terça-feira, 7 de novembro de 2017

Educação cria uma nova proposta político-pedagógica para a Rede Municipal de Ensino


Por considerar a educação o principal meio para reduzir as desigualdades, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, definiu, ao assumir a gestão do município que a pasta receberia atenção prioritária durante o seu mandato. A partir disso, foi determinado à Secretaria Municipal de Educação uma ação que melhorasse consideravelmente a qualidade do ensino público. Diante disso, foi elaborada uma nova proposta político-pedagógica intitulada “Pelo Direito de Aprender” que, depois de apreciada pelo Conselho Municipal, será entregue ao prefeito.

Ao decidir romper com a proposta anteriormente aplicada na rede de ensino, a secretaria de educação passou a estabelecer critérios de avaliação e conteúdos aos alunos. De acordo com a secretária Anorina Smith Lima, pesquisas indicavam falhas na proposta de ciclo que agrupava os alunos pela idade sem a definição de um currículo, eliminando avaliações e conteúdos estabelecidos durante o ano letivo. Segundo Anorina, com a nova proposta “o município espera melhorar os índices e os resultados de aprendizagem”.


Enfatizando o trabalho realizado na formação continuada que orienta os professores para fazer o melhor trabalho na sala de aula, Anorina considera ainda que é fundamental realizar uma intervenção forte em disciplinas como português e matemática junto aos alunos que possuem deficiência na leitura e na escrita. Ela reforça que a nova proposta contempla ações nesse sentido e que esse será um dos ganhos desse novo contexto educacional aplicado na rede.

“Essa proposta envolve todos os segmentos que trabalhamos na rede, desde a educação infantil, passando pelos os anos iniciais do ensino fundamental onde estamos com uma intervenção muito forte na alfabetização, até o ensino fundamental II, em que nós inserimos um conteúdo e ainda aplicamos melhorias no EJA que é a Educação de Jovens e Adultos”, destaca a secretária que ressalta ainda a educação especial, onde o município fortaleceu o Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI) e tem realizado um atendimento totalmente inclusivo com salas multifuncionais e adaptadas a esse grupo de alunos.
       
  Anorina conta que nessa proposta há um programa com o MEC voltado exclusivamente para a alfabetização que é o “Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa”, além de algumas ações inspiradas na proposta da cidade de Sobral, no Ceará, que é uma referência positiva. Ela lembra que existe ainda outro grupo de alunos que terão maior assistência, aqueles que estão em diferença de ano letivo em relação a sua idade. “Estamos resolvendo essa questão com um atendimento especial” conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...