sábado, 28 de outubro de 2017

PRESIDENTE TEMER PASSA POR CIRURGIA PARA DESOBSTRUIR URETRA

SEM PREVISÃO DE ALTA
PRESIDENTE TEMER PASSA POR CIRURGIA PARA DESOBSTRUIR URETRA
ELE ESTÁ NA UTI SEMI-INTENSIVA PODE TER ALTA NA SEGUNDA-FEIRA
Publicado: 28 de outubro de 2017 às 09:42 - Atualizado às 13:12

A EQUIPE DO HOSPITAL ESTÁ EM ALERTA PARA A POSSÍVEL CHEGADA DO PRESIDENTE DESDE A QUARTA-FEIRA FOTO: ALEX SILVA/ESTADÃO





Do - Diário do Poder - O presidente Michel Temer passou, na noite desta sexta-feira, 27, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por um procedimento cirúrgico de ressceção, ou raspagem da próstata, para a desobstrução da uretra. O procedimento durou cerca de duas horas. Temer se recupera na unidade de terapia semi-utensiva, sem previsão de alta. As informações são da assessoria do Planalto.
De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, a expectativa é de que um boletim médico atualizado seja divulgado a partir das 10 horas, quando a equipe médica responsável chegará para avaliação. Ele deve permanecer internado pelo menos até a próxima segunda-feira (30).

Prefeitura de Ibicaraí revitaliza Biblioteca Pública Municipal


Secretária de educação, Adriana Assis


Secretário Van e o Prefeito Lula Brandão
Adriana Assis, Waldyr Montenegro e
 Lula Brandão
A prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, revitalizou a Biblioteca Pública Municipal e mudou oficialmente o antigo nome, Castro Alves, para Waldir Pinto Montenegro Matos. Agora, a Biblioteca está funcionando durante o dia, das 8 às 12h e 13h30min às 17h30min, e pela noite, das 18h30min às 21h.  A reabertura da biblioteca aconteceu no dia 20 e contou com a presença do prefeito Lula Brandão, da vice-prefeita e secretária de Educação, Adriana Assis, e integrante da equipe da Educação. Além da secretária de Assistência Social, Alesandra Brandão, o secretário municipal de Saúde, Givanilson Francisco (Van) e o filho da professora, Waldyr Montenegro Matos (Boró). A ação fez parte das comemorações do aniversário de 65 anos de emancipação política da cidade.



ÓTIMA NOTICIA PARA A POPULAÇÃO DE ITABUNA

Nota de esclarecimento

Uma audiência convocada pela Vara da Fazenda Pública nesta sexta-feira (27.10) acordou entre o Município de Itabuna e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna a continuidade da prestação dos serviços médico-hospitalares do Hospital São Lucas. Com a anuência do Ministério Público Estadual representado, a Unidade segue funcionando nos termos atuais mediante celebração de aditivo contratual até 15.01.2018, a partir de quando o Hospital seguirá aberto e funcionando não mais como Pronto-Socorro, mas sim como Unidade hospitalar com leitos de retaguarda para UPA do município. 

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna registra o valor e reconhece a importância da Vara da Fazenda Pública e Ministério Público Estadual, bem como da Secretaria Municipal de Saúde e sociedade civil representada para o que considerou um desfecho de extremo bom senso e coeso com a qualidade da assistência  e sustentabilidade econômica necessárias à manutenção dos serviços de saúde.

Provedoria da SCMI

Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira apresentado em Ibicaraí



Aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 25, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, o lançamento do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira. O plano está sendo coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e conta com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente das cidades que compõem a Bacia do Rio Cachoeira.

O objetivo foi apresentar as ações desenvolvidas pela SEMA em prol da revitalização da bacia do Cachoeira, tais como: restauração florestal, realização de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais - CEFIR e a construção do Plano Estratégico de Revitalização do Rio Cachoeira, além de  dar continuidade ao diálogo entre as partes envolvidas e a sociedade civil organizada. A ação teve início com a apresentação da música Chora Cachoeira, dos compositores Carlinhos Boka e Cochise Cajon.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

