sábado, 4 de novembro de 2017

Prefeito de Ibicaraí tem alto índice de aprovação nos primeiros 210 dias de mandato


O Prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, foi indicado pelo Instituto Tiradentes para ser homenageado com a “Medalha Alferes Tiradentes – Colar Ouro”, devido ao alto índice de aprovação nos primeiros 210 dias de mandato. De acordo com pesquisa feita pelo Instituto, via consulta telefônica, entre os dias 11 e 18 de setembro, 78% dos entrevistados consideraram ótimo ou bom os primeiros dias de gestão de Lula Brandão frente à Prefeitura de Ibicaraí.
Segundo carta enviada ao prefeito pelo diretor do Instituto, José Castro, a “Medalha Alferes Tiradentes é conferida apenas aos políticos que obtiveram aprovação na mencionada pesquisa e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade”. Veja ainda:Unidade de Saúde Dr. Ferreirinha já está em funcionamento

STF mantém liberdade de expressão no ENEM

STF mantém liberdade de expressão de estudantes nas provas do Enem

ministra Cármen LúCIA

Do - amazonas.bncamazonia.com.br - A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, decidiu, neste sábado (4), manter a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que determinou a suspensão da regra prevista no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que diz que quem desrespeitar os direitos humanos na prova de redação pode receber nota zero.
O tema foi levado ao Supremo em recursos da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A decisão que suspendeu a norma do edital do Enem, no último dia 26, foi do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e atendeu a um pedido da Associação Escola Sem Partido, que alega que a regra era contrária à liberdade de expressão.
O Inep só foi notificado da decisão judicial na quarta-feira (1), e aguardava o inteiro teor do acórdão.
O Enem será realizado neste domingo (5) e no dia 12, em todo o país.
Fonte: Agência Brasil

Foto: Fotos Públicas

PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL A FERNANDO GOMES.


 O candidato derrotado por Fernando Gomes nas últimas eleições, Mangabeira do PDT, em entrevista ao programa do comunicador Jota Silva (Show do Jota Silva), através dos microfones da Rádio Jornal de Itabuna, no último dia 02, deste mês, ainda com uma grande raiva e uma perseguição implacável ao atual prefeito, informou que ACM Neto, lhe ofereceu o DEM, mas ele não aceitou, pois conta com o respeito e a lisura do seu partido; “mas estamos em conversação!”. diz

No andamento da entrevista onde a pauta foi o prefeito Fernando Gomes, Mangabeira disse que no atual governo só tem coisa errada  e conluio, tudo feito a toque de caixa! Porém quem tem boca fala o que quer.  Dizendo que caso venha a ser prefeito de Itabuna; “pois, com certeza vamos ter outra eleição suplementar em Itabuna. Vou entregar tudo isso a policia!”. 

Hoje misturado com ACM Neto e Augusto Castro, quando dizia que não se misturava com ninguém, deu como certa a realização de outro pleito. Para isso seus advogados estão acompanhando todo o processo em Brasília, ironizou que hoje o lixo de Itabuna é de luxo, pois custa muito caro, “dentro de um contrato misterioso!”.

Afirmando que 70% da população de Itabuna são contra o governo de Fernando Gomes, Mangabeira disse, ainda, que se houver a eleição, ele desistirá da candidatura de deputado e concorrerá a prefeitura, pois acredita na sua vitória.

Traindo os seus eleitores, garantindo que não se misturava com ninguém e hoje misturado, a perseguição de Mangabeira, a Fernando Gomes é implacável, já uma obsessão, uma doença. Já que o seu maior sonho é ser prefeito, por que não formar uma união e ajudar o progresso da cidade,    mesmo sendo o maior perseguidor do atual prefeito.

Queira ou não queiram, até o momento, Fernando Gomes foi quem mais construiu em Itabuna! A história está ai para provar. Se fosse mau gestor, não teria sido eleito, cinco vezes prefeito de Itabuna, três vezes deputado federal e duas vezes presidente da AMURC, sendo um dos seus fundadores. Deixem o homem trabalhar!

É como já disse o grande jornalista e hoje escritor Waldeny Andrade, na primeira página em editorial do grande Diário de Itabuna; "A politica é coisa do diabo!". Enquanto isso,  Fernando Gomes confiante e buscando recursos para o desenvolvimento deste município, diz que o seu partido é Itabuna;  “enquanto os cães ladram a carruagem passa!”.

Assim pensamos; Nós pensamos assim!    

