quarta-feira, 8 de novembro de 2017

PREFEITURA DE ITABUNA REALIZA MUTIRÃO DO BOTOX NO CREADH

Lísias Miranda
Cerca de 50 pacientes com doenças adquiridas ou portadores de síndromes neurológicas foram selecionados para receberem, na próxima sexta-feira (10), aplicação de toxicina botulínica. Todos os pacientes são clientes do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A ação acontece numa parceria estabelecida entre o Rotary Club de Itabuna e o Governo do Estado, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Joselito Ribeiro Brito Filho, coordenador do CREADH, explicou que “é importante que as pessoas saibam que as pesquisas desenvolvidas sobre os usos de toxicina botulínica, também conhecida como botox, estão para além do que a maioria sabe. Muitos pensam que serve apenas para cirurgias de estética e para os tratamentos de rejuvenescimento, mas na verdade, nos pacientes neurológicos com dificuldades de movimento em partes do corpo, essa aplicação ajuda bastante a recuperar os movimentos”, disse.


Para realizar o mutirão, o CREADH contará com toda a sua equipe médica (composta por neurologista, ortopedista e gastroenterologista), além de dois médicos renomados que chegam direto de Salvador, especialmente para a ação: o neurologista Ailton de Souza Melo e o fisioterapeuta Nildo Manoel da Silva Ribeiro.

A secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, disse que o Mutirão do Botox coloca Itabuna num passo à frente, nesse tipo de tratamento. “Além de reduzir custos com tratamentos fora do domicílio (geralmente, precisávamos encaminhar os nossos clientes para serem atendidos em Salvador), essa ação contribuirá para que os tratamentos que já vem sendo efetivados não sejam interrompidos, pois já há o compromisso da Prefeitura e da Secretaria de Saúde em garantir, no próprio município, a reaplicação, que geralmente acontece a cada 90 dias”, salientou.

Conheça o CREADH

O Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH), em Itabuna, realiza diariamente cerca de 100 atendimentos. “O centro não faz tratamento espontâneo”, explica Joselito Ribeiro, pontuando que “quaisquer pessoas que tiverem na família parentes com distúrbios nítidos de desenvolvimento neurológico, primeiro devem encaminhá-los a sua unidade básica de saúde de referência, onde deverá ser avaliado pelo clínico geral. A partir desta avaliação, o clínico encaminha o paciente para o CREADH, que realiza uma anamnese desse cliente, através dos profissionais da área de Assistência Social e regulamenta se o mesmo possui ou não o perfil para ser atendido. Em se confirmando, o paciente passará a ser assistido pelo centro, com toda a sua equipe”, esclareceu o coordenador.

O CREADH atende pacientes de todas as idades, muitos dos quais não têm a elasticidade necessária para proceder movimentos, motivo pelo qual são submetidos à aplicação de toxicina botulínica. O centro está localizado à Rua Inglaterra, 104 – Bairro São Judas. Os atendimentos acontecem sempre de segunda à sexta, das 7hs às 17hs. Informações completas podem ser obtidas no local ou através do telefone (73) 3215 6621 ou pelo email creadhreabilitacao@gmail.com.
Da assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...