segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Fernando Gomes assegura conclusão de passarela sobre o Cachoeira até 18 de janeiro


            O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, assegurou que a conclusão das obras de construção da Passarela de Pedestres sobre o Rio Cachoeira acontecerá até o dia 18 de janeiro, data da abertura oficial do Carnaval Antecipado de Itabuna. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18), durante entrevista concedida ao Programa Balanço Geral da Record/TV Cabrália.

Na entrevista, o chefe do executivo itabunense esclareceu sobre as medidas adotadas por engenheiros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e da Minas Aço, empresa responsável pela execução das obras, para correção de pequena falha na confecção da estrutura metálica que será fixada sobre as bases de concreto, ligando a Praça Rio Cachoeira (na altura da Câmara Municipal) à Alameda da Juventude (área central da cidade).

Segundo Fernando Gomes, as estruturas serão refeitas, sem custos para os cofres públicos, e até a próxima quinta-feira (21) deverão chegar, juntamente com os caminhões guinchos, ao local das obras e na sexta-feira (22) terá início à colocação sobre as bases. “A nossa previsão é que o trabalho esteja concluído até o dia 18 de janeiro para a abertura do Carnaval de Itabuna”, disse.

Teatro Municipal
O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar a assinatura de convênio com o governo do estado nesta quarta-feira (20), em Salvador, para a conclusão das obras do Teatro Municipal de Itabuna que, após licitação, devem ser iniciadas até o próximo  dia 20 de fevereiro. “Queremos concluir a construção do teatro até o mês de agosto, se Deus quiser. Este é um presente que o povo de Itabuna espera há muitos anos”, afirmou Fernando Gomes.
Veja mais:Assistência Técnica Rural será implantada em Itabuna + Assistência Social  faz festa para garotada na praça Rio Cachoeira + Fernando Gomes elogia Hospital da Costa do Cacau e apoia ações do Governo + Hospital Regional da Costa do Cacau atende pacientes de 70 municípios e Prefeitura reúne ambulantes que irão trabalhar no carnaval antecipado 2018


 Assistência Técnica Rural será implantada em Itabuna


            Uma solenidade programada para as 9 horas desta terça-feira, 19, no auditório da Unime, marcará a implantação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no município de Itabuna. A iniciativa, que é resultado de convênio entre Prefeitura, Ceplac, Governo do Estado e da União, é considerado um modelo pioneiro no país. Na mesma solenidade o prefeito Fernando Gomes deve sancionar o projeto do vereador Robson Sá que torna a Ceplac patrimônio imaterial do município.

           O Programa Ater tem como objetivo fundamental o de colocar à disposição da sociedade itabunense, especialmente para os produtores rurais, por intermédio do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, propostas concretas para o desenvolvimento agrícola e econômico do nosso espaço rural, que atenda de forma equânime todo segmento agrícola e ambiental.

O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos destaca que o plano une assistência técnica e extensão rural inclui nas suas ações a melhoria das estradas vicinais para escoamento da produção agrícola. Ele será complementado com a elaboração do Plano Diretor Agrícola do Município e ações de estímulo à produção agrícola.

Assistência Social  faz festa para garotada na praça Rio Cachoeira

A chuva que caiu no último domingo em Itabuna não apagou a alegria, a descontração e momentos de pura felicidade para centenas de crianças que foram à Praça Rio Cachoeira, participar da campanha Adote um Sorriso – Natal Solidário, para as Crianças. O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social (SAS)  com o apoio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), TV Record Cabrália e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL).

 E a turminha mostrou, durante uma tarde inteira, que ser criança é poder  brincar, cantar e sorrir e a SAS garantiu esse momento. Levou para a praça muitas atrações como pula-pula, banho de espuma e a banda infantil Melão e Melancia que animou ainda mais a garotada. E o momento mais esperando, entretanto, foi  quando a secretária de Assistência Social Sandra Neilma Costa  fez a distribuição de  presentes para toda a turminha infantil que compareceu ao evento.

“É muito gratificante poder ver a alegria contagiante estampada no rosto de cada criança que, mesmo com chuva, não se intimidou e fez valer seu direito de brincar, sorrir e ser feliz num momento tão especial e único como este”, comentou a titular da SAS.

