quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Comércio de Itabuna terá esquema especial de segurança no período natalino


O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, se reuniu na manhã de hoje com representantes da Guarda Civil Municipal e o presidente eleito da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Carlos Leahy (2018-2020), para discutir detalhes sobre o funcionamento e segurança do comércio que abrirá e fechará em horário especial neste período natalino.


“Queremos proporcionar o máximo de segurança e tranquilidade aos comerciantes, funcionários e fiscais da Prefeitura que estarão trabalhando neste período tão importante economicamente para o município, como também para os consumidores que buscam ir às compras, se divertir e movimentar a cidade”, comentou o Secretário.

O horário especial de abertura e fechamento do comércio de Itabuna terá início no sábado (09), às 09h às 15 horas. Nos dias 13 (quarta), 14 (quinta) e 15 (sexta-feira) será das 09 às 20 horas. No sábado (16) o horário de funcionamento será das 09 às 15h, e nos dias 18 e 19 (segunda e terça-feira) das 09 às 20 horas. Já entre os dias 20 e 22/12 o comércio funcionará até às 22 horas, e no sábado (23) o comércio ficará aberto até às 17 horas. Por fim, na véspera de Natal, dia 24 de Dezembro, o fechamento do comércio será às 15 horas.

Jorge Vasconcelos informa ainda que os ônibus estarão funcionando em horário diferenciando para atender a demanda. Eles vão circular até a meia noite nos dias em que o comércio funcionar até mais tarde. Veja também: Educação realiza I Mostra de Práticas Exitosas do Ciclo de Alfabetização + Hospital de Base terá programa de controle e eficiência do gasto público e Prefeitura conclui urbanização e pavimentação do Parque São João.

 Educação realiza I Mostra de Práticas Exitosas do Ciclo de Alfabetização
 
              A Secretaria de Educação de Itabuna realizou nesta quarta-feira (06) a I Mostra de Práticas Exitosas do Ciclo de Alfabetização. O evento, que aconteceu no espaço da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), contou com a presença de alunos e professores da rede municipal de ensino e da secretária Anorina Smith Lima.
             
 Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental que compõem o ciclo de alfabetização, a mostra exibiu trabalhos realizados em sala de aula nas escolas da rede municipal. A secretária Anorina Smith informa que ao todo cinco mil alunos de 60 escolas da rede fazem parte do Ciclo. A secretária considera que a I Mostra é uma demonstração do compromisso dos professores da rede do município em estar relatando práticas e experiências do trabalho desenvolvido na escola.

              Para Anorina, esse momento confirma o comprometimento de todos da rede para que o aluno aprenda e saia alfabetizado do ciclo de alfabetização. “Hoje eu fiz o contato com alunos do ciclo e eles leram e apresentaram resultados, inclusive crianças do primeiro ano já apresentaram leituras e isso é fantástico”, comenta a secretária, avaliando ainda que “o balanço desse trabalho é bastante positivo e animador e a nossa perspectiva é ter um futuro melhor na rede, com os alunos de fato alfabetizados”.

              Além da apresentação das práticas, o evento teve em sua programação diferentes momentos que incluíram apresentações teatrais, musicais e de poemas, além de exibições do projeto Letras que Voam. A professora Marta Regina, coordenadora do projeto Pacto Pela Educação conta que a mostra substitui o seminário que era realizado anualmente para apresentar as práticas. Segundo ela, as apresentações objetivam socializar para todos os agentes da rede as atividades que deram certo em sala de aula.
            

 Hospital de Base terá programa de controle e eficiência do gasto público

O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães trabalha no sentido de implantar o Programa de Controle e Eficiência do Gasto Público “Mais com Menos”. O objetivo é aumentar a eficiência do gasto público, preservando a qualidade da prestação dos serviços para a população, conforme explicou o diretor administrativo e financeiro, Jorge Ribeiro.

O programa visa reduzir os gastos e desperdícios no serviço público gerando economias e aumentando a produtividade do hospital. Ele considera que a gestão eficiente do gasto público contribui de modo decisivo para o combate ao déficit financeiro do setor.

“A crise é generalizada e afetou todos os órgãos públicos. Os municípios e as prefeituras enfrentam momentos difíceis e os gestores precisam ser criativos para enxugar o máximo os gastos públicos”, reforçou.

O diretor diz ainda que o programa tem outras diretrizes como o  controle, a ética, a transparência e a eficiência e abrange todos os setores do hospital, “o que se justifica pela importância no uso dos recursos públicos”.

Ele enfatiza que com a ajuda de todos os coordenadores e funcionários o hospital pretende estabelecer um novo modelo de gestão pública, utilizando uma metodologia chamada de Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), com a criação de indicadores para as principais despesas, maior controle e acompanhamento.

Os resultados a serem alcançados serão divulgados mês a mês e as economias geradas serão reinvestidas parte na estrutura do hospital e a outra parte nos servidores, conforme assegurou o diretor.

 Prefeitura conclui urbanização e pavimentação do Parque São João

        
 Numa ação conjunta das secretarias de Administração  e de Desenvolvimento Urbano, a prefeitura de Itabuna está concluindo a urbanização e pavimentação do Parque São João, complementando com recursos próprios um convênio  com o governo federal que estava paralisado há oito anos, e foi retomado após  negociações com a Caixa Econômica Federal. A obra será inaugurada nesta sexta-feira(8), pelo prefeito Fernando Gomes, numa solenidade a ser realizada às 18 horas, com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças e moradores da comunidade.

          O prefeito Fernando Gomes, que esteve inspecionando todas as etapas da obra, destaca que ela é o cumprimento de uma promessa de campanha e atende a uma reivindicação dos moradores do bairro. As obras incluíram investimentos na rede pluvial, através de uma parceria com a Emasa, além de pavimentação asfáltica de 1.420 metros de pista em dez ruas e uma praça, com um espaçamento médio de seis metros de largura, com infraetsrutura.

          O secretário de Administração, Dinailson Gomes salienta que o projeto representa a continuidade de uma série de obras iniciadas com a pavimentação da rua do Prado e do bairro Morumbi, mas que serão ampliadas no próximo ano. Ele destaca que o projeto do Parque São João estava paralisado há oito anos e as obras foram executadas somente na atual administração após  uma renegociação com a Caixa.  Como os custos estavam defasados, a prefeitura entrou com uma complementação de recursos próprios viabilizando o projeto.

          Já o titular da Sedur, Patrick Olbera Monteiro informa que o convênio inicial previa a pavimentação das ruas E, F, L, M e P, além de parte da Sancho Silva, mas o prefeito ampliou o projeto e resolveu pavimentar todo o bairro, colocando asfalto, meio fio e passeios, além de complementar o trabalho com sinalização horizontal e vertical. O projeto incluiu ainda obras de infraestrutura em parceria com a Emasa e a colocação de piso tátil na praça central do bairro.
 Fotos: Pedro Augusto e Waldyr Ribeirio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...