sábado, 29 de julho de 2017

LULA PRESTARÁ DEPOIMENTO PRESENCIAL À JUSTIÇA EM 13 DE SETEMBRO
















Do -
DEPOIMENTO EM CURITIBA
LULA PRESTARÁ DEPOIMENTO PRESENCIAL À JUSTIÇA EM 13 DE SETEMBRO
MORO VAI INTERROGAR LULA EM 13 DE SETEMBRO, CARA A CARA
Publicado: 28 de julho de 2017 às 18:44 - Atualizado às 00:20 Diário do Poder - O juiz Sérgio Moro aceitou o pedido da defesa do ex-presidente Lula e marcou interrogatório presencial, no dia 13 de setembro, do petista, na ação penal em que ele é réu por recebimento de propinas da empreiteira Odebrecht. Esta será a segunda vez que Moro e Lula vão ficar cara a cara.
Moro havia sugerido que a oitiva fosse realizada por videoconferência – o ex-presidente prestaria depoimento na Justiça Federal em São Paulo, evitando deslocamento a Curitiba. O juiz alegou que a medida evitaria ‘gastos indesejáveis’, referindo-se ao aparato de segurança mobilizado no primeiro depoimento, em maio, quando Lula foi interrogado no caso do tríplex.

ABC DA NOITE 55 ANOS DE AMIZADE

HOJE EM ITABUNA TODOS OS CAMINHOS VÃO DÁ PARA O ABC DA NOITE DO CABOCLO ALENCAR, NO BECO DO FUXICO!

Instalado no centro de Itabuna, no sul da Bahia, entre a 2ª Travessa das Avenidas: Duque de Caxias e Cinquentenário, conhecido como: "O beco do fuxico", o ABC da Noite, do Caboclo Alencar está comemorando, hoje, 29, cinquenta e cinco (55)  anos de existência, fazendo grandes amizades, através das deliciosas iguarias/batidas  do Caboclo, que parecem ter uma magia especial "viciando" o cliente, que sempre retorna à Casa.
Da direita para a esquerda: Valmir Santos; Ivanzinho Montenegro; Ivann  Krebs Montenegro; Caboclo Alencar e sua esposa, professora Neuza; a sua colega, Zélia Possidônio e o jornalista Paulo Lima, quando o Caboclo participava do lançamento  do livro; "Grito Sem Eco" do jornalista Joselito dos Reis, no Centro de Cultura Adonias Filho, no último dia 27; Dia da Poesia em Itabuna..
O ABC da Noite, antes, pertencendo ao pai do Caboclo Alencar; funcionava um açougue! Natural de São Paulo, mas radicado nesta cidade, desde criança, o Caboclo o transformou no "ABC da Noite", hoje reconhecido como um dos estabelecimento mais conhecidos; vamos dizer assim, do Brasil, pois já recebeu Prefeitos, Secretários de Governo, Ministros da República e, até, Presidente da República.

Todos os clientes e amigos que têm mais intimidade, com o Caboclo Alencar, sempre lhe pede  a fórmula da sua deliciosa batida, com gosto de todos os sabores, mas, o  Caboclo não fornece..., e diz sempre que só fornece "a fórmula" àquela pessoa que lhe levar, também, a formula da coca-cola!

Se transformou num grande cidadão de nossa cidade, um Grapiúna, de "G" maiúsculo, levando  a alegria, o carinho e o respeito a todos nós que aprendemos a admirá-lo.

Parabéns ABC da Noite! Parabéns Caboclo Alencar! Que o nosso Pai Supremo, ainda, lhe conceda muita saúde e paz, juntamente com a nossa querida professora Neusa., 

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Aniversário de Itabuna é marcado por ações estaduais


Itabuna completa 107 anos hoje 28, uma cidade marcada pelo pioneirismo e espírito empreendedor de sua gente. Neste pouco mais de um século de emancipação, Itabuna se consolidou como um dos principais municípios baianos e é hoje um grande polo regional de comércio, prestação de serviços, saúde e ensino superior. O Governo da Bahia vem dando sua contribuição para o desenvolvimento da cidade, através de obras e ações nas áreas de infraestrutura, segurança, educação, saúde e cultura.