Ela lamentou ainda que muitas famílias não tenham iniciativa ou condições de comprar um simples presente para seus filhos e muito menos, promover uma atividade recreativa que a Prefeitura se empenha em fazer nas datas comemorativas como neste período natalino, por exemplo. “O Natal é uma data importante, é o nascimento do menino Jesus, símbolo de amor, fraternidade, pureza e bondade, sentimentos característicos de uma criança, então é preciso compartilhar”.

         A secretária informou que a campanha Adote um Sorriso – Natal Solidário, para as Crianças foi uma iniciativa da direção de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SAS e direcionada ao público infantil atendido pelos diversos programas desenvolvidos por sua secretaria.  O evento, ainda segundo ela, faz parte do compromisso do governo municipal em garantir às crianças, além de assistência social, o direito ao lazer e à cultura.
     
    Para concluir, Sandra informa que a organização da festa contou com cada um dos servidores lotados na Secretaria de Assistência Social, “pessoas comprometidas com a questão social, que não medem esforços quando se trata de promover ações como a que ocorreu no domingo”.


 Fernando Gomes elogia Hospital da Costa do Cacau e apoia ações do Governo
 
        Ao considerar que este é um dia de felicidade para o Sul da Bahia, que esperou por décadas a inauguração de uma unidade como o Hospital Regional da Costa do Cacau, o prefeito Fernando Gomes elogiou o governador Rui Costa, “um gestor com obras realizadas na região Sul da Bahia, que estava abandonada e comprometido com o desenvolvimento regional”.
       Ele lembrou que há 19 anos inaugurou o Hospital de Base e que Itabuna é hoje a única cidade da Bahia a contar com um hospital municipal: “e eu comecei o projeto e voltei para concluir esta obra que se completa agora com o Hospital Regional da Costa do Cacau, inaugurado pelo governador Rui Costa, a quem agradeço e que tem todo o meu apoio de forma integral”.
      Lembrando que seu partido é Itabuna, Fernando Gomes fez questão de ressaltar o trabalho de um gestor que tem obras realizadas e que além do novo hospital, também concluiu a barragem do rio Colônia, que vai permitir a regularização do abastecimento de água para a população itabunense e anuncia a duplicação da BR 415, trecho Ilhéus-Itabuna, uma obra que vai acabar com a estrada da morte, onde se registra um grande numero de acidentes, “porque o povo está acima dos partidos”. 


 Hospital Regional da Costa do Cacau atende pacientes de 70 municípios
 
O governador Rui Costa inaugurou, na sexta-feira (15), o Hospital Regional Costa do Cacau, com um investimento de R$ 124 milhões e vai beneficiar 1,7 milhão de pessoas de mais de 70 municípios da região sul da Bahia, desafogando a sobrecarga do Hospital de Base de Itabuna.  Ele destacou que “essa inauguração faz parte da caminhada que empreendemos, desde o início da gestão, para que todas as regiões do interior – que detêm 80% da população da Bahia – sejam dotadas de equipamentos de saúde capazes de oferecer serviços de alta e média complexidade”. 

Equipado com tecnologia de ponta, a nova unidade hospitalar possui 225 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), está localizada na rodovia BR 415, trecho Ilhéus-Itabuna. Este é o primeiro hospital público do interior do estado a ter serviços de cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca, oferecendo serviços de média e alta complexidade ambulatorial, de diagnose e terapêutica e internação hospitalar, envolvendo as especialidades clínica (geral, cardiologia, saúde mental e neurologia) e cirúrgica (geral, ortopedia, neurocirurgia e cardiovascular).

O hospital entrou em operação deste domingo (17), com a realização de um Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que prevê a realização de pelo menos 600 cirurgias eletiva.
  

 Prefeitura reúne ambulantes que irão trabalhar no carnaval antecipado 2018

A prefeitura de Itabuna realiza amanhã (19), a partir das 9 horas, na Usemi, o cadastramento dos vendedores ambulantes que irão trabalhar no Carnaval Antecipado de 2018. A reunião, de acordo com a Secretária de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, visa racionalizar a utilização dos espaços no circuito da folia pelos vendedores ambulantes e microempresários.
Para dar maior conforto ao público, a Sema delimita previamente o espaço para colocação de cada ponto de comércio. O cadastramento abrange barracas de alimentos, bebidas e isopores. O Carnaval Antecipado de Itabuna acontece de 18 a 21 de janeiro de 2018.

Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...