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

NOVO AUMENTO DE GAS

Petrobras aumenta preço do gás de cozinha em 4,5% a partir de amanhã

Do - jornaldamidia.com

2
Cristina Indio do Brasil
Agência Brasil
Os preços do gás de cozinha para uso residencial em botijões de até 13 kg (GLP P-13), vão aumentar em 4,5% nas refinarias, em média, a partir da 0h deste domingo (5).
A causa principal do reajuste é a “alta das cotações do produto nos mercados internacionais’
Segundo a companhia, a causa principal do reajuste é a “alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no hemisfério norte”. Ainda conforme a companhia, a variação do câmbio também contribuiu para a necessidade do aumento.

ALAGOAS É O PIOR LUGAR PARA JOVEM VIVER


PIOR DO BRASIL
ALAGOAS É O PIOR LUGAR PARA JOVEM VIVER BEM, DIZ PESQUISA
ESTADO TEM MAIS JOVENS SEM ESTUDO E EMPREGO E GRÁVIDAS PRECOCES
CENÁRIO PARA JUVENTUDE EM ALAGOAS APRESENTA A PIOR PERSPECTIVA DE QUALIDADE DE VIDA (FOTO: ALEXANDRE BASTOS)

Do - Diário do Poder - O Estado de Alagoas tem as piores condições para os jovens viverem bem no Brasil. Esta é a conclusão do levantamento da consultoria Macroplan, que considerou dados de 2015, primeiro ano do governo de Renan Filho (PMDB).
Alagoas obteve o pior Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE) para a Juventude do ranking, com 0,184, na escala que vai de 0 a 1, no qual quanto mais próximo de zero, pior é a condição para a juventude.
O IDGE avaliou a situação da juventude em todos os estados brasileiros sob três indicadores diferentes: quantidade de jovens com ensino superior completo, gravidez precoce e proporção de jovens que não estudam, não trabalham e não procuram emprego, grupo conhecido como “juventude nem, nem, nem”.

ENEM: PEDIDO DE SUSPENSÃO SERÁ APRECIADO PELA PRESIDENTE DO STF

ENEM
INEP RECORRE AO STF CONTRA DECISÃO QUE ANULA CRITÉRIO DE CORREÇÃO DO ENEM
PEDIDO DE SUSPENSÃO SERÁ APRECIADO PELA PRESIDENTE DO STF, MINISTRA CÁRMEN LÚCIA
Publicado: 03 de novembro de 2017 às 17:10
INEP CITA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO E PACTOS INTERNACIONAIS DOS QUAIS O BRASIL É SIGNATÁRIO PARA REFORÇAR PEDIDO AO STF. FOTO: DEBORA ELY/AGÊNCIA RBS

Do - Diário do Poder - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), ingressou com recurso no Supremo Tribunal Federal contra a decisão judicial que anulou um dos critérios de correção da redação do Enem 2017, que tratava da eliminação de candidatos que usassem termos contrários aos direitos humanos no texto da prova.
O pedido de suspensão de liminar apresentado pelo Inep deve ser apreciado pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, que está no plantão judicial da Corte Suprema.
No pedido, o Inep cita a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e pactos internacionais dos quais o Brasil é signatário. E argumenta que “a educação está indissociavelmente associada aos direitos humanos, assunto que deve ser objeto de avaliação na prova como um todo, e não apenas em determinada competência.

Faculdade de Ilhéus realiza aulão de revisão para o Enem


Além de disponibilizar aulas on-line das matérias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017, a Faculdade de Ilhéus promove aulas presenciais de revisão para as provas que serão aplicadas pelo MEC (Ministério da Educação) nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o país. As aulas são gratuitas e serão realizadas nos sábados 4 e 11 deste mês, vésperas dos dias de provas, no Centro de Convenções de Ilhéus.

Em Ilhéus, choveu 54mm em duas horas, revela Defesa Civil


 Ilhéus registrou em apenas duas horas de chuva, durante a noite de ontem (2), um índice pluviométrico de 54mm. A informação é da Defesa Civil. O resultado destas fortes chuvas foram diversos pontos de alagamento, queda de árvores e de placas sinalizadoras ou comerciais e cinco desabamentos parciais, sendo três em residências e dois em lojas.

Este é o saldo apresentado hoje (3) pela manhã, pelo coordenador da Defesa Civil, Joandres Nere. Ele assegura que o trabalho da Defesa continua e a equipe permanece de plantão, pois ainda estão previstos para esta sexta-feira (03), mais 30mm de chuva na cidade.