A Barragem do Rio Colônia, em Itapé, é uma obra fundamental para garantir o abastecimento de água da população de Itabuna e atrair novos investimentos. Com cerca de 90% dos trabalhos concluídos, já está em execução final a etapa de concreto do barramento do vertedouro das águas. A próxima etapa da intervenção, realizada pelo Governo do Estado, através da Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamernto (SIHS), será a montagem dos equipamentos hidromecânicos, que é a execução das comportas, com previsão de conclusão para o segundo semestre.

Trade visita Palácio Paranaguá, que já está aberto à visitação pública em Ilhéus


O segundo andar do Palácio Paranaguá, em Ilhéus, onde se encontra um importante acervo da história política do município nos séculos 19 e 20, já está aberto à visitação pública. Ontem (27) o espaço foi apresentado pelo secretário municipal de Turismo e Esporte (Setur), Roberto Lobão, a representantes do trade. A Gestora do Museu da Piedade e integrante da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, Anarleide Menezes, responsável pela organização do acervo, realizou uma palestra, destacando a importância da iniciativa e o primeiro passo que está sendo dado para a transformação do Palácio em um museu.

Santa Casa inaugura UTI Pediátrica com a presença do Governador


A visita o Governador da Bahia Rui Costa à Itabuna nesta sexta-feira (28) terá mais uma agenda oficial: a inauguração da UTI Pediátrica do Hospital Manoel Novaes. A unidade, estruturada pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC – SUL Bahia) e Instituto Ronald McDonald, viabilizou a oferta de serviços a partir da contratualização de leitos com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, e Prefeitura de Itabuna, via Secretaria Municipal e Gestão SUS.

A entrega da UTI aconteceU às 11 horas e marca especialmente o aniversário de 107 anos de Itabuna. Para o provedor da Santa Casa, Eric Júnior, a UTI Pediátrica no Hospital Manoel Novaes completa a rede de assistência à criança com câncer no Sul da Bahia, “já que temos na Santa Casa de Itabuna desde o diagnóstico no Serviço de Oncohematologia ao tratamento, seja Quimioterápico ou cirúrgico, além de uma enfermaria para internamento”, declarou Eric.

Sobre a parceria com o GACC, a ação concretizou-se a partir da campanha McDia Feliz, do Instituto Ronald McDonald, quando em 2015 e 2016 destinou recurso para a UTI Pediátrica. “Este momento é muito importante, pois estamos apresentando à sociedade mais um retorno da contribuição de cada pessoa que comprou o sanduíche, participou da campanha, acreditou em nossa causa”, declarou a presidente de honra do GACC, Coordenadora do Serviço de Oncohematologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) e do GACC Sul Bahia, Dra. Teresa Cristina Cardoso Fonseca. SANTA 

“GRITO SEM ECO” LANÇADO NO DIA DA POESIA EM ITABUNA

Evento aberto com o Hino Nacional e comemorado o primeiro Dia Municipal da Poesia em Itabuna, projeto do vereador Joilson Rosa, homenageando ao poeta Carlos Drummond de Andrade, o poeta e jornalista Joselito dos Reis lançou, na noite desta quinta-feira, 27, o seu primeiro livro de pensamentos e poesias, intitulado Grito Sem Eco, com prefácio do professor Raimundo Galvão e apresentação do saudoso jornalista Nilson Andrade, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, editado pela Editora Gráfica Mesquita.

Foto de Zélia Possi.
   

Foto de Ferradas Amado.
Jorge, Joselito e Bado
O evento conduzido pela poetisa Zélia possidônio, o jornalista Paulo Lima, contou com a presença de diversas personalidades, entre elas, o presidente Ivann Montenegro, da Academia Grapiúna de Letras –Agral; Edvaldo Oliveira, diretor de comunicação da UESC, o médico Amilton Gomes, que luta pela criação do estado Bahia do Sul, além de vários poetas, entre eles,  Clovisnaldo Argola, Antônio Oliveira, Dinaciano Macedo, Romulo Macedo, João Almeida, Walmir Santos, Gloria Brandão, Rogério Medrado, Aldo Bastos; os jornalistas  Rosi Barreto, Wilson Júnior e os radialista Gilvan Lima (assessor Emasa) e Val Cabral, blogueiro e produtor do programa "Impacto 640", o jovem líder politico Zem Costa, e muitos amigos do poeta que ficou muito emocionado. 
Foto de Zélia Possi.
O poeta, agradecendo a presença de todos, informou que o livro pode ser encontrado no tradicional Café Pomar, na Avenida do Cinquentenário, com a Osvaldo Cruz, e no Beco do Fuxico no ABC da Noite do Caboclo Alencar. 

