quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Itabuna ganha novo Cartão Postal

A Passarela sobre o Rio Cachoeira
                      
          
  Enquanto homens e máquinas trabalharam para concluir mais uma etapa da obra da passarela sobre o Rio Cachoeira, que passa pela antiga Ilha do Jegue na zona central da cidade de Itabuna, centenas de curiosos, incluindo crianças, acompanharam o trabalho e fizeram a sua ‘selfie’ durante a operação de montagem da estrutura metálica de quatro módulos. A expectativa é motivada pelo impacto que a obra com 140 metros de extensão provocou na paisagem da cidade. Com um custo de R$ 1,2 milhões, a passarela já é considerada um novo cartão postal de Itabuna.

            Ao acompanhar pessoalmente a colocação dos quatro módulos metálicos que compõe a estrutura da passarela, o prefeito Fernando Gomes observou que essa obra é apenas o pontapé inicial de uma série de transformações que irão mudar a fisionomia de Itabuna, retomando o desenvolvimento da cidade como grande polo regional. Para Fernando Gomes, o ano de 2017 termina marcado pelo resgate da autoestima da população de Itabuna e com novos projetos de governo.


            Em conversa com a população presente na margem do rio Cachoeira, no entorno da obra, o prefeito ouviu elogios e destacou a importância de integrar cada vez mais a cidade encurtando as distâncias, melhorando a mobilidade urbana. Fernando Gomes ressalta que um dos objetivos do empreendimento é facilitar o acesso das pessoas aos seus postos de trabalho, além de estimular a comunidade a ocupar os espaços públicos da cidade, frequentando as praças e ambientes de lazer.

            Depois de tirar uma selfie com amigos junto a uma das cabeceiras da passarela, na avenida Firmino Alves, a estudante Lorena Moraes considera que o novo equipamento muda a paisagem da cidade, acrescentando um novo cartão postal. A obra se soma à imponência da Catedral da São José, ao Shopping Jequitibá e aos grandes edifícios que mostram a tendência de verticalização da maior cidade do Sul da Bahia, polo de comércio e serviços. Para a moradora do bairro Conceição, Maria José Almeida, a passarela embeleza a área ribeirinha e muda o cenário do local onde antigamente a população observava Ilha do Jegue, que vinha sendo afetada pela erosão e estava desaparecendo.

            A colocação da estrutura metálica foi concluída numa grande operação que mobilizou oito veículos pesados, inclusive um guindaste Liebherr de 400 toneladas da Vertical e um outro equipamento de apoio com capacidade para 70 toneladas da Chame Guincho. Com previsão de entrega no mês de janeiro, a obra já se encontra com 90% de sua estrutura finalizada, restando apenas a colocação de proteção lateral nas passagens de pedestres – guarda-corpos –, além de rampas e escadas de acesso, bem como iluminação especial de led, além de equipamentos e mobiliário do módulo central.

            O trabalho foi acompanhado ainda pelos secretários de Administração, Dinailson Oliveira; de Desenvolvimento Urbano, Patrick Olbera Monteiro e de Segurança, Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado, que também destacaram a importância da obra e o impacto no panorama arquitetônico da cidade que ganha um novo equipamento.
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...