sábado, 16 de dezembro de 2017

Governador e prefeito de Ilhéus visitam CSU

Governador e prefeito de Ilhéus visitam CSU
e áreas estudadas para implantação da UPA

Dona Norma, de 71 anos, quase não acreditava. “Como assim? Um governador caminhando tranquilamente assim em minha rua? Isso nunca aconteceu antes, meu Deus”, comemorou com os vizinhos. A rotina do Centro Social Urbano (CSU), na Barra, zona norte de Ilhéus, mudou neste sábado (16), às 8 da manhã. Levado pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o governador visitou as instalações do CSU e anunciou a requalificação o equipamento. Das janelas e das portas de casa, as pessoas acenavam.

Rui Costa solicitou ao prefeito Mário Alexandre um projeto de engenharia para a implantação de duas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) nos módulos já existentes no local e anunciou que o governo do estado vai murar e recuperar o passeio que cerca toda a área de 38 mil metros quadrados do equipamento do estado.

A contrapartida da Prefeitura será recuperar o prédio onde funciona uma escolinha municipal e criar espaços de atendimento ao público com serviços sociais e de lazer. “Aqui voltará a ser um centro social urbano. No entanto, será mais moderno, contemporâneo, atendendo as necessidades dos dias de hoje”, afirmou o governador.
No espaço também está prevista a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), um equipamento multiuso para a prática de esportes voltados à iniciação esportiva e ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas em áreas de vulnerabilidade social. 


Terreno para a UPA - Um dia depois de anunciar a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte3, em Ilhéus, o governador Rui Costa e o prefeito Mário Alexandre visitaram terrenos que podem vir a abrigar o investimento. A nova UPA contará com salas de isolamento, salas de medicação e nebulização, assim como ala de urgência e emergência com leitos totalmente equipados para monitorar os pacientes. A equipe clínica será composta de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistente social, farmacêutico, técnico de raio-X e administrativo. Uma luta do governo do estado com apoio da bancada federal baiana, a UPA será mais um importante equipamento que servirá para filtrar o perfil de atendimento que será feito no novo Hospital Costa do Cacau. Como o custo operacional de uma UPA é bastante alto, o governador já anunciou também que metade do valor para o pleno funcionamento será repassado mensalmente pelo estado.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, voltou hoje a destacar a parceria estabelecida com o governador em todos os setores a gestão pública, mas, em especial, na saúde. Ontem (15), ao inaugurar o Hospital Costa do Cacau, Rui Costa garantiu ajuda para recuperar todos os postos de saúde do município.  “Faça a conta, apresente ao Fábio (Vilas Boas, secretário estadual da Saúde) e o que faltar eu complemento”, assegurou. “Quero que coloque todos em funcionamento em 2018 para eu inaugurar com você”, completou. De acordo com o governador, a assistência básica é prioridade da saúde pública. Em um primeiro degrau, o posto de saúde. Em segundo, as Policlínicas e, em terceiro, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)- (ASCOM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...