Joselito, ainda agradeceu a ajuda do Buffet de Antônio Cascão, do presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia, Adeildo Marques a sua esposa professora Eusdete Santos, a atriz e professora Zélia Possidônio e ao artista Amistrong; "Caso contrário não seria possível realizar o evento, enfatizando que, o lançamento do seu livro vai ficar marcado na história, como o ponto de partida das primeiras comemorações do Dia da Poesia em Itabuna.  


Fotos: Zélia Possidônio

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Morre o itabunense “Peri da Pituba”, aos 64 anos de Idade no Rio de Janeiro

Antes ,com o craque 
Morre o itabunense “Peri da Pituba”, aos 64 anos de Idade no Rio de Janeiro

Por PEDRO IVO ALMEIDA
Depois, como morador de rua em Portugal
Do (UOL/FOLHAPRESS) - Perivaldo Lúcio Dantas, ex-lateral da seleção brasileira na década de 80, morreu nesta quinta-feira (27). Conhecido como Peri da Pituba, o ex-atleta faleceu aos 64 anos após complicações devido a uma pneumonia.
"Ele deu entrada aqui no hospital há uma semana com um quadro muito delicado, o pulmão bem comprometido. Chegamos a cogitar uma tuberculose, mas exames mostraram que não. Seguimos o tratamento com antibiótico, mas o quadro era realmente complicado. A saúde dele estava bastante debilitada. Ontem [quarta, 26], ele não reagiu tanto aos medicamentos, o quadro não melhorou e ele faleceu nesta madrugada, dormindo. Uma pena. Grande figura que vinha despertando atenção é muito carinho aqui no hospital", afirmou Fernando Ferry, diretor-geral do Hospital Universitário Gaffrée Guinle, no Rio de Janeiro.
Em 2013, Perivaldo chegou a ser encontrado como um morador de rua em Portugal. Ele veio para o Rio de Janeiro e estava trabalhando no Saferj (Sindicato de Atletas de Futebol do Rio de Janeiro).
Ele passou mal na última semana e chegou a ser levado ao hospital pelas pessoas do próprio sindicato.
No futebol brasileiro, Perivaldo teve passagens, primeiro pelo Itabuna Esporte Clube, onde tudo começou, depois Bahia, Botafogo, Palmeiras e São Paulo. No time baiano, ele conquistou o título estadual por três temporadas seguidas.
Telê Santana, técnico da seleção brasileira na Copa de 1982, convocou Perivaldo diversas vezes. Ele chegou a ser titular em um amistoso, mas ficou fora do Mundial.


FTC Itabuna fez homenagem ao Professor Luiz Alfredo Omena



        Um momento marcado por forte emoção, lágrimas e sentimento de gratidão foi protagonizado por colaboradores, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada na última terça-feira (25), durante a Homenagem Póstuma feita ao professor Luiz Alfredo Cortez de Omena, ex-diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) Itabuna, falecido na última sexta-feira (21).

HOJE É O DIA DA POESIA EM ITABUNA

JOSELITO DOS REIS LANÇA SEU LIVRO NO CENTRO DE CULTURA ADONIAS FILHO EM ITABUNA

Foto de Joselito Dos Reis Reis.
Joselito um grande incentivador da poesia em Itabuna
Nesta data, considerada o Dia da Poesia em Itabuna, numa homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, projeto  do então vereador Joilson Rosa.  Com prefácio do professor Raimundo Galvão e apresentação do jornalista Nilson Andrade, ambos já não mais entre nós, o poeta e jornalista Joselito dos Reis lança, logo mais, as 19h,  o seu primeiro livro de pensamentos e poesias, intitulado Grito Sem Eco, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna.

O livro conta com as participações dos jornalistas Rosi Barreto, Waldyr Montenegro, Odilon Pinto e Paulo Lima e da professora Zélia Possidônio, que também é poeta e atriz, aparecendo com uma reflexão e um grito existencial num mundo perdido pelo individualismo e pelo consumismo.

