sábado, 14 de outubro de 2017

UPA do Monte Cristo funciona em dezembro

Inaugurada e depois depredada no Governo Vane, só agora a UPA  vai funcionar
Conforme entrevista da Secretária de Saúde de Itabuna, Lísias Miranda, ao programa “Resenha da Cidade” apresentado pelo comunicador Roberto de Souza, neste sábado, 14, na Rádio Nacional, em dezembro ou inicio de Janeiro de 2018, a UPA do Bairro Monte Cristo entrará em pleno funcionamento.

A UPA terá dezesseis leitos, inclusive, dois especiais para doenças transmissíveis, contando com três médicos diários e funcionando 24 horas; “Essa iniciativa será um grande presente de Natal do prefeito Fernando Gomes aos tabaunenses”, disse.

Para a UPA funcionar plenamente conta com uma parceria do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado e do Município.  

Postos Médicos

Salvador - Deputados decidem requerer CPI para investigar ferryboat e lanchas

Enquanto a investigação não sai as pessoas morrem!


A falta de manutenção das embarcações do Sistema Ferryboat evidencia que a Agerba nem de longe fiscaliza a empresa que opera o Serviço, a Internacional Marítima. A Agerba  age quase como entidade de defesa da empresa  que   ela deveria fiscalizar. Qual o motivo para tanta proteção e para  negligência?
A falta de manutenção das embarcações do Sistema Ferryboat evidencia que a Agerba nem de longe fiscaliza a Internacional Marítima, a empresa que opera o serviço. A Agerba age quase como entidade de defesa da concessionária que ela deveria fiscalizar. Qual o motivo para tanta proteção e para tanta negligência da agência estadual?
Após dois acidentes ocorridos em menos de um mês na travessia Mar-Grande-Salvador – um com 19 vítimas – e os contantes problemas operacionais e de qualidade de serviços deficiente do Sistema Ferryboat, os deputados da bancada de oposição na Assembleia Legislativa decidiram por requerer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de forma a buscar respostas e soluções das autoridades envolvidas com brevidade.

PASSAGENS AÉREA AUMENTARAM 36%, APESAR DAS PROMESSAS DA ANAC

PREÇO DAS PASSAGENS
PASSAGENS AÉREA AUMENTARAM 36%, APESAR DAS PROMESSAS DA ANAC
AGÊNCIA PROMETEU PASSAGEM MAIS BARATA COBRANDO-SE POR MALAS
Publicado: 14 de outubro de 2017 às 00:01 - Atualizado às 06:52

O aumento de 35,9% nos preços das passagens aéreas desde o início da cobrança pelas malas, constatado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), comprova um estelionato que merece investigação. Para justificar a medida, que criou mais um negócio milionário para as empresas aéreas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que “a tendência” seria diminuir o preço da passagem. Não era verdade, claro. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Há suspeitas de conluio da Anac com as empresas aéreas, para a adoção da medida. E com o aval da Câmara dos Deputados.
O Senado aprovou resolução anulando decisão da Anac para cobrar pelas malas, mas era necessário o aval da Câmara dos Deputados.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, jamais colocou em votação a decisão do Senado suspendendo a resolução da Anac.
Com o mercado de aviação civil reservado a empresas “nacionais”, as passagens aéreas no Brasil estão entre as mais caras do mundo.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Moro dá 48 horas para Lula apresentar os recibos originais

Moro dá 48 horas para defesa de Lula entregar recibos originais de aluguel

O juiz federal Sérgio Moro deu hoje (13) prazo de 48 horas para que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregue os recibos originais do aluguel de um apartamento, localizado em São Bernardo do Campo (SP), vizinho ao que mora o ex-presidente.
Sérgio Moro e o ex-presidente Lula (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Sérgio Moro e o ex-presidente Lula (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
No fim de setembro, os advogados de Lula entregam cópias dos recibos, mas o Ministério Público Federal (MPF) pediu que veracidade dos documentos seja verificada. Em dois recibos foram inseridas datas que não existem: 31 de junho de 2014 e 31 de novembro de 2015.

SELEÇÃO DE ITABUNA ENFRENTA PORTO SEGURO NESTE DOMINGO NO ITABUNÃO

Estádio Luis Viana, local de muitos espetáculos
A Seleção de Futebol Amador de Itabuna fez hoje o último jogo treino para enfrentar a Seleção da cidade de Porto Seguro neste domingo às 15h no Estadio Luis Viana Filho (Itabunão).

O trenador da Seleção e sua diretoria acreditam que o time com certeza estará na 3ª fase do campeonato, considerado o maior do mundo, pois envolve times de várias cidades do Estado. 

