sábado, 19 de agosto de 2017

FERNANDO GOMES PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA EM MUTUNS

O prefeito de Itabuna Fernando Gomes foi recebido nestes sábado 19, tarde/noite, com muita alegria e devoção pela comunidade do Distrito de Mutuns, há dez quilômetros da sede deste município que comemora Nossa Senhora da Glória, Padroeira do local.
O ponto maior das comemorações destaca a celebração da Missa de Ação de Graças a Nossa Senhora da Gloria, celebrada pelo PE.  Acássio, na Igreja da Santa, com a presença de dezenas de devotos, a maioria da comunidade local, que depois, juntamente com o Prefeito, seguiram em Procissão pela principal Rua do Distrito, encerrando o Novenário que aconteceu durante toda a semana.


A população estava alegre e agradecida ao prefeito, não só pela visita, mas também, devido ao trabalho de terraplanagem da Rodovia que liga Itabuna ao Distrito, e também o asfaltamento de sua principal rua, uma velha reivindicação dos seus moradores. 
  
A comitiva do prefeito estava formada pelos secretários: Dinailson Oliveira (Administração), Cláudio Dourado (Transporte Segurança e Trânsito), Sérgio Gomes (Maternidade da Mãe Pobre) e a Assessoria de Comunicação, representada por seu diretor, jornalista Kleber Antonio Torres de Moraes.      

Atualizado às 13;41 - 21.08.17 Fotos: Chaparral

Reunião na FICC discute a IV Feira Literária


Na tarde da última quinta-feira,17, foi realizada na sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), uma reunião para discutir sobre a edição da IV Feira Literária de Itabuna - FELITA. O evento, que está marcado para acontecer entre os dias 25 a 28 de outubro, será realizado no Centro de Cultura Adonias Filho.

Durante a reunião, ficou estabelecido que, serão utilizados a concha acústica e as salas polivalentes do centro cultural, e que, por conta da interdição da sala de espetáculo, uma megaestrutura será montada em toda a área externa para a realização dos shows.

Feira da Saúde e carreta da mamografia continuam em Itacaré até esta segunda-feira

A Feira da Saúde de Itacaré e a carreta de mamografia para o rastreamento do câncer de mama, instaladas na Praça São Miguel, prosseguem até esta segunda-feira, dia 21 de agosto, com uma série de atendimentos e procedimentos. Até o momento centenas de pessoas já foram atendidas com os serviços, participaram de palestras e realizaram diversos procedimentos e exames que serão entregues a todos os pacientes. O atendimento foi intensificado neste sábado e na segunda-feira acontecerá das 7 às 18 horas.


De acordo com o balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde, até esta sexta-feira já foram realizados 500 testes rápidos, 66 ultrassonografias, 310 mamografias, 286 preventivos, 280 coletas de exames laboratoriais e 310 eletrocardiogramas. Neste sábado, além de todos os procedimentos e serviços já oferecidos, será realizada também a vacinação. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, visitou a Feira da Saúde e destacou a importância de oferecer esse serviço à comunidade.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Sandra Neilma fala sobre mendigos e loucos em Itabuna no “Bom Dia Bahia”

O crescente número de doentes mentais e moradores de rua em Itabuna será analisado, na manhã deste sábado, dia 19, pela secretária de Assistência Social do município. Sandra Neilma será uma das entrevistadas do “Bom Dia Bahia”, programa que vai ao ar a partir das sete da manhã pela Rádio Nacional AM-870.

Acompanhada dos assessores Israel Cardoso e Rosana Bandeira, Sandra Neilma vai fazer um balanço da sua atuação à frente da Secretária de Assistência Social  e o que tem feito, nos últimos sete meses, para proteger as crianças e os adolescentes itabunenses, alvo da ação de traficantes e de delinquentes.

Apresentado por Ederivaldo Benedito e Fábio Luciano, o “Bom Dia Bahia” terá também a presença do vereador Geraldo Ronaldo– “Ronaldão”; do novo presidente do PSD-Partido Social Democrático em Itabuna, Alcântara Pellegrini; do conselheiro tutelar Robenilson Sena Torres e do cantor e produtor cultural Fernando Caldas.