O poeta diz que o livro tem esse título – Grito Sem Eco, porque, no passado, cada pessoa no campo ouvia o eco do seu próprio grito transpirando nos vales e montanhas, “o que não acontece nos dias de hoje devido à poluição que impregnou nossas ruas ou até mesmo o nosso espaço sideral infestado de gadgets e equipamentos dos mais diversos”.

“Ao leitor, cabe adquirir o livro e descobrir muitos outros conceitos que transcendem aos limites de uma poesia lírica, romântica, social, sempre numa linguagem clara e direta, que perpassa de forma transversal o campo das metáforas, para, com certeza, sensibilizar mais ainda aqueles que buscam a essência das coisas e são sensíveis ao universo que nos cerca”, diz o jornalista e poeta.

Apoio e agradecimentos
Com tiragem de mil exemplares, numa produção independente, o poeta que esperou 36 anos para lançá-lo, diz que a publicação do livro só foi possível devido à sensibilidade e à colaboração direta do empresário Delson Mesquita, da Editora e Gráfica Mesquita. Delson ofereceu o apoio decisivo e embarcou de cabeça no projeto editorial, cuidando dos detalhes e da arte final.

O poeta antecipadamente agradece a ajuda dos Buffet Antônio Cascão, ao presdiente do Clube do Poeta Sul da Bahia, Adeildo Marques  e a sua esposa professora Eusdete Santos, a poetisa, atriz e professora Zélia Possidônio e aos artistas Amistrong e Eli Marques.  

Prefeito inaugura rua do Prado e recebe o carinho de moradores

Um novo olhar e esperança para Itabuna (Pedro Augusto)

“Estou aqui para trabalhar e é o que estou fazendo, porque gosto de Itabuna e porque vocês me intimaram a voltar”, com estas palavras o prefeito Fernando Gomes encerrou a solenidade de inauguração da pavimentação asfáltica e iluminação rua do Prado, na Vila Zara, no final da tarde da ultima quarta-feira (26). O evento foi bastante concorrido e contou com a presença de secretários e diretores municipais, vereadores, convidados e os moradores e lideranças do local que foram  agradecer e abraçar o chefe do executivo.

Fernando Gomes lembrou que a situação do país está ruim, mas é possível trabalhar  e fazer o que é preciso quando se quer. “Estamos há apenas sete meses administrando Itabuna e já inauguramos obras como esta, por exemplo, para atender uma reivindicação antiga de vocês que foram abandonados por outras administrações”.  Ele destacou que a obra de melhoria na rua, que incluíram asfaltamento e moderno sistema de iluminação pública “trará mais saúde, respeito e dignidade para as famílias que moram aqui e que por tantos anos foram esquecidas por outras administrações”.

O prefeito aproveitou para informar sobre importantes convênios que o município já firmou e que vão garantir obras de infraestrutura e saneamento básico, geração de emprego e renda, e investimentos nos setores da saúde e da educação,  com a chegada de  novos médicos e faculdades. A de Santo Agostinho, por exemplo, se complementa com o programa da Cidade Universitária.

Pavimentação asfáltica do Morumbi marca incio de um pacote de obras em Itabuna



 Um pacote de obras que vai beneficiar a todos os bairros através de uma parceria com o governo do estado foi anunciado pelo prefeito Fernando Gomes na inauguração da pavimentação asfáltica de todo bairro Morumbi, na zona Oeste da cidade. Na solenidade que teve a participação de secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e moradores do bairro, o prefeito destacou que está cumprindo a sua obrigação como um gerente da cidade escolhido democraticamente pelo povo, o qual lhe conferiu o oitavo mandato em 40 anos de vida pública, marcada por muito trabalho.

Para Fernando Gomes não é só o Morumbi que está recebendo obras de pavimentação e de melhoria da infraestrutura, pois que vão chegar à rua de Palha e outros bairros da zona oeste da cidade, uma área em expansão. Ele lembrou que o saneamento básico para diversos bairros daquela área não foi concluída por incompetência dos seus antecessores, que deixaram de investir R$ 29 milhões e anunciou uma nova licitação para a retomada das obras ainda nos próximos meses, o que vai permitir a conclusão das obras em 2018.

