quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Associação de Equoterapia encaminha reivindicações


                            
         O prefeito Fernando Gomes recebeu, em audiência no seu gabinete, no Centro Administrativo Firmino Alves, juntamente com a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma Costa, dirigentes da Associação Sul Baiana de Equoterapia (Asbe), que atende a 42 pacientes no Esquadrão de Polícia Montada da PM. Na agenda, uma parceria com a prefeitura de Itabuna no sentido de ampliar o atendimento da associação, que registra mais 98 inscritos para acesso a um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

         O prefeito ouviu as reivindicações e marcou uma nova reunião em janeiro com representantes da Asbe, quando a entidade deve encaminhar uma proposta a ser formalizada com o governo municipal. Ele anunciou ainda, que em janeiro deve promover um processo seletivo visando a contratação de técnicos para todos os setores do governo, “vamos eliminar os atuais contratos com prestadores de serviço e através de edital fazer contratações por um prazo de dois anos”, complementou. Leia também:  Representantes do governo discutem agenda do Carnaval Antecipado com vendedores ambulantes + Projeto do executivo institui regime jurídico e estatuto do servidor municipal e  Prefeitura leva projetos socioculturais para famílias do condomínio Jubiabá.


       O gestor e a secretária de Assistência Social ouviram do tenente Marcos Faustino um informe sobre a atuação da associação que funciona numa parceria com o Esquadrão de Polícia Montada em Itabuna, num projeto de equoterapia com bons resultados para pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Disse ainda, que a Asbe funciona hoje com sete voluntários – já contou com uma equipe de 16 profissionais – e com uma crescente demanda de inscrições, “o problema é que em função da escassez de recursos, o projeto não anda sem o apoio do poder público”.     

        O tenente Marcos Faustino explicou que para ampliar a prestação de serviços da instituição há a necessidade de contratação de técnicos nas áreas de psicologia, fisioterapia e de educação física, um trabalho  que tem sido feito até agora com apoio de voluntários. A PM fornece os cavalos, ração para os animais e o suporte operacional do projeto que tem alcance social.

  Representantes do governo discutem agenda do Carnaval Antecipado com vendedores ambulantes
Jorge

             O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos se reúne na próxima terça-feira (19), às 9 horas da manhã, na Usemi, com o presidente da FICC, Daniel Leão, além de representantes da Vigilância Sanitária e Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito para discutir com vendedores ambulantes sobre os preparativos e organização do Carnaval Antecipado 2018, no período de 18 a 21 de janeiro. A agenda do encontro visa o ordenamento dos espaços nas avenidas Mario Padre e Aziz Maron, bem como a estrutura do circuito da folia.

             O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Itabuna, Cleones de Sandes, explica que a entidade congrega cerca de 300 associados e vai discutir com os representantes do governo municipal sobre a definição dos pontos de venda, colocação de barracas, abastecimento de água e energia.

             Outro ponto de destaque na agenda inclui os investimentos que serão realizados pelos vendedores ambulantes, que vão comercializar bebidas e alimentos em geral em barracas ou em pontos de venda com isopores.   

Projeto do executivo institui regime jurídico e estatuto do servidor municipal

O prefeito Fernando Gomes encaminhou em regime de urgência para a Câmara de Itabuna o projeto que institui o Regime Jurídico próprio e Estatuto do Servidor Público do Município de Itabuna. A proposta tem como base a Constituição da República, que estabelece um regime jurídico próprio, disciplinando e regulamentando deveres e, obviamente, assegurando direitos dos servidores públicos concursados e temporários do Município de Itabuna. 

Na sua justificativa é informado que o projeto visa corrigir histórica omissão do executivo em regulamentar as relações com o corpo de servidores, estabelecendo regras claras de acesso aos cargos públicos, cumprimento de jornada, direitos laborais, licenças e afastamentos, direito a petição, enfim, estabelecendo um regulamento moderno em que se privilegia o interesse público. 