Produzido por Rosi Barreto, o programa tem reportagens de Hélio Fonseca e Linho Lima, e a participação dos ouvintes, por meio do fone 3613-2498.


SÉRGIO MORO PROÍBE CÔNSUL DE SAIR DO BRASIL

OPERAÇÃO SEM FRONTEIRAS
SÉRGIO MORO PROÍBE CÔNSUL DA GRÉCIA DE SAIR DO BRASIL
KONSTANTINOS KOTRONAKIS É ALVO DA OPERAÇÃO SEM FRONTEIRAS
NOVA ETAPA DA LAVA JATO INVESTIGA PROPINAS EM CONTRATOS DE FRETAMENTO DE NAVIOS POR ARMADORES GREGOS (FOTO: PEDRO DE OLIVEIRA/ALEP)

Do - Diário do Poder - O juiz federal Sérgio Moro proibiu o cônsul honorário da Grécia no Rio, Konstantinos Georgios Kotronakis, alvo da Operação Sem Fronteiras – deflagrada nesta sexta-feira, 18 -, de deixar entregar o passaporte. O magistrado determinou que a Delegacia da Polícia Federal de Fronteiras anote a proibição imposta a Konstantinos de deixar o país.
O cônsul é investigado na Operação Lava Jato. A força-tarefa apura uma suposta facilitação da contratação de armadores gregos para o fretamento de navios, tendo como contrapartida o pagamento de propinas.
O Ministério Público Federal havia pedido a prisão preventiva do cônsul. Moro afirmou que eram ‘cabíveis tanto a prisão preventiva como a temporária’, mas decidiu substituir ‘as medidas mais drásticas por cautelares alternativas’.

Rei, primeiro-ministro e nação param por vítimas de atentado; tudo sobre o ataque na Espanha Com uma das ações reivindicada pelo Estado Islâmico, situação deixa saldo de vítimas e tensão na Europa


Do - www.gazetadopovo.com.br - Com estratégia semelhante a outros atentados que ocorreram na Europa neste ano, a Espanha foi alvo de terroristas nesta quinta-feira (17). A ação em Barcelona, assumida pelo Estado Islâmico, levou tensão novamente ao continente e teria conexão com o ataque ocorrido em Cambrils, a 100 quilômetros da capital espanhola, na madrugada desta sexta (18). Pela manhã, o rei Felipe VI, o primeiro-ministro Mariano Rajoy e uma multidão de pessoas fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas, na Praça da Catalunha. Os presentes aplaudiram e gritaram "Não temos medo". No Vaticano, o papa Francisco, por sua vez, enviou mensagem de condolência para as vítimas.

Pessoas levam homenagens a vítimas do atentado em Barcelona, na Praça da CatalunhaPASCAL GUYOT/AFP

1 – Saldo de vítimas 

Por enquanto, as autoridades apontam que 13 pessoas morreram no atentado ocorrido em La Rambla, e 130 ficaram feridas. As vítimas foram atropeladas por uma van, que avançou sobre elas, ao longo de 500 metros. Há pelo menos 18 nacionalidades envolvidas - da Alemanha, Argentina, Austrália, Argélia, China, Bélgica, Cuba, França, Espanha, Holanda, Hungria, Peru, Romênia, Irlanda, Grécia, Macedônia, Itália e Venezuela. Não há informações sobre brasileiros entre feridos ou mortos até o momento. 

Ações da administração municipal foram apresentadas durante reunião do GAC


 
Representantes do Grupo de Ação Comunitária (GAC), entidade que reúne entidades representativas da cidade visando discutir problemas e promover ações que influem no crescimento de Itabuna, receberam esta semana o secretário de Administração e de Governo, Dinailson Oliveira, durante almoço no Itabuna Palace Hotel. O tema do encontro foram às ações e prioridades do governo municipal no âmbito das duas pastas, que estão sob a responsabilidade de Dinailson Oliveira.

Na oportunidade, o secretário ressaltou que todas as ações implementadas na cidade, e que já podem ser observadas em todos os pontos de Itabuna, seja nos bairros ou no centro, como, por exemplo, operações de limpeza e recuperação asfáltica, além de obras e ações emergenciais para melhoria da saúde e segurança,  seguem uma determinação do prefeito Fernando Gomes na implementação das prioridades de governo.