                             O prefeito também salientou entre prioridades do governo os investimentos na solução do problema do abastecimento de água,  o que passa pela conclusão da barragem do Colônia e pela reestruturação da Emasa. O governo também vem investindo em saúde e educação, inclusive transformando Itabuna em Cidade Universitária, atraindo duas novas faculdades com 12 cursos, inclusive o de medicina das Faculdades Santo Agostinho.

Prefeito Fernando Gomes participa de sessão solene da câmara de vereadores



O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes participou na noite de quarta-feira (26), da Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Itabuna para a entrega dos títulos de Cidadão Itabunense e honra ao mérito para aqueles que contribuem para o desenvolvimento da cidade. O evento que aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) contou com a presença do vice-governador do Estado da Bahia, João Leão que foi homenageado e recebeu o título de cidadão itabunense.

Em sua fala, o vice-governador parabenizou os homenageados e disse estar contente por ter recebido tamanha honraria. Segundo João Leão, a partir desse momento o Governo do Estado aumenta ainda mais a responsabilidade com o município de Itabuna e fortalece a parceria já existente entre as duas administrações. O vice-governador ressaltou os investimentos do Governo na cidade e destacou a barragem do Rio Colônia que está em fase de conclusão e o Hospital do Cacau, que localizado no município de Ilhéus servirá de importante centro médico para toda a região sul da Bahia.

Eventos marcam comemorações do 28 de julho em Itabuna


            Missa, inaugurações, entrega da Comenda do Mérito Firmino Alves a dez personalidades que se destacaram contribuindo para o desenvolvimento de Itabuna entre as quais o governador Rui Costa e os deputados federais João Carlos Bacelar e Paulo Magalhães, além do bispo emérito D. Ceslau Stanula e o pastor Apolônio, a relação inclui duas homenagens póstumas ao frei Joaquim Cameli e ao jornalista José Adervan Oliveira falecidos recentemente, marcam as comemorações do 107º ano de emancipação da maior cidade da região neste 28 de julho. A programação termina com um show com  Pancadinha, Rian Girotto e Henrique, Boyzinho, Lordão e a Vingadora, na praça Rio Cachoeira.

            A programação começa às 7h30 minutos com apresentação da Fanfarra da FICC, em frente à Catedral de São José, onde às 8 horas será celebrada uma missa solene, com a presença do prefeito Fernando Gomes e secretários municipais. As  10h30 minutos será inaugurada a Policlinica 28 de julho, na rua Rui Barbosa e às 11h30 minutos haverá a inauguração da enfermaria B, do Hospital de Base, com 38 leitos.

Cooperativa de Itabuna celebra Dia do Motoqueiro com passeata

A Cooperativa de Mototaxistas e Motofretistas – Coopmoto, da cidade de Itabuna, está realiza neste momento uma passeata com motos, em comemoração do Dia do Nacional do Motociclista. Os mototaxistas durante o evento também estão fazendo uma homenagem em alusão ao aniversário da cidade.

A intenção da organização é apresentar a sociedade os profissionais que integram a categoria e que tem se empenhado em oferecer um serviço de qualidade para os itabunenes...

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Casal musical eletriza a sexta festiva de Itabuna na AABB

Sérgio Pezza e Zanza Oliver na Cabana do Tempo.

 Poucos músicos conseguem transmitir e receber de volta tanta energia da plateia como Sérgio Pezza e Zanza Oliver. Casal com estilo suave e ao mesmo tempo eletrizante de cantar MPB, os dois estarão no espaço que resgatou a musicalidade das noites de sexta-feira em Itabuna: a Cabana do Tempo da AABB.

A apresentação é nesta sexta (28), a partir das 8 da noite, no feriado de aniversário da cidade. Dentro da mesma AABB que, por sinal, pouco antes recebe as personalidades destacadas com a Comenda Firmino Alves no seu Salão Social, em uma cerimônia organizada pela Prefeitura de Itabuna.

Nesse horário, a entrada no clube é liberada a todos interessados em vibrar com boa música, independentemente de serem sócios ou não da AABB. Pode vir com toda segurança que a entrada e o estacionamento dentro do clube são livres. Dá para trazer os amigos, a família e até as crianças, que contam com um parque equipado e área verde para brincar à vontade.