EX-PRESIDENTE DILMA OUVIDA POR MORO

OPERAÇÃO COBRA
DILMA DIZ A MORO QUE ESCOLHEU BENDINE POR SEU DESEMPENHO NA PETROBRAS
ELA FOI OUVIDA COMO TESTEMUNHA DE DEFESA DO EX-PRESIDENTE DA PETROBRAS E DO BB
Publicado: 27 de outubro de 2017 às 15:48 - Atualizado às 17:54
ELA COGITOU A NOMEAÇÃO DE BENDINE PARA O CARGO PELO DESEMPENHO QUE TINHAM TIDO DIANTE DO BANCO DO BRASIL

Do - Diário do Poder - Na manhã desta sexta-feira (27) a ex-presidente Dilma Rousseff prestou depoimento, por vídeo conferência, ao juiz federal Sérgio Moro para prestar esclarecimentos sobre a indicação de Aldemir Bendine para a presidência da Petrobras.
Nessa ação ela foi ouvida como testemunha de defesa do ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil. Bendine ocupou a presidência da estatal após a saída de Maria da Graça Foster, em 2014. “Eu convidei o doutor Bendine e eu disse a ele que, para mim, era importante que ele deixasse a presidência do Banco do Brasil e fosse para a Petrobras".

ESPANHA DESTITUI GOVERNO DA CATALUNHA

TENTATIVA DE INDEPENDÊNCIA
ESPANHA DESTITUI GOVERNO DA CATALUNHA E CONVOCA ELEIÇÕES PARA DEZEMBRO
MEDIDAS FORAM TOMADAS APÓS PARLAMENTO DA CATALUNHA APROVAR INDEPENDÊNCIA

MARIANO RAJOY (FOTO) REPROVOU CARLES PUIGDEMONT POR NÃO TER COMPARECIDO AO SENADO PARA DEFENDER SEU POSICIONAMENTO (FOTO: DIEGO CRESPO/POOL MONCLOA)


Do - Diário do Poder - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, destituiu nesta sexta-feira, 27, o Parlamento da Catalunha e convocou eleições para o dia 21 de dezembro. A decisão foi tomada em uma reunião do Conselho de Ministros da Espanha. 
Mais cedo, o Parlamento regional catalão havia votado uma moção para dar início ao “processo constituinte” e se separar da Espanha. Minutos depois, o Senado espanhol aprovou a aplicação do Artigo 155, que autorizou a intervenção no governo da Catalunha e a destituição de seus líderes separatistas.
O Conselho de Ministros da Espanha decidiu a destituição do governador catalão, Carles Puigdemont, e de todo o governo regional da Catalunha (conhecido como Generalitat), assim como o diretor-geral da Polícia, Pere Soler. De acordo com o jornal espanhol El País, ao assumir as competências do presidente da Generalitat, assumiu automaticamente o poder de dissolver o Parlamento e convocar eleições. 

LIBERAÇÃO DE MACONHA!

DESCRIMINALIZAÇÃO
ADVOGADA DEFENDE LIBERAÇÃO DO CULTIVO DA MACONHA PARA USO MEDICINAL
DANIELA TAMANINI GANHOU AÇÃO INÉDITA E DEFENDE USO CIENTÍFICO
Publicado: 27 de outubro de 2017 às 19:47 - Atualizado às 21:25
RECENTEMENTE, DANIELA TAMANINI GANHOU, DE FORMA INÉDITA NO TJDFT UMA CAUSA QUE AUTORIZA UMA FAMÍLIA A PLANTAR MACONHA PARA FINS MEDICINAIS FOTO: CAPTURADA TV SENADO

Do - Diário do Poder - A advogada Daniela Tamanini, defendeu, durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, a liberação do cultivo de maconha para uso medicinal . O debate foi proposto pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), com objetivo de instruir a Sugestão Legislativa (SUG) 25/2017, que trata da descriminalização do cultivo da maconha para uso pessoal. O senador é o relator da proposta que teve origem em uma ideia legislativa proposta pelo cidadão Gabriel Henrique Rodrigues de Lima, de São Paulo, no Portal e-Cidadania.

Prefeitura faz demolições em invasão na Praia da Barra, em Ilhéus


No último dia 25, quarta-feira, o serviço de Fiscalização de Posturas da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), da Prefeitura de Ilhéus, cumpriu novas ordens de demolição de construções irregulares em áreas públicas, na localidade conhecida como Cominho, no Bairro da Barra, e no Joia do Atlântico, zona norte da cidade. A ação, realizada a partir das 8 horas, contou com o apoio da CIPPA - Companhia Independente de Polícia Ambiental, Ministério Público e secretaria municipal de Serviços Urbanos.