“Brava gente brasileira” será tema do Sete de Setembro em Itabuna

 
Representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada se reuniram na manhã desta sexta-feira (18), na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), para definir os detalhes finais para o tradicional Desfile de 7 de Setembro em Itabuna, que terá como tema este ano, “Brava gente brasileira”.  A agenda girou em torno de questões relacionadas à ordem do desfile, da segurança, do tempo determinado para cada escola, e ainda, o que representa a data na própria História do Brasil. 

Reunião discute segurança do Itabunão


O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, e o Diretor de Esporte e Lazer do município, Cícero Romero, reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 17, com o Tenente Coronel Neiva, do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna, para discutir sobre o Projeto de Segurança do Estádio Luiz Viana Filho.

Seletiva para o sul-americano e mundial de pesca de 2018 será em Ilhéus



Três clubes de pesca da Bahia e mais treze de outros estados disputarão, de 7 a 10 de setembro, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, o Campeonato Brasileiro de Pesca de Terra Firme (Surfi-casting). O torneio, promovido pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos (CBPDS) e pelo Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil), conta com o apoio da secretaria de Turismo de Ilhéus (Setur). A competição servirá de seletiva para a formação da seleção brasileira masculina e feminina, que disputará o sul-americano e o mundial de 2018.

Sesttran: Educação para o Trânsito trabalha redução de Acidentes em sala de aula


A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) ministrou nesta sexta-feira (18) mais uma palestra educativa para cerca de 50 condutores autuados no trabalho de fiscalização educativa desenvolvido durante a semana. Esta é uma ação educacional permanente, que já abordou mais de 8.000 mil veículos, com mais de 1.100 condutores encaminhados para a sala de aula.

Estudantes de Ilhéus e Itabuna são os primeiros visitantes a conhecer exposição filatélica no TMI


Estudantes das redes particular e pública de Ilhéus e de Itabuna visitaram ontem (17) as coleções do Museu Nacional dos Correios de Brasília e do filatelista Paulo Rosário, que estão expostas no Teatro Municipal de Ilhéus até o próximo dia 31. Os selos compõem a I Exposição Filatélica de Ilhéus, intitulada " Uma viagem no mundo dos selos", e reúne curiosidades e peças históricas da filatelia nacional.

O evento é uma parceria da Secretaria de Cultura do município e os Correios. De acordo com Paulo Rosário, a presença dos estudantes da região faz com que a iniciativa atinja ao seu principal objetivo, que é o de ser mais visível principalmente aos jovens estudantes e futuros colecionadores.

Valioso acervo - Para a mostra, os Correios trazem coleções temáticas e materiais informativos, a exemplo de arquitetura, pinturas, campeonatos mundiais de diversas modalidades esportivas, papas, fauna, flora, dentre outros temas. Durante este final de semana, a exposição não vai estar aberta ao público. Mas a partir de segunda retomada suas atividades normais e pode ser visitada das 9 às 12 e das 14 às 18 horas. Escolas podem agendar visitas.

Comunidade de Mutuns festeja Nossa Senhora da Glória neste sábado


Será neste sábado (09), o encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Glória, Padroeira de Mutuns. A festa que foi iniciada esta semana com a realização do tradicional novenário terá seu ponto alto no sábado, às 17 horas, com uma missa solene, seguida de procissão, com a participação do prefeito Fernando Gomes e secretários municipais.

A festa da Padroeira de Mutuns acontece há 92 anos e como parte dos preparativos, a prefeitura realizou, através da Secretaria de Administração, uma série de intervenções visando à melhoria do acesso ao distrito, além de ações emergenciais nas áreas de esporte e infraestrutura.