A AABB Itabuna fica na Rua Espanha s/n, travessa da Rua Europa Unida, no São Judas. Quem vem pela Av. Juracy Magalhães (chegando do litoral), o acesso é pela Ponte Calixto Midlej (Vila Zara). E quem vem da BR-101 (do interior) o caminho é pela Beira-Rio via Shopping e bairro Conceição. Os telefones do clube são (73) 3211-4843 e 3211-2771 (Oi fixo).

 Por - Raul Vila Boas e Malluta

Governo baiano convoca quarta turma do programa Partiu Estágio


O Governo do Estado lança, nesta quarta-feira (26), a quarta convocação para universitários inscritos no Programa Partiu Estágio. De acordo com a nova lista, 297 estudantes deverão se apresentar ao órgão ou entidade em que irão estagiar, dentro do prazo de dez dias úteis. Desde o lançamento do projeto, em abril deste ano, já foram convocados 4.224 jovens para estagiarem no serviço público. A lista da nova turma está disponível no site da Secretaria da Administração (Saeb).


O programa é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso à oportunidades de estágio a jovens universitários de instituições federais, estaduais e privadas da Bahia que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.


Os integrantes da quarta turma do Partiu Estágio são convocados por meio do e-mail cadastrado no momento de sua inscrição no programa. Para assegurar o estágio no Governo do Estado, é preciso que o estudante apresente a documentação. De acordo com o edital do programa, o estudante que não apresentar a documentação exigida, ou não se apresentar ao órgão ou entidade no prazo estipulado, perderá a vaga de estágio.


Confira abaixo a lista de documentos necessários:


- Comprovante de residência
- Original e cópia da Carteira de Identidade
- Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF
- Original e cópia de carteira de identidade do representante legal ou do termo de guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso
- Declaração da instituição de ensino informando o semestre letivo, o turno de estudo, o curso de formação e sua natureza presencial e a conclusão de, no mínimo, 50% do curso
- Comprovante de matrícula e frequência na instituição de ensino
- Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público
- Original e cópia do título de eleitor, se for o caso
- Original e cópia do certificado de reservista, se for o caso
- Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS
- Comprovação de inscrição no CadÚnico, se for o caso
- Histórico escolar do Ensino Médio
- Declaração da escola em que cursou o ensino médio, como bolsista integral, se for o caso
- E-mail convocatório emitido pelo sistema

Da Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br
Por - Daniel Thame

Revitalização do rio Cachoeira é prioridade para o prefeito Fernando Gomes


                       A revitalização do Rio Cachoeira foi considerada uma prioridade de governo pelo prefeito Fernando Gomes, ao participar da recuperação da Estação Elevatória de Esgoto 05, que recebe parte dos esgotos e efluentes do Pontalzinho e do centro da cidade, que são bombeados para a Estação 07, no bairro São Judas. As obras foram realizadas com recursos próprios e incluem a revisão da rede elétrica, recuperação de equipamentos e substituição da rede de esgotamento sanitário, evitando que os esgotos sejam drenados para o rio que está poluído e hoje, recebe a maior parte dos resíduos urbanos.

Mutirão oferta serviços de Assistência Social à População



Como parte de uma série de ações que estão em andamento na semana em que o município de Itabuna comemora 107 anos de emancipação política, teve início na manhã desta quarta-feira (26) o Mutirão Social, coordenado pela Secretaria de Assistência Social de Itabuna (SAS). O evento que tem sua realização na Praça Rio Cachoeira agregou diversos serviços ligados à assistência social e reuniu a população que busca informações e atendimentos referentes aos Programas Sociais executados pela Administração Pública.

Prefeito considera educação e cultura como prioridades de governo

A importância da educação e da cultura foi destacada pelo prefeito Fernando Gomes, que as considerou como prioridade de governo e fator essencial de desenvolvimento durante o lançamento do Fique na Praça, uma ação da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, na Otávio Mangabeira, no centro de Itabuna. O evento atraiu um grande número de  pessoas e reuniu apresentações de música, teatro, dança, contação de histórias e um recital de poesia.