De acordo com o chefe do Serviço, Murilo Silva Alves, as construções irregulares estavam em andamento. “As demolições visam a obstrução de invasão em área pública ou em APP – área de preservação ambiental permanente - ou em área preamar (próximo às praias), sem autorização de nenhum dos Poderes, tanto da União, nem municipal ou estadual”, afirmou.

Ana Cláudia

Nota de pesar


          O prefeito Fernando Gomes lamenta a morte prematura da empresária Ana Cláudia Araújo  Lagariça, que faleceu hoje (27), em Salvador, para onde foi removida para tratamento especializado na capital do Estado.

          Ana Cláudia é sobrinha da secretária de governo, Maria Alice Araújo Pereira, e o prefeito Fernando Gomes além de manifestar “os sinceros sentimentos à família  e amigos neste momento de dor”, lembra que  ela era reconhecida por sua determinação, capacidade de luta, competência e elegância, “o que é uma grande perda para todos que convivemos com ela”. 


Técnicos discutem integração de ações da Patrulha do Som em Itabuna


         A integração de ações da Patrulha do Som que envolve equipes das secretarias de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) através da Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito; da Sustentabilidade Econômica, representada pela diretoria da Indústria e Comércio e Saúde, com a mobilização de agentes da Vigilância Sanitária, além de oficiais 15º Batalhão da Polícia Militar, foi objeto de uma reunião no anexo do Centro Administrativo Firmino Alves. A patrulha também atende demandas e denúncias da populaçãoConfraternização no dia do Servidor Público. Veja outras matérias 

Setor de Tributos amplia horário de atendimento ao público hoje e segunda para adesão ao Refis


A próxima segunda-feira (30) será o último dia para o contribuinte aderir ao Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis 2017) na Prefeitura de Ilhéus. Por este motivo, o Setor de Tributos da Prefeitura, localizado no Palácio Paranaguá, está estendendo o seu horário de atendimento ao público nestas sexta (27) e segunda-feiras (30). Nestas duas datas, o setor vai funcionar das 8h30min às 18 horas, de acordo com informação do Secretário Municipal da Fazenda, Adriano Sales.
O Refis visa promover a regularização de créditos no município decorrentes de débitos de contribuintes e devedores em geral, relativos aos impostos, taxas e multas previstas nos códigos de Posturas e de Obras de Ilhéus, devidos até 31 de dezembro de 2016, inscritos ou não em dívida ativa. A medida não se aplica ao Imposto de Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITIV). O programa será encerrado no último dia útil deste mês, dia 30.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 21º ENJAI

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 21º ENJAI E 3º CONGRESSO NACIONAL EXTRAORDINÁRIO DOS JORNALISTAS

A Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo realizam de 7 a 9 de dezembro, em Vitória, o Encontro Nacional de Assessores de Imprensa e o Congresso Extraordinário dos Jornalistas. Em pauta, impactos no mercado de trabalho dos jornalistas provocados pelas reformas trabalhista e da Previdência, a precarização das relações de trabalho em assessoria de imprensa, fraudes contra o jornalista e a organização sindical da categoria na conjuntura de desregulamentação do trabalho.

Os eventos são concomitantes e devem reunir na capital capixaba profissionais de todas as regiões do país, entre delegados (eleitos em assembleias dos Sindicatos de Jornalistas ou congressos estaduais) e observadores. Estudantes de Jornalismo também podem participar.

Prefeito Antônio de Anízio participa do movimento em defesa dos municípios


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio participou da movimento Pró-Município da UPB, nesta quinta-feira, 26, em Salvador, com a participação de mais de 350 prefeitos da Bahia. Entre os assuntos da pauta, os prefeitos reivindicaram mais recursos para os municípios, que nos últimos anos sofreu uma queda de 40 % no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Antônio de Anízio se mostrou otimista com o movimento e esperançoso com os resultados que os municípios poderão alcançar a partir da mobilização. “Nunca na história da Bahia aconteceu uma Mobilização desta. Mais de 350 prefeitos e prefeitas unidos. Só isto já é um grande resultado. Creio que vamos conseguir conquistar diversos itens da pauta, tanto na esfera Federal quanto na Estadual”.