Itabuna representada no 16º Fórum Nacional de Secretários Municipais de Educação


O município de Itabuna esteve representado no 16º Fórum Nacional de Secretários Municipais de Educação, evento realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) entre os dias 08 e 11 de Agosto, em Fortaleza (CE), e que contou com a participação de 1.300 pessoas. A Secretária Municipal de Educação, professora Anorina Smith Lima, participou do Fórum que teve como tema “Os desafios para o cumprimento do PNE – Plano Nacional de Educação na garantia do direito à Educação de todos e de cada um”.
 “Cumprindo uma determinação do prefeito Fernando Gomes, buscamos nos inserir e participar de todos os eventos em que estão sendo discutidos assuntos de extrema importância para o nosso município", destaca a Secretária de Educação de Itabuna. O principal objetivo do evento foi discutir as dificuldades que são enfrentadas em todas as esferas governamentais, sobre o cumprimento das metas do PNE, destacadamente na esfera municipal, na qual se concentra no país 83% dos alunos atendidos em escolas públicas municipais da educação básica, envolvendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de nove anos.

Itacaré confirma participação no Brasileiro de Canoagem em Curitiba


O município de Itacaré já confirmou presença no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que acontecerá no período de 31 de agosto a 03 de setembro no Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba, Paraná. O evento reunirá os melhores atletas do Brasil e durante a competição ocorrerá a primeira seletiva para os Jogos Olímpicos da Juventude. A delegação da Associação de canoagem de Itacaré contará com cerca de 30 atletas que representarão o município e são fortes candidatos a conquistarem medalhas.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

JUSTIÇA SUSPENDE ENTREGA DE TÍTULO PELA UFRB A LULA

TÍTULO HONORIS CAUSA
JUSTIÇA SUSPENDE ENTREGA DE TÍTULO PELA UFRB A LULA
AÇÃO POPULAR FOI MOVIDA POR VEREADOR DEMOCRATA DE SALVADOR
A CERIMÔNIA PARA HOMENAGEAR O PETISTA ESTAVA MARCADA PARA OCORRER NA SEXTA-FEIRA, 18 (FOTO: RICARDO STUCKERT/IL)

Do - Diário do poder - A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Nordeste nem começou e já tem a primeira pedra no caminho do petista. A Justiça Federal deferiu a liminar cancelando a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente concedido pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), criada na gestão do petista, em 2005. A cerimônia para homenagear o petista estava marcada para ocorrer na sexta-feira, 18, no município de Cruz das Almas, e é um dos roteiros do tour do petista pela região.
A determinação, do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10.ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia, estipula a suspensão do evento para esta “ou outra qualquer data”. “A solenidade encontra-se marcada para o dia 18/08/2017 e sua realização frustra a prestação jurisdicional, porquanto, acaso procedente a pretensão, não será possível retroceder no tempo para desconstituir a solenidade”, diz o magistrado.
O recurso foi apresentado pelo vereador soteropolitano Alexandre Aleluia (DEM). Ainda de acordo com o juiz, o ofício será encaminhado para a Polícia Federal, “para que (a PF) esteja presente na data e local anunciados da entrega da honraria e, em caso de descumprimento desta decisão, adote as medidas cabíveis”.
O Instituto Lula e a universidade por enquanto não vão se pronunciar sobre a decisão. (AE) 

CLUBE DO POETA DE ITABUNA TEM NOVA SEDE

Romilton, ao fundo Heribaldo
Assis, poeta e filósofo, alguém
dá notícias?
O Clube do Poeta Sul da Bahia, reconhecido como de Utilidade Pública através da Câmara Municipal de Itabuna, conheceu hoje 17, o seu novo espeço para as realizações de suas reuniões e apresentações de recitais de poesias e musicais, cedido pelo poeta Romilton Teles dos Santos e vai funcionar na Rua Ana Nery, 146, Bairro da Mangabinha, o  antigo Gaiola Aberta.

O presidente da entidade, poeta Adeildo Marques na oportunidade agradeceu ao colega Romilton Teles dos Santos e anunciou o primeiro evento para o dia 21 de Setembro, com o um grande recital de poesias e musicas. Romilton Santos informou que o espeço terá o nome de: Espaço de Cultura Stelita Pureza do Prado “em homenagem à minha sogra, que tanto já fez por esta cidade” destacou.

