo, houve uma reunião com a participação do promotor Paulo Sampaio, da 11ª Promotoria do MPE/ Bahia, que acompanha de perto a operação e que disponibilizou o equipamento utilizado para a retirada dos totens. 

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

DINHEIRO SEM DONO PODE TER CHEGADO PORTUGAL COM AMIGA DE LULA

AMIGA ÍNTIMA
DINHEIRO SEM DONO PODE TER SIDO LEVADO A PORTUGAL POR ‘ROSE’
DINHEIRO SEM DONO PODE TER CHEGADO PORTUGAL COM AMIGA DE LULA
Publicado: 10 de novembro de 2017 às 00:01 - Atualizado às 23:50
ROSE NORONHA É SUSPEITA DE TER LEVADO MILHÕES A BANCO PORTUGUÊ
Rosemary Noronha, a “Rose”, amiga íntima de Lula, é uma das hipóteses das autoridades portuguesas na tentativa de identificar os donos dos 40 milhões de euros (R$153 milhões) abandonados no Banco Espírito Santo, sem que ninguém os reclame. A suspeita é que ao menos parte desse dinheiro é de brasileiros. O banco português, em liquidação, investiu os recursos em outros bancos em contas “jumbo”. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Em 2012, o então deputado Anthony Garotinho (RJ) denunciou que “Rose” levou a Portugal 25 milhões de euros. Jamais foi desmentido.
Garotinho disse que Rose foi a Lisboa com Lula levando os 25 milhões no avião presidencial. Jamais foi processado por causa da denúncia.
O dinheiro levado por Rose, reafirma agora Garotinho, fora depositado em agência do Banco Espírito Santo na cidade do Porto.
Para levar todo aquele dinheiro ao Porto, Rose usou uma empresa de transporte de valores, cuja apólice de seguro a cita como responsável.

Ilhéus sedia encontro do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas



O Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) está promovendo, até sábado (11), em Ilhéus, no sul da Bahia, o VII Encontro Regional Nordeste. O evento, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab), e da Prefeitura de Ilhéus, tem como objetivo desenvolver um olhar sobre as diversidades e integralidades, com o fortalecimento e empoderamento das mulheres portadoras do HIV/Aids.

Entre os temas abordados estão “Saúde mental e Aids, prevenção combinada”, “Importância do controle social”, “ativismo e movimentos sociais”, “atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e no Programa Saúde da Família”, e “empoderamento feminino na construção de políticas sociais”. Uma das palestras aborda a Ronda Maria da Penha, ação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que amplia a proteção das mulheres em situação de risco e que mantem uma unidade operando no eixo Itabuna/Ilhéus.

Ilhéus ganha Feira de Saúde nos dias 13 e 14


Visando contribuir com a melhoria do atendimento à saúde da população, a Fundação José Silveira (FJS), com a apoio da Prefeitura de Ilhéus, realiza nos dias 13 e 14 de novembro, uma Feira de Saúde. Serão disponibilizados à população do município e da região, consultas gratuitas em diferentes especialidades médicas, exames e orientações para uma vida saudável. A ação tem início na segunda-feira (13), na Igreja Batista Lindinópolis, bairro Conquista e na terça-feira (14), no Basílio, em frente ao Colégio Estadual, contando com as Unidades Móveis de Saúde da FJS e uma equipe multidisciplinar.

Faculdade de Ilhéus promove o Enem Fest 2017

Faculdade de Ilhéus promove
o Enem Fest 2017, no dia 11


A última fase do ENEM Fest 2017, ciclo de aulas de revisão para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, promovido gratuitamente pela Faculdade de Ilhéus, acontece no próximo dia 11 de novembro, véspera do último dia do processo seletivo, das 8 às 17 horas, no Centro de Convenções, localizado na Avenida Soares Lopes. Após as aulas, haverá festa de confraternização com a sensacional banda Alan Diniz.

No último sábado, dia 4, centenas de estudantes compareceram às aulas de revisão realizadas no Centro de Convenções de Ilhéus. Houve orientações para as provas de Português, Redação, Literatura, Geografia, História e Atualidades, com os professores Wilken Figueiredo, Sebastião Maciel e Ivan Cezar.