O ingresso para o domingo até amanhã a tarde custará R$5,00 e pode ser adquirido na Lanchonete Rose, na Avenida do Cinquentenário, no prédio do Hotel Portugal. Com isso espera-se  um grande numero de torcedores para incentivar a Seleção Itabunense que já foi campeã por sete vezes, do interior da Bahia.

Júlio César Santos Leal

Nota de Pesar

            Com profundo pesar, o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, Antônio de Anízio manifesta os sentimentos a toda a família do ex-prefeito de Ibirataia, Júlio César Santos Leal, que nesta quinta-feira, 12, teve seu falecimento confirmado, após um trágico acidente automobilístico.
           
            Júlio era esposo da atual prefeita de Ibirataia, Ana Célia. No período de 2001 a 2004, ele foi prefeito do município e se consolidou como um representante político de grande influência.

  Neste momento de grande tristeza, o presidente Antônio de Anízio roga a Deus por paz e conforto aos familiares, amigos e toda a população de Ibirataia.


Presidente da Amurc
Antônio de Anízio

Programada inicialmente para acontecer até o dia 16 de outubro, a campanha de vacinação antirrábica foi prorrogada em Itacaré e prossegue até o próximo dia 31, com o objetivo de imunizar ainda mais cães e gatos contra a raiva. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Itacaré, até a última quarta-feira já tinham sido vacinados 2.523 cães e 819 gatos contra a raiva. E a proposta é de imunizar ainda mais animais. Para isso os proprietários de cães e gatos devem levar os animais à Unidade Básica de Saúde localizada atrás do Fórum de Itacaré, onde está acontecendo a vacinação sempre às segundas, terças e quartas. Na zona rural o serviço também já está sendo feito obedecendo um cronograma de visitas. No último sábado, dia 07, a Secretaria de Saúde de Itacaré realizou o Dia D de Vacinação Antirrábica, com postos de imunização espalhados por diversos bairros de Itacaré e também no distrito de Taboquinhas. A diretoria de Vigilância Sanitária de Itacaré alerta que a raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente por uma mordida. Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. A maioria dos casos de morte por raiva ocorre em crianças. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva devem receber vacinação antirrábica para a proteção. A vacina antirrábica é a melhor maneira de se prevenir contra a raiva. Além disso, é preciso se certificar de que seus animais de estimação receberam as imunizações adequadas.

Programada inicialmente para acontecer até o dia 16 de outubro, a campanha de vacinação antirrábica foi prorrogada em Itacaré e prossegue até o próximo dia 31, com o objetivo de imunizar ainda mais cães e gatos contra a raiva. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Itacaré, até a última quarta-feira já tinham sido vacinados 2.523 cães e 819 gatos contra a raiva. E a proposta é de imunizar ainda mais animais.

Para isso os proprietários de cães e gatos devem levar os animais à Unidade Básica de Saúde localizada atrás do Fórum de Itacaré, onde está acontecendo a vacinação sempre às segundas, terças e quartas. Na zona rural o serviço também já está sendo feito obedecendo um cronograma de visitas. No último sábado, dia 07, a Secretaria de Saúde de Itacaré realizou o Dia D de Vacinação Antirrábica, com postos de imunização espalhados por diversos bairros de Itacaré e também no distrito de Taboquinhas.

Conselho de Mestres da Capoeira de Ilhéus empossa primeira diretoria


Será empossada nesta sexta-feira (13), a primeira diretoria do Conselho de Mestres da Capoeira de Ilhéus, para o exercício 2017-2019. A cerimônia vai acontecer na sede da Academia de Letras de Ilhéus, às 17h30min, e contará com a presença de autoridades locais. Os componentes foram eleitos no curso deste ano com o propósito de representar as agremiações na formação de Grupos de Trabalho (GT), junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Desde que foi fundada em 2016, o Conselho de Mestres trabalha em parceria com as secretarias municipais de Educação (Seduc) e Cultura (Secult) na implementação das políticas de salvaguarda da Capoeira. Segundo o presidente e mestre Jenilson Negão, o Conselho nasce com o objetivo de representar estas agremiações que são formadas por articuladores, mestres, contramestres e professores do município de Ilhéus.

CIMA busca implantação de campus do IFBA beneficiando população de 10 municípios

 Campus vai atender moradores dos 10 municípios consorciados

Municípios membros do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima) vão se reunir, na próxima segunda-feira (16), em Salvador com a reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), para implantação do Campus Cima em Camacan, no sul da Bahia. O assunto foi debatido nesta quarta (11), em reunião na sede do Consórcio. “Queremos trazer este importante equipamento de ensino, para fortalecer a educação nos municípios consorciados”, pontuou o presidente do CIMA e prefeito de Santa Luzia, Antônio Guilherme dos Santos.