Igreja Nossa Sra. da Conceição abre novenário com uma caminhada pela paz em Itabuna


 Uma caminhada programada para as 18 horas do dia 28 deste mês,  abrirá, oficialmente, a programação do tradicional novenário em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, cuja comemoração festiva acontece no dia 8 de dezembro. O evento com o tema “Caminhada da Paz com Maria” está sendo elaborado pela Igreja Católica do bairro Conceição, junto com as comunidades do São Pedro e do Senhor do Bonfim, na Vila Zara.

Vestidos de branco e liderados pelo Frei Antônio Carlos Calazans, os fiéis  percorrerão as principais ruas do bairro distribuindo panfletos para anunciar e convidar a população para o inicio do novenário, dia 29/11 e também para conscientizar os moradores sobre a violência no bairro. “Todas as famílias estão convidadas a participar desse ato em busca da paz”, destaca o religioso.

Taxistas com pendências são convocados pela Sesttran


Diretoria de Transporte convoca taxistas com pendências na Sesttran


            A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) está convocando, por meio da Diretoria de Transporte, os taxistas que tiveram seus nomes incluídos no Edital de Convocação  42/2017, publicado no Diário Oficial do Município, para que compareçam à sede do órgão no aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Lomanto Júnior, até o dia 6 de novembro próximo, quando será encerrado o prazo para a solução das pendências existentes.

      A Diretoria de Transporte destaca ainda, que findo este prazo, os taxistas considerados em situação irregular poderão ser submetidos a um processo de cassação do alvará, que serve como uma espécie de concessão para a prestação de serviços ao público.
Foto: Waldyr Gomes

Hospital de Base reativa serviços visando melhorias de atendimento aos paciente do SUS

Márcia Rodrigues (preto) 

O Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (HBLEM) implantou um novo serviço e reativou outros dois que farão diferença a centenas de pacientes atendidos diariamente naquela unidade. Trata-se da regulação que foi implantada esta semana e os serviços de anestesiolgia e de recepção ambulatorial que já estão em pleno funcionamento. O serviço de anestesiologia visa melhorar a segurança na assistência ao paciente que necessita de intervenção cirúrgica de urgência, emergência ou eletiva.

O anúncio da implantação do setor de regulação no hospital, foi dado na manhã da ultima quarta-feira (dia 1º.) pela diretora da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna – FASI, Márcia Rodrigues. A nova unidade permitirá maior agilidade e economia de tempo e de dinheiro aos pacientes que não precisarão mais se deslocar até a Central de Regulação para solicitar o visto de pedido de exames e de outros procedimentos.

Campeonato Interbairros chega a oitavas de finais


O Campeonato Interbairros de Futebol 2017, organizado pela Prefeitura de Itabuna, através da Diretoria de Esporte da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), chega agora à fase das oitavas de final. Das 53 equipes que iniciaram a competição, apenas 16 permanecem na disputa pelo título.

A partir de agora todos os jogos serão realizados no Estádio Luiz Viana Filho.  Os primeiros jogos desta fase serão iniciados no próximo sábado, 4. Um dos times favoritos ao título, a Califórnia, enfrenta o São Lourenço, às 14h. No mesmo dia, às 16h, Sinval Palmeira encara o Nova Ferradas, atual campeã. Já no domingo, 5, os confrontos serão no período da manhã. Às 8h15min, também no Estádio Luiz Viana Filho, Novo Fonseca duela contra o Sarinha; e às 10h15min Vila Zara e São Pedro disputam a vaga para às quartas de finais.

Prefeitura de Itabuna estuda solução viável para Shopping Popular


Ao assumir a Prefeitura de Itabuna, em janeiro último, o prefeito Fernando Gomes determinou que equipes técnicas das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente atuassem em busca de uma solução viável para conclusão segura e definitiva do Shopping Popular. Após inúmeras inspeções que incluíram a contratação de empresa especializada em análise estrutural, a prefeitura acionou o Ministério Público para que a Construtora Status e a gestão passada sejam responsabilizadas pelo dinheiro gasto no empreendimento inacabado.

Aumenta adesão dos contribuintes itabunenses ao Refis

Secretária Moacir
       O desempenho do Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis) que atingiu a negociação de mais de 3,6 mil parcelamentos  no final de outubro, e termina num prazo de 40 dias, agradou o secretário da Fazenda e Planejamento, Moacir Dantas Messias que participou de uma avaliação das ações com técnicos da Divisão de Tributos. A expectativa, segundo ele, é ampliar a adesão nesta última fase do programa, com a intensificação do parcelamento de dívidas com o IPTU, ISS e outros tributos municipais vencidos até  31 de dezembro de 2016.

