terça-feira, 28 de novembro de 2017

Assistência Social de Itabuna realiza parcerias no mutirão para os idosos inscritos no BPC

       A Secretaria de Assistência Social (SAS) estará promovendo no sábado (2/12), no período das 8 às 12 horas, na praça do Góes Calmon, em frente à sede daquela unidade do governo, um mutirão de atendimento para pessoas inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). O evento é resultado de uma parceria com o Conselho Municipal dos Idosos que vai participar na difusão das ações, iniciativa privada e a Secretaria de Saúde, com a oferta de exames e serviços para os participantes do mutirão.

       A secretária Sandra Neilma explica, que o mutirão amplia o trabalho de recadastramento dos idosos com acesso ao BPC, que será concluído até 15 de dezembro, com a SAS disponibilizando inclusive uma sala de atendimento no Centro Administrativo Firmino Alves. No mutirão também estão incluídos o recadastramento para o Cadúnico e do Passe Livre, além de facilidades para o acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica.

       O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Agnaldo Batista, elogiou a ação da prefeitura de Itabuna, que vem investindo na área da inclusão social e no mutirão, além do recadastramento para o BPC, oferece serviços de atendimento na área da saúde, com apoio de nutricionistas, médicos e enfermeiros, além de exames, bem como do teste de glicemia e aferição de pressão.

      A programação do mutirão da SAS também inclui atividades de culturais com apresentações de dança, massagem, cortes de cabelo e outros serviços comunitários através da mobilização de servidores municipais, voluntários e apoio da iniciativa privada. Veja também: .Nelson Pellegrino anuncia doação de ambulância; Operação tapa-buracos; Patrulha do Som recebeu cerca de 50  denúncias





Deputado Nelson Pellegrino anuncia doação de ambulância e emenda de R$500 mil para Itabuna

O prefeito Fernando Gomes recebeu na manhã desta terça-feira (28), no Centro Administrativo Firmino Alves, o deputado federal Nelson Pellegrino, que estava acompanhado do vereador Júnior Brandão. Também participaram da reunião o secretário de Administração Dinailson Oliveira, a secretária de Assuntos Governamentais, Maria Alice Pereira, e o presidente da Maternidade Ester Gomes, Sérgio Gomes.

O prefeito Fernando Gomes falou dos projetos que estão em andamento e que ajudarão a retomar o desenvolvimento do município em diferentes áreas, entre elas, econômica, social, saúde e de mobilidade urbana, como por exemplo, a construção da passarela sobre o Rio Cachoeira, que ajudará consideravelmente na mobilidade de moradores do bairro Conceição e adjacências, pavimentação de ruas no centro e bairros periféricos, e a construção de uma ponte estaiada nas imediações do Shopping Jequitibá.

O prefeito ainda agradeceu a visita do deputado Nelson Pellegrino, ressaltando que o momento é de união. “Hoje eu não tenho partido, para o que for bom para Itabuna estarei de braços abertos. Quem ajudar Itabuna será ajudado. Se todos nós tivermos união, seremos vitoriosos”. Na oportunidade, o deputado anunciou a doação de uma ambulância para o município, e a destinação de uma emenda parlamentar para a saúde no valor de R$ 500 mil, que deverá ser incluída no orçamento de 2018.

“Estamos extremamente sintonizados com a agenda da região. Foram destinados recursos no orçamento que beneficiarão consideravelmente Itabuna e Região, temos como exemplo, a celebração de um convênio que visa à instalação de uma policlínica na região”, disse referindo-se a parceria com o Governo do Estado.

Também lembrou a inauguração do Hospital Costa do Cacau, que ocorrerá em dezembro. “Embora ele esteja instalado no município de Ilhéus, reforçará consideravelmente a saúde de Itabuna”. Falou ainda da expectativa de conclusão das obras da Barragem Rio Colônia, que ele acompanhou de perto durante muito tempo a luta da bancada baiana, assim como para instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
        


Operação tapa-buracos recupera pavimentação
do prolongamento da Manoel Chaves


          Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano trabalha esta semana na manutenção e recuperação de paralelepípedos no prolongamento da avenida Manoel Chaves, no trecho compreendido entre as avenidas Princesa Isabel e a Roberto Santos.

          Os reparos são considerados uma rotina e integram o elenco de ações do governo municipal que vem promovendo de forma rotineira uma operação tapa-buracos na malha viária urbana, com ênfase para as áreas de maior densidade de tráfego e nos acessos das linhas de transporte coletivo. 



 Patrulha do Som recebeu cerca de 50
 denúncias somente no final de semana

            Somente no último final de semana os três canais de denúncia disponibilizados pela Patrulha do Som, que opera em conjunto através do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar, recebeu cerca de 50 ligações pelos três canais de denúncia.

         O Disque Patrulha do Som pode ser acessado pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira no período das 8 às 14 horas, além do whatsapp (73) 981317511 que funciona também nos finais de semana, ou ainda via e-mail patrulhadosomitabuna@gmail.com. Os canais foram disponibilizados para atender reclamações da população relacionadas aos casos de estabelecimentos comerciais, residenciais ou veículos que estiverem perturbando o silêncio com som excessivo e em horário fora do permitido pela legislação.
     

Secretaria de Assistência Social realiza ensaio
fotográfico com gestantes assistidas pelo CRAS II

Visando garantir e ampliar os direitos da população, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Assistência Social tem atuado com uma série de programas junto as famílias que vivem em situação de risco.  Nesta terça-feira (28), em mais uma ação voltada à integração social, o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II (Nova Ferradas) promoveu um ensaio fotográfico com as gestantes assistidas pelo projeto “Bebê a Bordo” que é desenvolvido pelo Centro.