Liberação de voos na Pampulha (MG) vai aumentar fluxo no aeroporto de Ilhéus



O anúncio da liberação de voos de grande porte no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, na última quarta-feira, pode influenciar diretamente na movimentação de passageiros no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, nesta alta estação.
A Gol ingressou com pedidos na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar com maior frequência no local. A empresa solicitou 66 voos para 15 novos destinos, que começarão a ser operados no dia 15 de janeiro de 2018, com Boeing 737-700.

Mesa empossa 1ª pessoa com deficiência na Câmara itabunense


Depois de 24 anos no Banco do Brasil, o ex-servidor público federal Marcos Gonçalves (de preto na foto) tomou posse nessa sexta, 27, como assistente administrativo da Câmara Municipal de Itabuna e tornou-se a primeira pessoa com deficiência a ocupar emprego na Casa. Portador de visão monocular, Marcos contraiu a deficiência visual na infância num acidente doméstico. Veja também Agenda da Câmara.

"GRITO SEM ECO" EM IBICARAÍ TEVE NOITE MÁGICA DE MUITA POESIA


Com grande sucesso, assim como aconteceu em Itabuna, o  primeiro livro de pensamentos e poesias, intitulado Grito Sem Eco, com prefácio do professor Raimundo Osório do Couto Galvão e apresentação do jornalista Nilson Andrade da Silva, ambos já em outra dimensão,  o poeta e jornalista Joselito dos Reis lançou ontem (26) à noite no auditório professor Oscar de Queiroz Mattos, da Câmara Municipal, o  seu livro em Ibicaraí, sua terra natal.

Toma posse a primeira diretoria do Conselho de Turismo de Itacaré


Um sonho que se tornou realidade e um marco na história do turismo de Itacaré. Assim definiram os empresários locais a posse da primeira diretoria do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Itacaré, eleita para o biênio 2017/2018, realizada na terça-feira, dia 24, no Auditório do Villa Ecoporan Hotel. De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a criação do conselho e a eleição de forma consensual da diretoria demonstra o compromisso das entidades de junto com o poder público formular, debater e implementar cada vez mais políticas públicas para o setor turístico, gerando mais desenvolvimento, profissionalização, emprego e renda para o município.
Antônio de Anízio citou uma serie de investimentos que vem sendo feito pelo poder público nos últimos meses e os projetos já estão sendo implementados na cidade que colocarão novamente Itacaré como um verdadeiro destino completo. E os reflexos desse trabalho, segundo o prefeito, já começam a ser sentidos com o aumento no fluxo turístico e a chegada de novos empreendimentos, o que demonstra que o empresariado voltou a acreditar no presente e no futuro de Itacaré. Ele fez questão de colocar que todas essas ações só serão possíveis se contar com o apoio e a união de todos, daí a importância do Conselho Municipal de Turismo nessa missão de caminhar junto com o poder público municipal para que Itacaré possa avançar cada vez mais.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

TEMER AGORA QUER CONCLUIR 4.000 OBRAS

INVESTIMENTO SERÁ DE R$ 50 BILHÕES
EMPREGO E RENDA
TEMER AGORA QUER CONCLUIR 4.000 OBRAS INACABADAS EM UM ANO
GOVERNO INVESTIRÁ R$50 BILHÕES PARA CONCLUIR OBRAS INACABADAS
A INTENÇÃO É CONCLUIR OBRAS ABANDONADAS COMO ESTA, DE UM HOSPITAL NO MATO GROSSO.

O governo prepara a campanha de lançamento de um arrojado programa cujo objetivo é passar a sensação de recuperar o tempo perdido, com tantas denúncias, determinando a conclusão de mais de 4.000 obras inacabadas em todo o Brasil, no prazo máximo de um ano. Esse programa deve gerar milhares de empregos e deverá injetar na economia cerca de R$50 bilhões. Trata-se do “Agora é avançar”. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
A ordem do presidente é “sacudir a poeira”, após vencer na Câmara a votação que suspendeu a segunda denúncia contra ele.
Com esse programa de obras, o governo espera “retomar o tempo perdido” com denúncias que quase sufocaram o seu governo.
Os números ainda estão sendo fechados. Num primeiro momento, a intenção era concluir 6.600 obras, mas na prática seria impossível.
Antes de anunciar o programa de mais de 4.000 obras, Temer vai festejar boas notícias sobre o pré-sal, nesta sexta-feira.