O encontro, além de Adeildo Marques e Romilton Santos, contou com as presenças dos poetas: Walmir do Carmo, que estava acompanhado de sua mãe “D. Bazú”, Joselito dos Reis, Donaciano Macedo, sua esposa Sílvia Macedo, Gloria Brandão, Raysa Brandão, Paulo Lima, Clovisnaldo Argolo, Antônio Poeta, Nei Antônio M. Santos (ovo Sócio), além de diversos convidados.

Com essa iniciativa do poeta Romilton Santos, a sede provisória do Clube do Poeta Sul da Bahia deixa de existir no Centro de Cultura Adonias Filho, desde a sua fundação em 02 de Janeiro de 1991. Um fato que a nova coordenação do local, desconhecia.  Itabuna é mesmo assim ninguém conhece suas entidades, principalmente, as culturais que não têm apoio nenhum. Esta cidade está ficando sem memória!

Fotos: Do Facebook de Glórinha Poesia




Anuário estatístico atualiza base de dados sobre Itabuna


        Reunindo dados sobre economia, agropecuária, finanças municipais, história, demografia, educação, saúde, infraestrutura, habitação e saneamento básico, mercado de trabalho, segurança pública, meio ambiente e administração, acaba de ser lançado pelo governo municipal o Anuário Estatístico de Itabuna reunindo informações do período de 2013 a 2016. Para o prefeito Fernando Gomes, o documento inclui um conjunto de informações que podem ajudar a subsidiar o planejamento das ações e políticas de governo, bem como auxiliar na tomada de decisões por investidores e empreendedores interessados em investir no segmento produtivo, visando à geração de emprego e renda uma prioridade da sua gestão.
         Na sua mensagem, ele fala das prioridades de governo em termos de educação, saúde, geração de emprego e renda, bem como do projeto que transforma Itabuna em uma Cidade Universitária, que se consolida com a criação de um curso de medicina e com a chegada de novas instituições de ensino superior, que se somam à Universidade Federal do Sul da Bahia, FTC e Unime e outras faculdades.

Camamu, na Costa do Dendê, realizou a 1ª Edição do Festival Gastronômico

Camamu, na Costa do Dendê, realizou a 1ª Edição do Festival Gastronômico intitulado "Sabores e Saberes de Nossa Terra " que aconteceu  nos dias 14 e 15 de agosto.


O evento que durou 02 dias, reuniu gastronomia, música e arte. A Cozinha Show e Cozinha Kids contou a a participação de mais de 100 pessoas e o concurso gastronômico obteve  30 participantes entre restaurantes, chefs e donas de casa, 03 atrações musicais, exposições de arte, mais de 1500 pessoas visitando o festival durante os dois dias.
Na terça-feira (15), ocorreu o Concurso Gastronômico e Degustação de Frutos do Mar. Tudo aconteceu na praça Nossa Senhora da Assunção e culminou com as comemorações da Padroeira da Cidade. A cantora Fabíola Lins fechou a programação.

Entrega de mudas de árvores marcaacolhida dos calouros da FTC Itabuna


   
A distribuição de mudas de árvores frutíferas e espécies nativas da Mata Atlântica marcou a acolhida dos novos acadêmicos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, na noite da última segunda-feira (14), durante a abertura da Semana de Integração de Calouros 2017.2. A programação teve início às 18 horas, com o Happy Hour , que levou ao Tablado Cultura da FTC o cantor Cristiano Costa.  A mudas de árvores foram doadas pelo Instituto Biofábrica de Cacau.
   
   Os novos alunos foram acolhidos no Auditório Gervásio Oliveira da FTC, onde tiveram a oportunidade de acompanhar a Aula Inaugural do primeiro semestre letivo na Faculdade, cuja temática versou sobre “O Ensino Superior, Gestão do Conhecimento e a Gestão da Carreira Acadêmica – Um Diálogo Necessário”, abordada pela professora Josefina Fontes. Em seguida, o egresso do curso de Enfermagem da FTC Itabuna e hoje secretário de Saúde do município de Itajuipe, professor Adilson Ribeiro dos Santos, falou para os ingressantes da sua experiência na “Gestão do Conhecimento e da Carreira Profissional”.