Para garantir a instalação do IFBA, um terreno foi doado pelo advogado Frederico Manoel Borges de Barros. O campus será instalado em Camacan, e, além do município-sede, atenderá Santa Luzia, Una, Canavieiras, Pau Brasil, Jussari, Arataca, Mascote, Itaju do Colônia e São José da Vitória. A previsão é de que em 2018 tenham início as aulas de cursos de educação a distância (EAD).

ANAC MENTIU APÓS COBRANÇA DE BAGAGEM, PREÇO DAS PASSAGEM AÉREA NO PAÍS SOBE ALTA DE 35,9% OCORRE MESMO APÓS ANAC HAVER PROMETIDO REDUÇÃO













Do - Diário do Poder - Ao contrário do que prometeu a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ao permitir que as companhias aéreas passassem a cobrar pelo transporte da bagagem dos passageiros, o preço das tarifas tem subido desde que as empresas começaram a adotar a prática. Entre junho e setembro, essa alta chegou a quase 36% ou 35,9%, segundo dados da FGV. De acordo com levantamento do IBGE, entretanto, a elevação foi mais moderada, de 16,9%.
O preço das passagens aéreas está no centro de uma discussão entre o governo federal e as companhias do setor. No fim de setembro, o Ministério da Justiça instaurou averiguação sobre um estudo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) que apontou tendência de queda no preço das passagens nos últimos meses.
Segundo o levantamento da entidade feito com base em dados preliminares, entre junho e o início de setembro, as tarifas recuaram de 7% a 30% nas rotas domésticas das companhias que adotaram a cobrança da mala despachada (Azul, Gol e Latam).

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

CONTADOR CONTRADIZ DECLARAÇÃO DE DONO DE IMÓVEL 'ALUGADO' POR LULA

PROPINA DA ODEBRECHT
CONTADOR CONTRADIZ DECLARAÇÃO DE DONO DE IMÓVEL 'ALUGADO' POR LULA
ELE DIZ QUE RECEBEU COMPROVANTES DE PAGAMENTO DE 'ALUGUÉIS'

CONTADOR AFIRMA TER RECEBIDO COMPROVANTES DOS ALUGUÉIS, ENTRE 2011 E 2015, DO APARTAMENTO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO UTILIZADO POR LULA (FOTO: VEJA/REPRODUÇÃO)

Do - Diário do Poder - Em declaração por escrito assinada e registrada em cartório, o contador João Muniz Leite afirmou que recebeu comprovantes de pagamento dos aluguéis, do período entre 2011 e 2015, do apartamento 121 do edifício Hill House, em São Bernardo do Campo, que é utilizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A afirmação contradiz o que declarou o engenheiro Glaucos da Costamarques, suposto proprietário do imóvel. Ao depor ao juiz Sérgio Moro, Glaucos disse que não recebeu pagamentos referentes aos aluguéis deste período. Os advogados de Lula informaram que vão entregar os originais dos documentos apresentados em setembro para comprovar o pagamento dos aluguéis - o contrato de locação e 26 recibos. Além disso, outros seis comprovantes de 2011 também foram localizados e colocados à disposição para que passem por uma perícia.

ESTADOS UNIDOS ANUNCIAM DECISÃO DE SE RETIRAR DA UNESCO

MEMBRO ATÉ O FIM DO ANO
ESTADOS UNIDOS ANUNCIAM DECISÃO DE SE RETIRAR DA UNESCO
GOVERNO TRUMP ACUSA ORGANISMO DE PERPETUAR VIÉS ANTI-ISRAEL
EUA ANUNCIAM SAÍDA DA UNESCO E AFIRMAM QUE DECISÃO REFLETE PREOCUPAÇÕES DO PAÍS COM O ORGANISMO (FOTO: MICHEL RAVASSARD/UNESCO)
Do - Diário do Poder - Os Estados Unidos anunciaram a saída da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), nesta quarta (12). O país continuará membro da organização só até o fim deste ano.
A justificativa, dada pelo Departamento de Estado dos EUA, é de que o país pretende estabelecer uma missão permanente de observadores no organismo. Em um comunicado, o departamento afirmou ainda que decisão reflete as preocupações dos EUA e o fato do organismo continuar com o viés anti-Israel.

Uruçuca celebra dia das crianças com caminhada e distribuição de Brinquedos


Vários bairros da cidade de Uruçuca receberam hoje a Caravana da Alegria, ação da prefeitura do município através da secretaria de Assistência Social para celebrar o dia das crianças.

"Não poderíamos deixar a data passar em branco, mesmo com dificuldades comemoramos o dia das nossas crianças " acentuou o prefeito Moacyr leite Júnior.