      O secretário elogiou o empenho dos técnicos e auditores da Divisão de Tributos, “uma equipe de profissionais qualificados e que atuam no atendimento direto ao público no período das 8 às 14 horas.” A equipe também tem enviado aos maiores devedores do governo notificações e informações sobre as facilidades oferecidas com o parcelamento em até 60 meses.

AVIÃO DE TEMER MAIS CARO DO QUE O DE LULA

AEROTEMER
NOVO AVIÃO DE TEMER CUSTA MAIS QUE O AEROLULA
GOVERNO ALUGA BOEING 767 PARA TEMER POR MAIS DE R$71 MILHÕES

O governo decidiu que viagens internacionais que demandarem mais de duas escalas serão feitas num Boeing 767, de maior autonomia, alugado por três anos pela Força Aérea Brasileira, em julho de 2016. Custo: US$ 19,8 milhões (cerca de R$71 milhões), em quatro parcelas. Lula, aproveitando na popularidade do 1º mandato, bancou US$ 56,7 milhões (R$ 167 milhões no câmbio da época, que corrigidos dariam R$ 360 milhões hoje), e comprou uma versão executiva do Airbus-319. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Os gastos para encher o tanque do 767-300ER, que comporta 92 mil litros de querosene de aviação, variam entre R$ 600 mil e R$ 1 milhão.
O Airbus, conhecido como Air Force 51 ou AeroLula, começou a operar 0km em 2005 pelo GTE (Grupo de Transporte Especial) da FAB.
O Boeing 767 alugado pela FAB transporta mais de 250 pessoas, o Airbus, 57. A autonomia do 767 é 30% maior que a do Aerolula.
Apesar de o Brasil ser o lar da Embraer, curiosamente ambos os aviões que atendem ao presidente da República são fabricados no exterior.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Reconhecimento de Helô Sampaio

Jornalista e professora  Helô Sampaio

Helô Sampaio

Emocionada, orgulhosa, agradecida. É muito adjetivo para começarmos a nossa conversa, não é, lindinho? Mas é assim que me sinto neste momento que falo com você, aqui, de Itabuna, recém chegada de Ibicaraí, onde o meu pai foi homenageado com inauguração de busto e a requalificação da praça que leva o seu nome. Não é maravilhoso para filhos verem os pais reverenciados pela comunidade que demonstra o maior respeito e bem querer por ele?
Meu pai formou em Medicina e logo foi para Palestina, então distrito de Itabuna onde, pouco depois da chegada, conheceu uma linda moça, Nieta, filha de italianos, casou-se com ela e nasceram cinco maravilhosos pimpolhos, sendo a mais bela e encantadora essa que vos fala, he-he.
Com a vida dedicada ao trato dos necessitados, meu velho, que era conhecido como ‘pai dos pobres’, nos criou com amor a terra e respeito ao povo, sentimentos que buscamos manter até hoje. Por isso foi muito especial para nós essa homenagem que a cidade lhe prestou, através do jovem prefeito, Lula Brandão, trinta e quatro anos após a sua morte.
Prefeito jovem, simpático e sorridente, que tive a honra de conhecer durante o evento. E que logo ficamos amigos e trançamos no papo, quando lhe disse que achei que faz uma excelente administração, pois a cidade está bem tratada, limpinha e o povo fala bem dele. Conheci seu pai, o pastor Bráulio, grande cidadão, que ajudou muito a comunidade e deve estar orgulhoso do filho.
Esta alegria, de estar na cidade com os velhos amigos; de conversar com Boró sobre as histórias da cidade, os casos engraçados e as figuras ilustres do nosso povo; de rever meus primeiros aluninhos, (comecei no ofício quando tinha apenas 20 anos); e ter a família quase inteira reunida (até Paulo veio de São Paulo só para o evento) ... não tem preço. Valeu a pena poder viver este momento.
Mas as emoções não pararam por aí. O meu querido colega, jornalista Joselito dos Reis, também ibicaraíense, que foi diretor do Sindicato dos Jornalistas comigo, lançou o seu livro Grito sem Eco, uma coletânea de poemas ‘pé no chão’, que gostei muito. Vejam um exemplo deste que leva o título de Menino Travesso:
Oh! Menino de rua/ Que sina essa sua!/ O que faz e fez para viver assim?/ Mendigando, chorando, rastejando/ E, ás vezes, roubando.../ E em cada porta de lar a implorar/ A apelar por uma migalha de pão/ Mas só encontra o desprezo e o repúdio/ Em cada olhar, gesto e falar/ Mesmo assim, vives por viver/ Esperando um novo amanhecer/ E a retribuição do sofrer no amor/ E nas lágrimas que derramou.
Estão vendo logo que Ibicaraí tem muitos gênios, não é? E dia 25 de novembro vai acontecer, em Salvador – e eu vou estar presente - o VIII Encontro dos Filhos e Amigos de Ibicaraí, evento que foi idealizado inicialmente por Narriman Oliveira, que deve estar feliz, lá do céu, vendo que sua idéia é realizada até hoje. Será no Cubanakan, antigo Bambara, no Jardim de Alá, a partir das 11 horas. As sumidades da terrinha estarão todas lá.
E estes eventos todos são ‘coroados’ com delicias preparadas por Inezita, minha amiga bonita do Salobrinho, que conseguiu o livro Fogão de Lenha, com receitas da mãe de Frei Beto, Maria Stella Libanio Christo, mineira da gema, que sabe cuidar das coisas saborosas. Provem este Beijo de Velha Bonita, receita de d. Stella. E tire esse sorrisinho safado da cara que você não está vendo velha bonita. Está vendo mulher bonita e gostosa, que nem o biscoitinho.
Beijo de Velha Bonita, de Stella Libanio
Ingredientes
-- 400g de açúcar
-- 3 claras batidas
-- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
-- 6 gemas
-- 2 vidros de leite de coco
-- 100g de manteiga
Modo de preparar                                                                                   
-- Fazer uma calda em ponto de fio com o açúcar e o leite de coco. Deixar esfriar e juntar os demais ingredientes.
-- Assar em forminhas untadas. Depois de frios tirar das forminhas com cuidado, pois são muito delicados.
Saborear com o mesmo gosto com que eu, Julia e Ana, minha irmã fizemos: lambendo os dedos, sem cerimônia.