Irmãs Auxiliadoras entregam doações a pacientes SUS da Santa Casa

As Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna acabam de realizar uma série de doações para os Hospitais da instituição, fruto do recurso arrecadado em 2016. Ao todo foram R$42.500,00 com a prerrogativa de atender a pacientes SUS das Unidades.
No Hospital Manoel Novaes foram recebidos 19 bercinhos de acrílico. No Hospital São Lucas foram entregues um aparelho de eletrocardiograma (ECG), uma geladeira, um fogão industrial e utensílios para o setor de Nutrição. No Hospital Calixto Midlej Filho foram recebidos 600 lençóis.     


As doações somente foram possíveis através da solidariedade da população que, em 2016, participou dos eventos promovidos pelas Irmãs Auxiliadoras. Destaque para o Brechó Solidário, o Chocolate Musical, o Bazar das Auxiliadoras e Bazar Solidário da M MARTAM.
O Grupo de Irmãs Auxiliadoras é composto por aproximadamente 60 mulheres abnegadas que realizam trabalho de evangelização junto à Pastoral da Saúde, e atuam para as obras sociais da instituição.

Presidente do Base se reúne com vereadores


A presidente do Hospital de Base de Itabuna, Márcia Rodrigues, foi ao plenário da Câmara nesta quarta, 16, para falar sobre as visitas religiosas aos pacientes.  A reunião ocorreu após Sessão Ordinária, e contou também com a presença do Diretor Administrativo do Base, Jorge Ribeiro. Márcia disse que precisa haver uma verificação sobre quem entra no hospital.

O líder do governo na Câmara, vereador Robinho (PP), falou que as mudanças no hospital servem para regularizar as visitas, pois estavam acontecendo situações que prejudicavam a segurança do local. O vereador Ricardo Xavier (PPS), vice-presidente da Câmara, disse que a reunião é positiva e vai regulamentar as visitas à casa de saúde. Jorge Ribeiro, diretor do Base, parabenizou quem faz serviço humanitário no hospital, afirmando que estas visitas vão permanecer.

Entrega de prêmios de campanha da CDL fortalece parceria com a Prefeitura e FICC


          O prefeito Fernando Gomes foi representado pelo secretário de Administração e de Governo, Dinailson Oliveira, na solenidade realizada na Brione para entrega do Fiat Mobi sorteado pela Câmara de Dirigentes Lojistas, na campanha “Vem comprar em Itabuna. Um Comércio Arretado de Bom”, que teve como ganhadora Ivonete Pereira Silva. A campanha teve o apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), representada pelo presidente Daniel Leão, em parceria com a Caixa Econômica, CDL e várias empresas que operam na cidade.

         Ao destacar a preocupação do prefeito Fernando Gomes com a retomada do crescimento de Itabuna, o secretário Dinailson Oliveira enfatizou a importância da parceria do governo e da FICC com a CDL em todas as campanhas que serão realizadas nos próximos anos, visando o fortalecimento do comércio local para ampliar a geração de emprego e renda.
Os profissionais de Itacaré que atuam na linha de frente do turismo e que quiserem se qualificar cada vez mais terão uma nova oportunidade para complementar sua formação. O Ministério do Turismo publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que institui o “Brasil Braços Abertos”. Trata-se de uma plataforma tecnológica de aprendizado à distância e em ambiente digital, com oferta de 80 horas de aulas online.

As inscrições para 2017 já estão abertas e poderão ser feitas até 30 de setembro. O aluno realizará o curso por meio de celular, tablet ou notebook e contará com videoaulas e jogos educativos. Os interessados podem acessar a plataforma pelo endereço brasilbracosabertos.turismo.gov.br. As aulas podem ser iniciadas logo após a inscrição e devem ser concluídas até o dia 30 de dezembro.

Obra de contenção de encosta da Avenida Juracy Magalhães está 60% concluída



        
Quem passa pela Avenida Juracy Magalhães, no trecho de saída para o município de Ilhéus, já pode verificar um avanço significativo na obra de contenção de uma encosta que está situada naquela localidade. Para monitorar o andamento da obra e verificar as demandas da população local, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Patrick Obera, a Secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, e o Coordenador da Defesa Civil, Yuri Bandeira, estiveram inspecionando a obra na tarde de quarta-feira (16), acompanhados do responsável pelo projeto, Adson Franco.