GACC Sul Bahia: 21 anos de assistência e luta contra o câncer infantojuvenil


Desde sua fundação, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer já acolheu mais de 1 mil famílias, oferecendo um atendimento humanizado e gratuito

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Sul Bahia completou 21 anos no último dia 6 de outubro, com a missão de promover atendimento humanizado e gratuito em saúde, assistência social, educação e cidadania para crianças e adolescentes com câncer. A assistência, que também se estende aos familiares dos pacientes, é dada durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da dignidade e qualidade de vida.

Ao longo de sua trajetória, cerca de 1.060 famílias já foram acolhidas pelo GACC Sul Bahia, oriundas de 127 municípios das regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia. “Em 1995 percebemos que havia a necessidade de um suporte psicossocial para alcançar os índices de cura desejados para as crianças. Percebemos também que muitas famílias abandonavam o tratamento por não terem uma estrutura para ficar na cidade de Itabuna. Foi então que nasceu o GACC. Estamos muito felizes por completarmos mais de duas décadas, prestando serviços de excelência para a comunidade”, celebrou a presidente do grupo, Drª Teresa Cristina Cardoso Fonseca.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Diretoria do Conselho de Turismo de Itacaré toma posse no dia 24

A primeira diretoria do Conselho Municipal de Cultura (COMTUR) de Itacaré, eleita para o biênio 2017/2018, toma posse no próximo dia 24 de outubro, às 14 horas, no Auditório do Villa Ecoporan Hotel. De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a criação do conselho e a eleição de forma consensual da diretoria demonstra o compromisso das entidades de junto com o poder público formular, debater e implementar cada vez mais políticas públicas para o setor turístico, gerando mais desenvolvimento, profissionalização, emprego e renda para o município.

Durante o evento será proferida a palestra com o tema “Desafios e Possibilidades ao bom funcionamento do COMTUR”, com o consultor do Sebrae, Ricardo Cerqueira. Também haverá a apresentação da Pesquisa de Demanda Turística do município de Itacaré 2016/2017, realizada pelo Sebrae, e a apresentação da pesquisa do 5º Itacaré Moto Fest e resultados da participação de Itacaré na 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, com o secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira. Logo depois acontecerá o ato de posse dos conselheiros titulares e suplentes e da diretoria executiva do COMTUR de Itacaré

Polícia Civil: concessões da GAJ e da GAPJ serão regulamentadas


O governador Rui Costa autorizou o delegado-geral Bernardino Brito a tomar as providências necessárias, juntamente com a Secretaria da Administração (Saeb), para a regulamentação da concessão da Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ), destinada aos delegados, e da Gratificação de Atividade Policial Judiciária (GAPJ), para as demais carreiras da Polícia Civil.

A decisão, autorizada na terça-feira (10), beneficia os novos servidores policiais, entre delegados, investigadores e escrivães, que se encontram na referência III para avançarem para a referência IV. O delegado-geral ressaltou que a regulamentação foi necessária porque a Lei 12.601, de 28 de novembro de 2012, no seu artigo 1º, estabeleceu, excepcionalmente, um processo revisional.

Bernardino Brito explicou que este processo especificou revisões apenas para os anos de 2012, 2013, 2014 e 2015. A Polícia Civil, porém, juntamente com a Saeb e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), já iniciou uma série de reuniões técnicas para definir, no menor espaço de tempo, uma regulamentação, visando a concessão das gratificações àqueles servidores que estão na referência III e atendem os requisitos para alteração à referência IV.

Da - Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Por - Daniel Thame

COMUNICADO TRE


 O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa que todos os serviços da Justiça Eleitoral, inclusive aqueles oferecidos por meio da internet, estarão suspensos a partir das 20h desta sexta-feira (13/10). A interrupção ocorre em razão de testes a serem realizados na rede elétrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deverá perdurar até às 8h da segunda-feira (16/10).
clip_image003 
A indisponibilidade de todos os serviços informatizados mantidos pelo TSE durante o período foi informado aos TREs por meio do Memorando nº 61. No documento, a equipe de engenharia do órgão superior esclarece que “testes a serem realizados com a rede elétrica são tais que colocariam em risco equipamentos e dados mantidos no CPD”.

Serão afetados pela indisponibilidade dos serviços: atendimento a eleitores por qualquer Cartório Eleitoral; o sistema PJE de toda a Justiça Eleitoral e respectivos Diários de Justiça; portais de internet de toda a Justiça Eleitoral; serviço de agendamento para a biometria; recebimento e envio de e-mail externos à Justiça Eleitoral; emissão de Certidão de Quitação Eleitoral, entre outros.



Twitter: @trebahia
Facebook: www.facebook.com/trebahia

YouTube (TV TRE-BA)www.youtube.com/tvtreba

Instagram: www.instagram.com/trebahia

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...