Ubaitaba é primeiro município a receber o Projeto Respeita as Mina – Litoral Sul


Aberto à comunidade, o evento será nesta quinta-feira (26)

O projeto Respeita as Mina – Litoral Sul, de enfrentamento à violência contra as mulheres, acontecerá em Ubaitaba, nesta quinta-feira (26), às 17h30, na quadra de esportes da Escola Municipal Osvaldo Cruz. O projeto prevê a realização de ações, a exemplo das caravanas Respeita as Mina da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), visando fortalecer a rede de atendimento às mulheres em situação de violência nos municípios da região.

Na ocasião serão realizadas oficinas de capacitação para representantes da rede de atenção, da sociedade civil e da juventude com o objetivo de melhorar o atendimento às mulheres e melhor acompanhar a responsabilização dos agressores. Realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, o projeto Respeita as Mina Litoral Sul resulta de Emenda Parlamentar do deputado federal  Davidson Magalhães (PCdoB).

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

A Câmara de Ibicaraí recebe Joselito dos Reis

Joselito dos Reis lança seu livro em Ibicaraí sua terra natal nos seus 65 anos, nesta quinta-feira, 26 às 19h!

Com prefácio do professor Raimundo Osório do Couto Galvão e apresentação do jornalista Nilson Andrade da Silva, já não mais entre nós, o poeta e jornalista Joselito dos Reis lança o seu primeiro livro de pensamentos e poesias, intitulado Grito Sem Eco, nesta quinta-feria, 26, sua cidade natal, Ibicaraí, após ter lançado com muito sucesso em Itabuna.

Em Ibicaraí, a noite de autografo será realizada no auditório Professor Oscar Mattos, da Câmara Municipal. às 19h, contando com o apoio do Clube do Poeta Sul da Bahia, entidade essa que o poeta fundou em 1991, em Itabuna.

Temer passa bem e deverá ter alta ainda hoje após internação


Quarta, 25 de Outubro de 2017 - 19:03

Após ser internado com problemas urológicos, Temer recebe alta

Após ser internado com problemas urológicos, Temer recebe alta
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
O presidente Michel Temer recebeu alta na noite desta quarta-feira (25), após ficar internado no Hospital do Exército, em Brasília, com obstrução urológica. Ele foi submetido a um procedimento de desobstrução da uretra e passa bem. Segundo a assessoria do Planalto, quando deixar o hospital, Temer seguirá para o Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-presidência. O presidente se sentiu mal na manhã, enquanto despachava no gabinete dele no Palácio do Planalto. (Do Bahia Notícias)

Marcelo Brandão,Yara Aquino e


Helena Martins
Agência Brasil

Após sofrer uma obstrução urológica, o presidente Michel Temer foi submetido a uma sondagem vesical na tarde de hoje (25). A sondagem vesical é a introdução de um cateter através da uretra até a bexiga, com o objetivo de drenar a urina. Segundo informou o Palácio do Planalto por meio de nota, o presidente passa bem, está repousando após o procedimento e deve ter alta ainda hoje.

Presidente Michel Temer passa mal e é encaminhado ao Hospital do Exército (HMAB) (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Enquanto despachava na manhã de hoje (25), o presidente sentiu um desconforto e, após avaliação no departamento médico do Palácio do Planalto, foi constatada uma obstrução urológica. Temer então seguiu para o Hospital do Exército para exames e devido tratamento.
Na porta do hospital, além de jornalistas, há cerca de 30 homens da Polícia do Exército. A primeira-dama Marcela Temer chegou por volta das 17h ao hospital.