CENTRAL DE REGULAÇÃO PASSA POR REFORMA NO PISO





 CENTRAL DE REGULAÇÃO NÃO FUNCIONARÁ NESTA SEXTA-FEIRA
A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Central de Regulação do SUS não funcionará nesta sexta-feira (3), estando o atendimento ao público interrompido extraordinariamente.

A diretora da Central de Regulação, Controle e Avaliação do SUS, Celine Ferraz Minervino explica que a interrupção será necessária porque porque na sede foi identificado um problema no piso, soltando um pó que é bastante prejudicial aos paciente quanto aos funcionários.

Ibicaraí cumpre meta de cobertura do Bolsa Família


O número de beneficiários do programa Bolsa Família, do Governo Federal, em Ibicaraí vem sendo ampliado desde o início de 2017, segundo mostrou o relatório publicado em outubro pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Alessandra Brandão, há hoje no município 3.766 famílias beneficiárias, cumprindo a meta de cobertura do programa estabelecida pelo MDS.

Segundo a secretária, os integrantes das famílias que fazem parte do programa social equivalem a aproximadamente 40% da população do município. Dados do MDS apontam que, desse total de famílias, 2.622 núcleos familiares estariam em condições de extrema pobreza caso não estivessem recebendo essa transferência de renda.

Cemitérios de Ilhéus abertos até às 17 horas

Através da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), a Prefeitura de Ilhéus promoveu ações de limpeza e manutenção em todos os cemitérios da cidade, que devem receber maior fluxo de visitantes no feriado nacional de Finados, neste dia 2 de novembro, quinta-feira. Segundo informação do encarregado pela coordenação dos serviços, Marcos Antonio Leonardo Clemente, todos os cemitérios do município estarão abertos das 7 às 17 horas.

SAUDADES!

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

DEU MENGÃO!


Em jogo eletrizante no Maracanã o Flamengo empata de  3 x 3 com o Fluminense e se classifica para as semi-finais  da Taça Sul Americana. O flamengo chegou a está perdendo  por 3 x 1, mas reagiu e empatou. Só não venceu por infelicidade de Diego, que recebeu uma bola limpinha  e o goleiro Cavaliere, fez grande defesa.  

Polícia Civil prende forte armamento em Itabuna

Polícia Civil faz operação e prende empresários acusados de fornecerem munições para criminosos

Nesta quarta-feira (01), a Polícia Civil realizou uma mega operação na madrugada em Itabuna e Ubaitaba. Segundo o delegado André Aragão, coordenador da 6ª Coorpin, que comandou a operação, o principal objetivo foi o combate à venda ilegal de munições para bandidos de facções criminosas.