Maternidade Esther Gomes amplia e melhora atendimento a gestantes

​​
 A Maternidade Esther Gomes – uma referência no atendimento de gestantes carentes de Itabuna e região nos últimos 27 anos, com a realização de mais de 100 mil partos, sem o registro de casos de infecção hospitalar -, tem vivido uma nova fase em sua gestão, que tem gerado resultados positivos diretos no atendimento da população carente que necessita dos serviços da unidade hospitalar. O novo gestor da Maternidade, Sérgio Gomes, que assumiu o comando da instituição há quatro meses, tem implementado uma série de ações que têm resultado na sua reestruturação e ampliação da capacidade de atendimento.

Ele exemplifica citando que o hospital que possui uma equipe profissional formada por 15 médicos e cerca de 75 pessoas na enfermagem e apoio operacional, já está operando em plenas condições para realizar até 600 partos por mês: “Estamos trabalhando com nossa capacidade total. Reestruturamos toda unidade hospitalar e agora estamos buscando junto a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) retomar o contrato que havia sido suspenso na gestão anterior à nossa”, informa.

Homenagens à Senhora de Sant’Ana

Homenagens à Senhora de Sant’Ana, no Rio do
Engenho, terão retorno de procissão fluvial

Hoje (26) é o dia da padroeira Senhora de Sant’Ana mas, para os moradores do distrito do Rio do Engenho, em Ilhéus, os festejos alusivos à data acontecem neste domingo (30). A programação é extensa. Com destaque para o retorno da procissão fluvial que há mais de 30 anos não acontece. A comitiva embarcará da Colônia Z-19, na baía Pontal, às 7h30min. O intuito da festa é resgatar os valores históricos e religiosos, convocando os féis a oferecerem louvor, adoração e cânticos na presença da imagem da santa.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Homenagens e recital marcam comemorações do Dia Municipal da Poesia

Poetas fazem recital à Itabuna


        O Clube do Poeta do Sul da Bahia e a Revista Vitória promoveram, no Café Pomar, um recital e homenagens na segunda-feira (24), como parte da programação do 107º aniversário de emancipação política e administrativa de Itabuna. Entre os homenageados com uma placa alusiva ao apoio à cultura itabuenenses estão o prefeito Fernando Gomes, representado pelo vice-prefeito Fernando Vita, que destacou o apoio do governo à educação e o investimento no projeto da Cidade Universitária, que se consolida com a chegada das Faculdades Santo Agostinho, com um curso de medicina e formação em outras 12 áreas do conhecimento; além da secretária de governo Maria Alice Araújo Pereira; do titular da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado; do presidente da FICC, Daniel Leão e da Fundação Marimbeta, Cleonice Almeida.

Mutirão da Saúde em Itabuna supera expectativa da organização


Pelo menos 1.500 pessoas foram atendidas em consultas especializadas nos dois dias do Mutirão da Saúde, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento com uma superestrutura montada na Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) continuará amanhã e conta com a participação de mais de 200 funcionários da SMS e integra a programação de aniversário de Itabuna, que completa 107 anos de emancipação político administrativa, no próximo dia 28.

Durante os dois dias do mutirão, foram disponibilizados atendimentos nas especialidades de pediatria, clínica geral, urologia, ginecologia, mastologia, cardiologia e neurologia. Outro importante serviço oferecido à comunidade é o de odontologia, no Odontomóvel, que continuará com o atendimento até o dia 29.

Inaugurações marcam as comemorações do aniversário de Itabuna


As comemorações pelos 107 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna prosseguem amanhã (26) com eventos e inaugurações que contarão com a presença do prefeito Fernando Gomes, além de Secretários e autoridades políticas. A realização do Mutirão Social, coordenado pela Secretaria de Assistência Social (SAS), abrirá a programação do dia, às 08 horas, na Praça Rio Cachoeira. Este evento seguirá até quinta-feira (27), com encerramento previsto para às 17 horas.

  No período da tarde, às 14 horas, haverá a Inauguração  da Casa das Artes, que está situada na Rua Miguel Calmon, 136, centro.  Às 16 horas será inaugurada a pavimentação da rua do Prado, no bairro Conceição, uma obra que recebeu 750 metros de pavimentação e que melhorará consideravelmente a qualidade de vida dos moradores da localidade.

Também haverá inauguração, às 17 horas, da pavimentação asfáltica do bairro Novo Morumbi. Para finalizar, às 19 horas será a entrega de Título de Cidadão Itabunense pela Câmara de Vereadores de Itabuna, durante evento na AABB de Itabuna.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...