quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Eric Junior Rzecznik podsumowuje pierwszej kadencji i rozmawiać o oczekiwaniach na kolejne dwa lata

Reeleito para os próximos dois anos à frente da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Dr. Eric Junior, provedor da instituição, fez um balanço da sua gestão no Primeiro Meeting SCMI, ainda neste dezembro. “Foram dois anos de mudanças significativas, mas também de muito amadurecimento na forma de conduzir, diagnosticando os problemas e buscando as melhores formas de saná-los”, afirmou.
 Ainda no começo da gestão o diagnóstico era assustador, que iam de pendências na Receita Federal a ameaças constantes de greve dos funcionários, com salários atrasados e fornecedores insatisfeitos. “Ou íamos para cima, ou fechávamos as portas, e esta segunda nunca foi a minha opção. Montamos um gabinete de crise, tomamos algumas medidas enérgicas como renegociação das dívidas, e partimos para o ataque. Em paralelo ao caos que estávamos vivendo, busquei o apoio de toda a sociedade visitando clubes de serviços, Ministério Público, a igreja  além de outras instituições que se propuseram a nos ajudar. Aos poucos, as coisas foram clareando e hoje temos uma realidade muito distinta da qual encontramos”, ressaltou.

Como medidas imprescindíveis estão elencados a melhoria do fluxo de caixa com ação direta com os parceiros da instituição; redução de custos em todos os setores; reimplantação da gerência comercial; redimensionamento do setor de compras; incentivo para aumento da produção cirúrgica; renegociação dos contratos SUS dos três hospitais.

Essas ações se refletiram na autoestima dos próprios gestores e colaboradores.
Neste 2017, ano em que se comemorou os cem anos da Santa Casa de Itabuna, o discurso de união já tinha força, resultando, ainda em janeiro, em uma semana de comemorações estratégicas para funcionários, parceiros e autoridades, com recursos 100% doados por empresas e empresários, denominados de Amigos do Centenário. “A Regularização das certidões (INSS, IR e FGTS) foi um marco importante, pois pudemos pleitear emendas parlamentares durante o ano, o que vai desafogar e permitir investimentos no ano de 2018; e a regularização do salário, a partir de junho, coroou a confiança na gestão, demonstrando que o caminho percorrido foi difícil, mas não em vão”, ressaltou o provedor.

Ações marcaram mudanças também na assistência ao paciente

Diante do quadro de maior e melhor fluxo de caixa e produtividade, a assistência à saúde também sofreu significativas mudanças, como a implantação de protocolos clínicos (Tromboembolismo venoso e Infectologia), e de novos serviços, como cirurgia buco-maxilo-facial infantil, a aquisição de uma máquina de laser para a urologia, novo set de laparoscopia, realização de neurocirurgia pelo SUS, através de contrato com a SESAB, retomada do serviço de neuroclínica, a implantação e inauguração da UTI Pediátrica (uma demanda histórica regional), e o retorno dos transplantes, através do CIHDOTT. Além disso, a construção do bunker, que abrigará o segundo acelerador linear, que impacta significativamente no aumento do fluxo da radioterapia.

Inúmeras ações de impacto social neste 2017

Como instituição filantrópica, o provedor da Santa Casa de Itabuna liderou equipes que pensassem também na responsabilidade social que a instituição possui na região. A participação em um mutirão de cirurgias, realizado em parceria com a SESAB, foi uma delas. Pensando além das paredes dos três hospitais, ações na comunidade marcaram uma gestão mais próxima da sociedade, como um Outubro Rosa envolvendo palestras e atendimentos (a exemplo da Expoita), o Novembro Azul (com participação ativa no Mutirão do Diabetes), doação de brinquedos arrecadados no Dia das Crianças, captação de alimentos para o Natal Solidário para Todos, dentre outros.

Gestão marcada pela inovação e inaugurações

Desde o começo da gestão, são significativas as mudanças na instituição, começando pala inauguração da Capela do Hospital Calixto Midlej Filho, melhorias no Centro Cirúrgico do Hospital Manoel Novaes, inauguração da Brinquedoteca do Novaes, UTI pediátrica e, por fim, a inauguração do novo Laboratório Interno de Análises Clínicas do Calixto. Neste dezembro, foi entregue ainda o primeiro aplicativo da Santa Casa de Itabuna, com funções informativas para pacientes, e a Biblioteca Comunitária no Calixto, para pacientes, acompanhantes e funcionários.

Expectativas para os próximos doze meses
“Vamos prezar pela qualidade nos serviços prestados, e por isso estamos buscando agregar parceiros, conhecimento técnico e mais projetos”, ressaltou Dr. Eric Junior. Mutirão nos bairros, uma Feira Da Mulher (com serviços exclusivos), modernização da UTI, ajustes nos honorários médicos são alguns dos planos para os próximos doze meses. Tudo aliado ao projeto de Acreditação Hospitalar, cujo diagnóstico será feito já em janeiro e que proporcionará um avanço técnico e científico almejado por todos os profissionais da Santa Casa de Itabuna.(Ascom)

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