 Esclarece ainda, que a Lei foi elaborada tendo por paradigma a Lei Federal 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal) e a Lei 6.677/94 (Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia), além das Constituições Federal e do Estado da Bahia, considerando, ademais, a inspiração da reforma da lei trabalhista promulgada recentemente, para admitir a flexibilidade de fixação de jornada e fragmentação do período de férias. 

 Na mensagem ao legislativo, o prefeito observa que a atual gestão iniciou no ano de 2017 um amplo programa de modernização e otimização da máquina administrativa, demandando a extinção de mais de uma centena de cargos e conclui informando que inaugura-se, nesta fase, o momento de estabelecimento de regras claras da administração pública em relação aos seus servidores, pavimentando para, no futuro breve, estabelecermos novas regras financeiras e de carreira, em Planos setoriais específicos. 

Por fim, conclui que Itabuna não pode prescindir de tais regras, regulamentando e alterando o Regime Jurídico, que é estatutário nos principais municípios do nosso entorno, do Estado da Bahia e do Brasil. Diz ainda que o município de Salvador, assim como Feira de Santana, Vitória da Conquista e nosso vizinho, Ilhéus, já possuem regimes próprios, daí a necessidade de urgência na discussão e votação do projeto pelo legislativo. 

 Prefeitura leva projetos socioculturais para famílias do condomínio Jubiabá

Com o propósito de garantir saúde, entretenimento, assistência social, lazer e inclusão social que resultam na melhor qualidade de vida das famílias que mais necessitam de atenção, a Secretaria de Assistência Social (SAS) executa junto às comunidades, um pacote de ações dentro do Projeto Trabalho Social que atende públicos de todas as idades.

Dentre esses projetos que beneficiam e promovem uma maior integração entre as famílias, está a oficina de zumba para mulheres que moram no Residencial Jubiabá, no bairro Nova Ferradas. A atividade iniciada neste mês prossegue até março, com aulas as segundas e quartas-feiras, ministradas por profissionais da área.
A secretária de Assistência Social, Sandra Neilma Costa, ressalta a importância das ações de sua secretaria, que vão muito além do assistencialismo, como a Zumba, por exemplo, que além de manter o corpo saudável, ajuda a perder peso de uma forma agradável e descontraída.

“Mesmo para quem não gosta de exercícios físicos, essa modalidade de dança atrai porque ajuda a perder caloria e ainda alivia o stress do dia a dia”.  Outro detalhe apontado pela titular da SAS, é que a pessoa não precisa saber dançar para encarar a aula. “Basta ter vontade e deixar se levar por movimentos rápidos ou lentos numa mistura de ritmos que fazem a coreografia ainda mais divertida”.

     A professora Taísa Sodré, que ministra as aulas para o grupo de mulheres no Jubiabá, explicou que a Zumba se utiliza de vários movimentos e ritmos de dança como a salsa, o merengue, o samba, o mambo entre outros nas aulas que duram em média, 45 minutos a 1 hora. “Sem dúvida aprender a movimentar o corpo seguindo ritmos variados não deixa de ser uma atividade que alia prazer e integração que resultam numa melhor qualidade de vida do praticante”.

Já a analista técnica responsável pelos projetos sociais, Hélida Araújo de Almeida Sodré, explicou que o trabalho social desenvolvido pela SAS compreende um conjunto de estratégias e ações, realizadas a partir de estudos integrados que englobam ações que assistência social,  econômica, ambiental à política institucional.
“Esse conjunto de ações visam, especialmente, promover o exercício da participação e a inserção social dessas famílias, em articulação com as demais políticas públicas, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados”.

Além da oficina de zumba, a SAS promove ainda plantões sociais com atendimentos fixos e itinerantes, com orientações e encaminhamentos e oficinas de futebol, capoeira, vôlei, além de exibição de filmes todas as segundas feiras para as famílias do Residencial Jubiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...