quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação em Itabuna

O Núcleo Territorial de Educação realiza nesta quinta-feira, dia 9,  III Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação. O evento acontece das 8 às 17 horas, no Colégio Modelo de Itabuna, a Escola Cultural,  e contará com a participação de alunos , professores, comunidade escolar e da população.

Os organizadores  Poliana Viana, Cíntia Bezerra e Luiz Carlos Araújo Ribeiro afirmam que o objetivo é fazer com que o aluno da educação básica tenha contato com a iniciação científica para que, quando ele chegar à universidade, já seja conhecedor dos critérios e estruturas de um trabalho científico. Outro objetivo é desenvolver o protagonismo juvenil, onde o jovem tenha um contato mais próximo com a realidade da sua comunidade e, a partir daí, realize pesquisas, não pegar um conhecimento pronto e acabado e sim desenvolver sua autonomia para produzir seu próprio conhecimento.


“É um momento em que o aluno quer ser visto, ouvido e também avaliado, para saber o que as pessoas e os avaliadores credenciados acharam do seu trabalho, diz o professor Luiz Carlos Ribeiro, formador regional do Programa Ciência na Escola da Secretaria da Educação da Bahia.

Serão apresentados mais de cinquenta projetos, dos mais diversos municípios que compõem o território Litoral Sul, como  “A crise hídrica em Almadina”, pelos alunos do Colégio Estadual Senador Luiz Viana Filho; e “Reciclando e reutilizando os resíduos sólidos”, com os Colégio E. Presidente Médic.

De acordo com a diretora do NTE 5, professora Josefina Castro, “a feira contribui para formação básica do aluno, pois esse tipo de evento é um disseminador de idéias, os alunos aprendem sobre como poupar e reutilizar materiais , valorizar as questões ambientais e desenvolve o interesse à internalização do conhecimento”. “O aprendizado é prático e mais real, é também um estímulo à pesquisa e à exposição do trabalho”, destaca. 

Por - Daniel Thame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SERRA GRANDE/ITACARÉ BA-001 INTERROMPIDA

Queda de barreira na 001, Serra Grande/Itacaré. Foto de imagem da TV Santa Cruz que fez reportagem dos locais. A rodovia BA-001, trecho, que...