​​FICC paga oficineiros do PACAIS nesta sexta-feira

Daniel Leão dicionar legenda
Após assembleia realizada ontem, 8, na sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com funcionários e oficineiros do PACAIS - Programa de Arte e Cultura em Áreas de Interesse Social -, o presidente da entidade cultural, Daniel Leão, esteve na manhã desta quinta-feira, 9, no gabinete do prefeito Fernando Gomes, para expor todas as urgências e reivindicações do oficineiros.

Segundo o presidente da FICC, o prefeito Fernando Gomes mostrou-se sensibilizado e, com isso, garantiu a quitação do débito referente ao mês de setembro, que venceu no último dia 10 de outubro, ficando em aberto, apenas, o mês de outubro, cujo vencimento será amanhã, 10 de novembro.

Sesttran intensifica fiscalização de transporte clandestino de passageiros



      A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito –Sesttran - realizou durante o dia de ontem (08) uma operação de fiscalização com o objetivo de coibir a prática clandestina de transporte de passageiros. A ação contou com a participação das Diretorias de Transporte, com a mobilização de quatro agentes de fiscalização; de Trânsito, com três agentes e da Guarda Civil Municipal - GCM, além de contar com o apoio das Polícias Civil e Militar.
     
 A blitz itinerante foi realizada pela manhã nos bairros Lomanto, Jaçanã e São Caetano, contabilizando nove motos guinchadas e autuadas, sendo cinco por transporte clandestino de passageiros e quatro, por apresentarem situação documental irregular. Também um veículo de passageiros autuado e guinchado por documentação irregular.

Trabalho de regularização fundiária avança em Itabuna



Pátrick Monteiro
Comprometido em promover ações para a retomada do desenvolvimento de Itabuna, o Prefeito Fernando Gomes determinou, ao iniciar sua gestão, que fossem realizados trabalhos para a regularização fundiária em bairros do município. Esta medida, que é o ponto de partida para execução de obras de infraestrutura e melhoria da qualidade de vida da população, tem avançado em diversos bairros como o Daniel Gomes e Jorge Amado, e abre uma nova perspectiva às famílias dessas localidades.

         No Daniel Gomes, onde os trabalhos estão em fase final, intervenções como catalogação dos imóveis, traçado das poligonais, planta ilustrativa e identificação da certidão de inteiro teor da terra já foram realizadas. Ao avaliar esses avanços que se deram a partir do trabalho da comissão criada para tratar da questão fundiária do município, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Patrick Obera, destacou o comprometimento do corpo técnico da Sedur para otimizar os resultados desse processo.

Técnicos discutem agenda e ações para o encerramento do exercício de 2017

    
Técnicos de todas as secretarias e fundações municipais (FICC, Fundação de Assistência à Saúde e Fundação Marimbeta), bem como consultores da Pi, empresa que presta assessoria técnica e contábil à Prefeitura de Itabuna estiveram reunidos no Centro Administrativo Firmino Alves para discutir uma agenda de providências e ações para o encerramento do exercício de 2017. O debate também incluiu as medidas do governo municipal visando o ajuste das contas públicas.

Mutirão da Saúde no sábado para os moradores de Nova Ferradas

Os moradores dos bairros Ferradas, Nova Ferradas, condomínios Gabriela e Jubiabá serão beneficiados no sábado (11) com um Mutirão da Saúde promovido pela Prefeitura Municipal de Itabuna através da Secretaria de Saúde. A ação que integra a programação da Campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além do Diabetes, será concentrada na Unidade de Saúde da Família (USF) de Nova Ferradas, das 8h ao meio-dia.

Na Unidade de Saúde estarão sendo oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, consultas médicas, teste rápido de glicemia, HIV e de hepatite, atualização de vacinas e exame de próstata. O atendimento será feito mediante apresentação do RG e do cartão do SUS e contará com o apoio de técnicos do Cerpat e de estagiários da área de saúde da Unime.   

