sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Mutuns ganha Unidade de Saúde Francisco Benício inteiramente reformada e reequipada


A prefeitura de Itabuna reinaugurou nesta quinta-feira (21) a Unidade Básica de Saúde Francisco Benício dos Santos, localizada no distrito de Mutuns, zona rural do município, que foi inteiramente reformada. Encontrado sem as mínimas condições de funcionamento no início deste ano, o posto foi totalmente recuperado atendendo o compromisso do prefeito Fernando Gomes em solucionar as demandas da população de Mutuns que, a partir de agora, passa a contar com uma UBS moderna e capaz de levar saúde à comunidade.

A preocupação com a saúde pública tem pautado a gestão municipal na busca por investimentos que visam levar atendimentos de qualidade à população. Destacando que a prefeitura vem atuando com cuidado especial à atenção básica, o prefeito Fernando Gomes reafirmou o seu comprometimento com a população para oferecer os serviços com qualidade e eficiência: “Aqui em Muntuns moram pessoas de bem que merecem uma saúde de qualidade, uma educação de qualidade e eu, enquanto gerente do povo, estou cumprindo meu compromisso pessoal”, reforçou

Ao lamentar o abandono em que encontrou a administração pública municipal desde que voltou ao Centro Administrativo Firmino Alves, o prefeito Fernando Gomes enumerou os esforços realizados no primeiro ano de gestão para reequilibrar a situação financeira do município e conseguir retomar investimentos fundamentais para manutenção de serviços essenciais à população: “Quando encerrei meu último mandato deixei a prefeitura e a Emasa com dinheiro em caixa. Quando voltei, me deparei um débito gigantesco fruto da irresponsabilidade dos antigos gestores”.       Esta semana, ele renegociou uma divida de mais de R$ 70 milhões com o FGTS.

 O prefeito Fernando Gomes informou ainda que, para retomar o desenvolvimento da cidade estará viabilizando uma série de intervenções esperadas pela população e realizando parcerias com o estado e a iniciativa privada: “Estamos assinando um convênio com o governo do estado e vamos concluir o teatro para fortalecer a cultura na nossa cidade. Em janeiro inauguramos a passarela e já em 2018 daremos início as obras da nova ponte e do Parque da cidade”, conta o prefeito destacando ainda que “a partir de janeiro iremos entrar firme com asfalto em toda a cidade, bem como com a realização de obras de saneamento e pavimentação para recuperar os bairros e levar qualidade de vida a população”. 

Leia mais: Itabuna paga 13º dos servidores municipais + Prefeito pede celeridade na votação de projeto para policlínica regional em Itabuna e  UBS atende moradores de Mutuns e da área rural.


__________________________________________________________________

 Itabuna paga 13º dos servidores municipais

        Por determinação do prefeito Fernando Gomes, que priorizou o pagamento de salários e a valorização dos servidores públicos, o secretário da Fazenda e Planejamento, Moacir Messias anunciou, o inicio do pagamento da segunda parcela do 13º salário de todos os funcionários da administração direta e indireta.

        Segundo ele, tanto os servidores da ativa e comissionados quanto os aposentados e pensionistas terão creditados nas contas bancárias a parcela final do abono natalino de forma gradativa, uma vez que o município, em decorrência da queda de arrecadação em 2017, ainda tem uma grande dependência das verbas repassadas pela União e pelo Estado.

       Moacir Messias explica que o governo fez um esforço muito grande no ajuste das contas publicas, e iniciou o pagamento da segunda parcela do 13º salário para os servidores da prefeitura de Itabuna o que é considerado uma prioridade de governo.
___________________________________________________________________

 Prefeito pede celeridade na votação de projeto para policlínica regional em Itabuna

           Ao considerar que 2017 foi um ano marcado pela superação de dificuldades geradas pelos seus antecessores no governo municipal, o prefeito Fernando Gomes destacou, em sua mensagem aos vereadores durante uma confraternização do Poder Legislativo, na AABB, a necessidade da união de esforços em conjunto com a sociedade civil para a retomada do desenvolvimento de Itabuna. O prefeito também pediu celeridade do legislativo na aprovação do projeto que vai possibilitar a implantação de uma Policlínica regional possibilitando o atendimento para mais de 550 mil pessoas do Sul da Bahia.
         
   Em sua mensagem, o prefeito que estava acompanhado de secretários municipais e assessores falou das expectativas para 2018, como um ano de realizações e de muitas obras em Itabuna e na  região através de uma parceria com o governo do estado, que anuncia a inclusive a duplicação da BR 415 trecho Ilhéus-Itabuna, ampliando a integração entre as duas maiores cidades do Sul da Bahia.

         Fernando Gomes pediu aos vereadores para que esqueçam o que passou e pensem em Itabuna, “que é muito maior que todos nós e tem uma vocação de liderança na região. Vamos trabalhar pela nossa cidade.” Ele fez questão de cumprimentar a cada um dos vereadores e dos convidados presentes na festa de confraternização natalina do legislativo desejando votos de saúde e de paz.

         O presidente da Câmara, Chico Reis destacou a integração entre legislativo e executivo num projeto para construção de uma cidade maior. Anunciou ainda, que a Câmara vota na terça-feira (26) o projeto para implantação da Policlínica regional em Itabuna.
     
_________________________________________________________________

 UBS atende moradores de Mutuns e da área rural


A UBS Francisco Benício dos Santos, em Mutuns, foi totalmente reformada pela prefeitura municipal de Itabuna. A unidade que atende mulheres, idosos e crianças de Mutuns e da área rural, com foco na atenção básica, funciona como porta de entrada dos pacientes para o sistema de Saúde. Na UBS são oferecidos ainda serviços diversos de prevenção à saúde, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, consultas clínicas, ginecológicas, pediátricas, nutricionista e enfermeiros, além de curativos, programas de pré-natal, planejamento familiar, crescimento e desenvolvimento (CD), e atendimento odontológico. 

A unidade de Mutuns conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem, pessoal de apoio e agentes comunitários que atendem famílias da comunidade. A obra que revitalizou a estrutura da unidade foi executada numa ação conjunta das Secretarias de Administração e da Saúde, Os secretários Dinailson Oliveira e Lísias São Mateus destacaram a ação do governo que reformou este importante equipamento de saúde pública, recuperando a estrutura física do imóvel e adquirindo novos equipamentos.

O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Na UBS o paciente tem acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos e  inalações, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.(Ascom)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...