TEMER VENCE DUELO

AO VIVO
TEMER VENCE DUELO COM A OPOSIÇÃO E ARQUIVA SEGUNDA DENÚNCIA
ELE TEVE 12 VOTOS A MENOS, E OPOSIÇÃO FICA LONGE DOS 342 VOTOS
Publicado: 25 de outubro de 2017 às 21:36 - Atualizado às 22:11
CADA VOTO “SIM” É A FAVOR DE TEMER E CADA VOTO “NÃO” É CONTRÁRIO AO PARECER DO RELATOR DA CCJ FOTO: LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Do - Diário do Poder - O presidente da República, Michel Temer, obteve mais uma vitória sobre a oposição na Câmara dos Deputados durante a análise da segunda denúncia enviada pela Procuradoria Geral da República. Com 251 votos a favor, o governo obteve 12 votos a menos que os 263 votos da primeira denúncia.
No meio da tarde desta quarta-feira (25) a Câmara dos Deputados ultrapassou o quórum de 342 deputados no plenário da Casa e vai começar a analisar a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Prefeitura de Itabuna realiza atendimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

 

A Prefeitura de Itabuna já está realizando os atendimentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Centro Administrativo municipal Firmino Alves, localizado na Avenida Princesa Isabel, nº 678, Bairro São Caetano. O atendimento que anteriormente era oferecido na Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), passou a ser realizado na sede da prefeitura de modo a atender ao público de bairros que não fazem parte da área de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Ao reforçar que o atendimento do BPC também segue sendo realizado nos CRAS, a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, destaca que a migração desse benefício para o Centro Administrativo tem por objetivo oferecer uma melhor prestação do serviço aos idosos e deficientes. A secretária ressalta que o governo do Prefeito Fernando Gomes tem uma preocupação especial com os idosos e com a população que mais precisa de amparo assistencial. Itabuna adere a mobilização nacional de prefeitos. Veja outras matérias

Prefeitura adere a movimento da UPB e não funciona nesta quinta



A Prefeitura de Ilhéus vai aderir ao Movimento Pró-Município que acontece nesta quinta-feira em toda a Bahia. Mais de 300 prefeitos já confirmaram participação na grande mobilização, que acontece em Salvador, durante todo o dia, para chamar a atenção de pautas prioritárias e da crise que assola os municípios da Bahia. Por conta da mobilização, as prefeituras fecharão as portas. Em Ilhéus, não haverá expediente, assim como na maioria das cidades do interior.

A concentração acontece às 8h, na sede da UPB, com marcha, às 8h30, em direção a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) – trajeto: 3ª Avenida, 5ª Avenida e 1º Avenida. No Plenário da Alba, às 9h30, acontece a sessão especial para discutir demandas dos municípios baianos. A programação continua no período da tarde, com retorno previsto para 13h30, para o Diálogo Municipalista com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Fenopo 2017 começa nesta 5ª feira e marca os 15 anos da Faculdade de Ilhéus



A Faculdade de Ilhéus realiza, a partir desta quinta-feira, dia 26 de outubro, a XII Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo 2017) com a participação de estudantes e professores de todos os cursos oferecidos na instituição, e abordagem da temática “Desenvolvimento Socioambiental - Empreender para Crescer”. O evento segue até o próximo sábado e marca o transcurso dos 15 anos de história da Faculdade.
Os estandes abrem para visitação às 17 horas. Em seguida, haverá apresentação musical com a Banda Via de Acesso e também do Grupo de Dança Inter Art dos alunos Ana Paula e Ramom. A palestra de abertura, às 18h50min, no auditório da Faculdade, sobre o tema “Em plena crise, quase 2 milhões de empresas foram abertas no último ano – Empreendedorismo por necessidade ou pela oportunidade?”, será conduzida pelo professor José Mario de Paula Ribeiro Júnior. Logo após, o especialista Roberto Lima Figueiredo faz palestra sobre “Herança Digital.”

Câmara itabunense fecha por um dia em adesão ao Pró-Município


Semelhante à Prefeitura itabunense, a Câmara Municipal de Itabuna fechará as portas, por um dia, nesta quinta, 26. Por maioria de votos, o Plenário decidiu aderir ao movimento Pró-Município, encabeçado no Estado pela União dos Municípios da Bahia (UPB). A entidade municipalista reclama de queda de receita, atraso de repasses e da situação de falência das prefeituras.

Em Itabuna, os dois Poderes (Executivo e Legislativo) ficarão sem expediente administrativo – com exceção de serviços essenciais, no caso da Prefeitura. Por conta da paralisação, a Casa de Leis itabunense adiou a audiência pública sobre o projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA). “A audiência será remarcada para 14 de novembro”, adiantou o relator Guinho (PDT).
 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...