         Segundo o secretário Patrick Olbera, a primeira etapa das intervenções já atingiram 60% do previsto para conclusão. Ele conta que, devido às condições climáticas, a exemplo das fortes chuvas que atingiram a região recentemente, o prazo de entrega que seria para o início de outubro foi prorrogado para dezembro.

Maternidade Ester Gomes amplia ações através de parceria com o Governo do Estado

 A Maternidade Ester Gomes vive um novo momento em sua gestão administrativa gerando resultados altamente satisfatórios no atendimento à população carente que necessita dos serviços da unidade de saúde. Entre os destaques desta nova gestão que está sob o comando do empresário Sérgio Gomes, a ampliação de contrato com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), para adesão da Maternidade Ester Gomes ao projeto Rede Cegonha.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, que tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país, visando implementar uma rede de cuidados às mulheres garantindo o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Através da Rede Cegonha a expectativa é de que sejam acrescidos 70 partos/mês à Maternidade.

Secretaria de Administração realiza última etapa do processo seletivo antes da contração dos aprovados



Os candidatos convocados pelo processo seletivo da Prefeitura de Itabuna, que participaram da primeira avalição curricular, quando foram entregues declaração de experiência nos cargos escolhidos e documentação exigida pelo edital, participaram, na manhã desta quarta-feira (16), na Vila Olímpica de Itabuna, da segunda etapa do processo, que consiste de uma entrevista sobre conhecimento dos programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social (SAS).
Nessa etapa de hoje se apresentaram 134 candidatos dos níveis fundamental e superior, que deverão ocupar os cargos de serventes, porteiros, orientadores profissionais e para coordenação de setores. Já amanhã (17), deverão comparecer, também na Vila Olímpica, a partir das 8 horas, os candidatos do nível médio que já participaram da primeira etapa do processo.

Campeonato Interbairros tem nova rodada no domingo em Itabuna


Está programada para o próximo domingo (20), a segunda rodada do Campeonato Interbairros 2017, com a participação de 18 equipes que disputarão  os jogos no Estádio Luiz Viana Filho e em outros cinco campos de bairros. Na primeira partida com início às 8h15, se enfrentam as equipes Núcleo da Ceplac e Novo Jaçanã, no Núcleo da Ceplac.

No mesmo horário, entram em campo Vale do Sol x Fonseca, no bairro Pedro Jerônimo e Bananeira x Santa Catarina, no bairro Lomanto. Já a partir das 9h15, jogam Novo São Caetano x Novo Fonseca, no Estádio Luiz Viana Filho;  São Pedro x Vila Zara, no campo do São Pedro; João Soares x Nova Califórnia, no campo da Vila das Dores e o último jogo da rodada será entre as equipes do Lomanto x Santa Catarina, no bairro Lomanto.  

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Recuperação asfáltica contempla vários bairros de Itabuna



Três equipes da Secretaria de Administração estão trabalhando em ritmo acelerado na Operação Tapa-Buracos em bairros da zona periférica e área central da cidade. As avenidas Juracy Magalhães no centro da cidade e Pedro Jorge (Pedro Jerônimo), além dos bairros Alto Maron, Fernando Gomes e Ferradas e a rua de Mutuns/Santa Inês foram os contemplados nos últimos dias com a Operação Tapa-Buracos.

         Para o bairro Alto Maron e a avenida Juracy Magalhães, uma equipe formada por 13 homens segue na fase final dos trabalhos recuperando todas as vias. Nos bairros Fernando Gomes e Ferradas, cerca de três quilômetros de pavimentação serão recuperados, melhorando consideravelmente a qualidade de vida dos moradores dessas localidades e as condições de tráfego.

         A Operação Tapa-Buracos na zona oeste da cidade começou na rua principal do bairro Fernando Gomes, com uma equipe formada por 17 homens. O Secretário de Administração e de Governo, Dinailson Oliveira, ressalta que as ações são prioritárias e seguem uma determinação do prefeito Fernando Gomes para  que o trabalho seja criterioso e de qualidade garantindo um padrão de referência e durabilidade.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...