Projeto Caravana da Música traz grupo Skanibais dia 18 em Itacaré

O Projeto Caravana da Música desembarca no próximo dia 18 de novembro em Itacaré, trazendo como atração principal a banda Skanibais. O show será às 19 horas, na praça São Miguel, mas a proposta é de realizar durante o dia oficinas e encontros com estudantes para discutir arte e cultura.

O Projeto Caravana da Música é uma iniciativa que pelo segundo ano percorrerá diversos municípios baianos promovendo a circulação de artistas com apresentações gratuitas em espaços públicos e oficinas. A realização é da Maré Projetos Culturais, com patrocínio da Vivo e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, programa de incentivo fiscal da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e em Itacaré conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura.

TEMER DÁ ADEUS AO PSDB!

SE É POR FALTA DE ADEUS...
TEMER RIFA O PSDB ANTES DE 'DESEMBARQUE' PIROTÉCNICO
VAI SE LIVRAR DOS TUCANOS ANTES QUE SAIAM ESPALHAFATOSAMENTE
PARTIDOS MAIS LEAIS A TEMER, COMO PP E PMDB, COBRAM UMA ATITUDE EM RELAÇÃO AO PSDB. (FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

A presença ambígua do PSDB no governo está com os dias contados: o presidente Michel Temer decidiu dar xeque-mate no tucanato já nos próximos dias. É que, apesar de controlar 4 importantes ministérios, o partido contribui apenas com 20 votos na bancada de apoio ao governo na Câmara dos Deputados. Temer vai se livrar do PSDB antes de virar alvo de uma saída pirotécnica do partido do governo, em dezembro. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Tucanos que fingem não serem governistas articulam uma espécie de “bananaço” a Temer, durante a convenção nacional de dezembro
Além de adorar o “muro”, o PSDB não suportava a vida de oposição, longe dos cargos públicos federais. Com Temer, ganhou mais de 1000.
Partidos mais leais a Temer, como PP e PMDB, cobram uma atitude em relação ao PSDB desde a primeira denúncia contra o presidente.
O PSDB pediu “paciência” a Temer até sua convenção de dezembro, quando elegerá a nova direção. O presidente desistiu de esperar.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Legislativo conhece projeto da faixa exclusiva para ônibus em Itabuna


No âmbito de obrigações contratuais com a Prefeitura de Itabuna, as empresas de transporte urbano planejam implantar o sistema BRS na cidade. A proposta, segundo diretores da Aetu, é destinar 3 km de faixa exclusiva para os ônibus e, noutra frente, interligar toda a cidade com a construção de um terminal de transbordo na Avenida Amélia Amado e quatro estações de embarque. O projeto, intitulado SIT, foi apresentado aos vereadores nessa terça-feira, 07.  
    
Beto Dourado (PSDB) pediu agilidade do Executivo na aprovação e concretização do projeto. Para o parlamentar, o BRS pode minimizar e sanar problemas enfrentados diariamente pelos usuários do transporte coletivo em Itabuna. “Depende mais de vontade política que financeira; quase tudo será bancado pelas empresas”, frisou Dourado. E Ricardo Xavier (PPS) sugeriu que as obras sejam executadas diretamente pela Aetu para diminuir a burocracia.    

Audiência Pública discute projetos e investimentos nas diversas áreas do governo municipal

     
    O secretário da Fazenda e Planejamento, Moacir Dantas Messias e o diretor de Planejamento Econômico, Heleodoro Nunes Filho participaram, na Câmara de Itabuna, de uma audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual que será votada até o final do ano, com uma previsão de receitas e despesas de R$ 607 milhões no próximo ano. A sessão foi presidida pelo vereador Enderson Bruno dos Santos, o Guinho, e teve questionamentos de representantes de diversos partidos, além da participação de pessoas da comunidade.

Moacir Messias informou que na próxima semana o ciclo de audiências será concluído com a apresentação das previsões de investimentos em setores estratégicos como Educação, Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, FICC, FASI e Marimbeta. Na apresentação desta semana Heleodoro Nunes Filho informou que em 2018 deverão ser destinados para a Câmara de Vereadores R$ 13,2 milhões, além de R$ 2,1 milhões para o Gabinete do Prefeito, R$ 450 mil para o gabinete do vice-prefeito e R$ 3 milhões para a Secretaria de Governo.