Mais de 80 policiais civis da 6ª e 7ª Coorpin, entre investigadores, escrivães e delegados, participam da ação que ocorreu no centro de Itabuna; no Morro dos Macacos, localidade do bairro Fonseca de Itabuna; e no município de Ubaitaba.

Itabuna com programação especial para o Dia de Finados


 A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, por meio do Setor de Necrópole, finalizou os preparativos para deixar o Cemitério Campo Santo apto para acolher os milhares de itabunenses que, tradicionalmente, costumam visitar o local a cada 2 de novembro para reverenciar seus entes queridos, durante as comemorações do Dia de Finados.

Em parceria com a Diocese de Itabuna, a Santa Casa programou celebrações de Missas a cada hora. O primeiro ato litúrgico terá inicio às 7 horas, na Capela do Cemitério, sob a responsabilidade da Paróquia Santa Rita de Cássia. Às 11 horas acontece a celebração que encerra a programação matutina, a cargo da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias.

Minha Casa Minha Vida ainda não tem data para novas inscrições

Assistência Social informa que não abriu inscrições para o Minha Casa Minha Vida

 A prefeitura de Itabuna, através da Secretaria municipal de Assistencial Social (SAS) informa que ainda não iniciou o processo de inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida.  De acordo com o Departamento de Combate à Pobreza da SAS, não há previsão para abertura das inscrições, uma vez que o município aguarda a vinda de novos projetos de obras junto ao Ministério das Cidades para, posteriormente, iniciar as inscrições.

A secretária Sandra Neilma orienta a população a ter cuidado com boatos sem fundamento sobre eventuais inscrições para os programas habitacionais. Segundo a secretária, o município só irá abrir novas inscrições para o programa Minha Casa Minha Vida a partir da confirmação de novos empreendimentos por parte do Governo Federal.

Erradicação de árvore em praça do Santo Antônio atendeu recomendação dos comerciantes

 Erradicação de árvore em praça do Santo Antônio atendeu  recomendação de técnicos da fiscalização ambiental

       Depois da erradicação de um pé de fícus e poda de outras seis árvores na praça do bairro Santo Antônio, realizada pela Divisão de Parques e Jardins e autorizada pelo Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, atendendo a uma queixa de empresários da área, técnicos da prefeitura estudam agora a escolha de mudas que serão colocadas no espaço utilizado pelos moradores da comunidade, empresários ali estabelecidos e motoristas de taxi.

Prefeitura de Itabuna estuda solução viável para Shopping Popular



Ao assumir a Prefeitura de Itabuna, o prefeito Fernando Gomes determinou que equipes técnicas das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente atuassem em busca de uma solução viável para conclusão segura e definitiva do Shopping Popular. Após inúmeras inspeções que incluíram a contratação de empresa especializada em análise estrutural, a prefeitura acionou o Ministério Público para que a empresa Status e a gestão passada sejam responsabilizadas pelo dinheiro gasto no empreendimento inacabado.

O Secretário Patrick Olbera Monteiro, titular da Sedur, informa que a prefeitura obteve o laudo técnico pericial da obra em que foi constatado erro de projeto e de execução e que, a partir dessa informação, o prefeito Fernando Gomes determinou que o procurador geral do município, Luiz Fernando Guarnieri, acionasse o MP para que sejam apuradas as irregularidades que cercam esta obra. “Ficamos muito triste em falar do Shopping Popular, por ter sido um grande desperdício de dinheiro público da gestão passada que pagou cerca de R$ 2 milhões à construtora antes da entrega da obra”.

Museu do Palácio Paranaguá tem frequência ampliada


Ao avaliar o número de visitas guiadas ao museu do Palácio Paranaguá que tem crescido nos últimos meses por conta de agenda feita por operadoras de receptivo e de alunos de unidades escolares de Ilhéus, a coordenadora do equipamento, professora Anarleide Menezes, declarou que “a abertura do espaço foi um ganho muito grande para a cidade. E as escolas das redes pública e privada têm trabalhado com isso”. A gestora considera que a visitação a museus é recurso pedagógico que sedimenta o conteúdo aprendido em sala de aula e oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal aos estudantes.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eduardo Bolsonaro conversa com Trump sobre eleições

O ex-presidente Jair Bolsonaro conversou por vídeo chamada com o candidato pelo Republicanos e ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trum...