quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Prefeitura destaca iniciativa da Trifil que investe na qualificação de jovens


Preparar mão de obra e transformar jovens em profissionais da área técnica   prontos para o mercado de trabalho. Esta é a principal visão da diretoria da Trifil, ao promover, em parceria com a Prefeitura de Itabuna e o Senai, o Curso de Formação Profissional Mecânica de Máquinas de Teares Circulares, destinado a jovens com idade entre 18 e 23 anos. Nessa primeira etapa serão beneficiados 56 jovens filhos de funcionários da fábrica e também da comunidade, que passaram por um processo seletivo interno.

Durante o lançamento do curso, numa solenidade com representantes da Prefeitura, do Senai, diretores e funcionários da Trifil, a presidente da empresa, Liliana Aufiero, que comanda a Lupo no país, fez um breve relato das ações socioeconômicas  que a empresa tem desenvolvido no município e disse que a qualificação dos jovens é mais uma proposta da empresa que tem buscado maior envolvimento com a comunidade.

“Estamos saindo de uma grande produção em São Paulo para investir ainda mais em Itabuna e para isso, tem sido necessário qualificar pessoal e instalar equipamentos de ponta, muitos das quais importados”. Ela  informou que a Trifil emprega hoje 2014 funcionários da mão de obra local, o que representa 78% do corpo funcional.

Já o superintendente Carlos Mazzeu, disse que edificar uma escola técnica dentro da fábrica, com a implantação de um maquinário único na região, não foi uma tarefa fácil, “mas foi possível graças ao prefeito Fernando Gomes e seu secretariado e do Senai que sempre nos deram apoio para que nossos projetos sejam cada vez mais expandidos”. Ele informou que a Trifil em Itabuna é a segunda maior unidade têxtil no Brasil. A primeira funciona em São Paulo.

Para o vice-prefeito Fernando Vita, que representou o prefeito Fernando Gomes, a Trifil compactua com os mesmos ideais do prefeito, considerado por ele “uma máquina de trabalho” pela preocupação em gerar emprego e renda, garantindo uma melhor qualidade de vida para as famílias itabunenses e transformar o município em um polo regional economicamente forte e de com negócios para todos.
Vita elogiou a iniciativa da diretoria da empresa e destacou que é uma honra e orgulho abrigar uma fábrica do porte da Trifil, “pela importância e contribuição social, econômica e financeira que faz do município uma referencia regional”.      
        
Curso técnico integral
Sobre a formação técnica para os alunos selecionados, a analista do Departamento de Recursos Humanos da Trifil, Jackeline Moreira, explicou é um curso  integral, com duração de 18 meses, a ser ministrado por funcionários da Trifil que receberam formação na Itália, de onde vieram as máquinas de tear. Informou que os alunos terão aulas nos turnos da manhã na própria fábrica e à tarde no Senai.

Ela conta que está otimista com o sucesso do curso porque irá beneficiar não apenas a empresa que vai contratar mão de obra especializada, mas também por assegurar promoção pessoal e profissional dos jovens aprendizes, além de contribuir para a geração de emprego e renda. “O apoio da Prefeitura tem sido de grande importância para a implantação desse e de outros importantes projetos que a Trifil tem,  que  vão beneficiar Itabuna e outros municípios da região”. 


Participaram do lançamento do curso, além da diretoria da Trifil e do vice-prefeito Fernando Vita, os secretários municipais Moacir Messias, (Fazenda), Patrick Monteiro (Desenvolvimento Urbano), John Nascimento (Sustentabilidade Econômica), Anorina Smith (Educação), Márcia Rodrigues (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna), Jorge Vasconcelos (superintendente da Agencia de Regulação de Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos de Itabuna), Daniel Leão (Ficc) e o gerente regional do Senai, Jurandir Hendler. Ainda estiveram presentes representantes da Secretaria de Governo, da Fundação Marimbeta e dos trabalhadores da Trifil.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...