Prefeito recebe nova proposta pedagógica para a educação pública em Itabuna

 
O prefeito Fernando Gomes recebeu da Secretaria de Educação, a nova proposta político-pedagógica intitulada “Pelo Direito de Aprender” que será implantada a partir do próximo ano letivo na rede municipal de ensino em Itabuna. O documento com 366 páginas foi entregue na manhã de quarta-feira (8), pela titular da secretaria, Anorina Smith Lima, e atende ao desejo do prefeito que espera, a partir da aplicação da nova metodologia em sala de aula, dinamizar e melhorar a qualidade do ensino nas escolas do município. 

A secretária explicou que ao elaborar a nova proposta, a Secretaria de Educação pretende promover junto aos professores e a comunidade escolar, reflexões a respeito da teoria e da prática pedagógica em busca do aperfeiçoamento para uma melhor qualidade do processo do ensino e aprendizagem, o que, na opinião dela, vai garantir aos alunos o direito de aprender.   

Moacir Dantas Messias parou à Câmara

 Itabuna corta gastos e enfrenta problemas das gestões anteriores

       Além de enfrentar as consequências da crise econômica do país, que resultou numa redução da arrecadação e dos repasses através do governo federal para os municípios brasileiros, o que exige o ajuste das contas públicas e cortes de gastos, a prefeitura de Itabuna também convive com a herança deixada pelas gestões anteriores que deixaram de pagar FGTS, uma dívida agora estimada em mais de R$ 73 milhões. A prefeitura foi autuada recentemente pela Receita Federal em mais de R$ 9 milhões, como consequência de pagamentos a menor do Pasep entre 2015 e 2016.

PREFEITURA DE ITABUNA REALIZA MUTIRÃO DO BOTOX NO CREADH

Lísias Miranda
Cerca de 50 pacientes com doenças adquiridas ou portadores de síndromes neurológicas foram selecionados para receberem, na próxima sexta-feira (10), aplicação de toxicina botulínica. Todos os pacientes são clientes do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A ação acontece numa parceria estabelecida entre o Rotary Club de Itabuna e o Governo do Estado, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Joselito Ribeiro Brito Filho, coordenador do CREADH, explicou que “é importante que as pessoas saibam que as pesquisas desenvolvidas sobre os usos de toxicina botulínica, também conhecida como botox, estão para além do que a maioria sabe. Muitos pensam que serve apenas para cirurgias de estética e para os tratamentos de rejuvenescimento, mas na verdade, nos pacientes neurológicos com dificuldades de movimento em partes do corpo, essa aplicação ajuda bastante a recuperar os movimentos”, disse.

Santa Casa mobiliza Novembro Azul e renova parceria com SEST-SENAT e PRF

Neste Novembro Azul, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna trabalhará dois temas centrais de promoção à saúde: o combate ao Diabetes, em parceria com o Mutirão do Diabetes, e a Prevenção ao Câncer de Próstata, área de referência da instituição classificada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). 

A primeira ação da campanha será nesta quinta-feira (09), no Posto da Polícia Rodoviária Federal (BR 101, no Km 503 - Itabuna-Itajuípe), onde a Santa Casa participará do Programa de Prevenção da Acidentes CNT - SEST SENAT. A ação integra o Programa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) pela Prevenção de Acidentes - etapa Transportando Saúde nas Cidades, executado pelo SEST-SENAT - Unidade Itabuna.

Entre as 7h30 e 11h30, profissionais da Santa Casa estarão garantindo orientação psicológica e orientações em saúde sobre prevenção ao câncer e diabetes. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, também haverá atendimento de um médico clínico geral. A equipe da ONG Unidos pelo Diabetes/Hospital de Olhos Beira Rio também estará no local divulgando as ações do Mutirão do Diabetes em Itabuna.
Por - Jack Simões