 Incluído no conjunto de atividades do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, o “Bebê a Bordo” realiza encontros quinzenais com gestantes, desenvolvendo ações educativas e preventivas, possibilitando a troca de experiências e conhecimentos. A secretária Sandra Neilma destaca que “a promoção de ações como o ensaio fotográfico tem por objetivo elevar a autoestima da gestante, proporcionando um momento especial na vida das futuras mamães”.

Enfatizando o comprometimento do governo municipal com a melhoria de vida da população, Sandra Neilma ressalta que os CRAS funcionam como a porta de entrada da SAS para as comunidades. “Estamos focados em desenvolver todos os programas voltados à ampliação do acesso aos direitos da cidadania, para continuar prestando esse auxílio às pessoas e minimizar os riscos sociais que encontramos em nossa cidade”.

A coordenadora do CRAS II, Alline Brito, comenta que a assistência prestada pelo PAIF no projeto “Bebê a Bordo” visa fortalecer os vínculos familiares. Alline destaca que a conjunto das atividades executadas pelo CRAS oportuniza às famílias ampliar o acesso aos seus direitos. “Temos um planejamento anual de atividades e todas essas ações estão voltadas ao amparo social e a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, conclui.

Mutirão do Diabetes tem recorde de voluntários e de atendimentos

       O vice-governador João Leão elogiou o Mutirão do Diabetes em Itabuna, “que orgulha a Bahia e o Brasil”. Ele transmitiu uma mensagem do governador Rui Costa para cada um dos participantes do evento que este ano mobilizou mais de mil voluntários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, farmacêuticos, odontologistas, advogados, fisioterapeutas, entre outros profissionais, registrando um novo recorde com mais de 35 mil procedimentos realizados entre exames médicos, avaliações e orientações multidisciplinares em diabetes, detecção de novos casos de acordo com o site http://www.mutiraododiabetico.com.br/.
        Ele elogiou o trabalho dos médicos Rafael e Vável Andrade, e Marlúce Leão, que atuaram na coordenação do mutirão e destacou a parceria do governo do estado com o prefeito Fernando Gomes, que vem se empenhando em conseguir recursos para realização de obras e projetos para Itabuna, a exemplo da nova ponte sobre o rio Cachoeira, que teve recursos incluídos no orçamento da União.
            O vice-prefeito Fernando Vita também elogiou o mutirão do diabetes que tornou Itabuna uma cidade azul e ganhou uma dimensão internacional. Ele destacou o empenho da coordenação com a mobilização de um número crescente de voluntários e ampliação do atendimento o que sensibilizou o prefeito Fernando Gomes, que se associa ao projeto de prevenção de uma doença que mata.
           Impressionada com a estrutura, recepção dos pacientes e a satisfação das pessoas com o padrão de atendimento, a secretária de Saúde, Lísias Miranda São Mateus destacou a importância da mobilização para a realização do Mutirão do Diabetes, que contou com a participação de 700 servidores da prefeitura municipal. Ela salientou ainda o empenho do governo em todas as iniciativas voltadas para a melhoria da saúde em Itabuna e lamentou as dificuldades enfrentadas em função da escassez de recursos e das dificuldades burocráticas na área federal.
            Ao considerar que diabetes é um grande oceano, o coordenador do mutirão e presidente da ONG, o médico Rafael Andrade lembrou que o evento se repete pela 13ª vez e vem sendo ampliado a cada ano, se consolidando como um sonho de cidadania. Atuando há 40 anos na luta contra o diabetes, a médica Marlúce Leão, que preside a Asdita, defende um envolvimento da sociedade e do governo numa ação continua, com a oferta de atendimento aos pacientes com uma equipe competente e com uma visão interdisciplinar. t


Assistência Social atendeu 200 idosos no Mutirão do Diabético

Ao participar do Mutirão do Diabético que aconteceu neste sábado (25), a Secretaria de Assistência Social realizou cerca de 200 atendimentos voltados ao recadastramento de idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mantido pelo Governo Federal. Destacando que o Mutirão mostrou a união de todos em torno da prevenção ao Diabetes, a Secretária Sandra Neilma elogiou os funcionários da SAS que participaram da ação e agregaram valores com a sua contribuição.
Presente no Mutirão, a equipe da SAS realizou abordagens e convidou idosos para o recadastramento. A secretária afirmou que, mesmo após ter ampliado o atendimento que é realizado diariamente no Centro Administrativo Firmino Alves, foi preciso realizar essa mobilização para atender toda a demanda que ainda precisa de atualização nos cadastros.
Ela informa ainda que no próximo sábado (02) será realizado outro grande Mutirão, desta vez com foco no recadastramento dos idosos que recebem o BPC, de modo a cumprir o prazo determinado pelo Ministério Desenvolvimento Social, para que todo idoso seja incluído no CadÚnico até o dia 15 de dezembro. Na oportunidade, também serão disponibilizados serviços da Secretaria de Saúde com uma equipe múltipla para atender a todos que comparecerem.


Emenda parlamentar destina R$ 18 milhões para obras de uma nova ponte em Itabuna

      O relator do orçamento nacional, o deputado federal Cacá Leão (PP/BA), que tem como função definir os critérios para apresentação das emendas parlamentares ao Projeto de Lei Orçamentaria de 2018, anunciou em Itabuna, a alocação de recursos da ordem de R$ 18 milhões no orçamento da União para construção de uma nova ponte sobre o rio Cachoeira, melhorando a mobilidade urbana.
       O projeto encaminhado pelo prefeito Fernando Gomes foi elaborado por técnicos e urbanistas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com a previsão de quatro pistas e passagem para ciclistas e pedestres. A obra deve ser executada na área central de Itabuna, na praça Otávio Mangabeira com acesso para a zona Sul da cidade e tem como complemento a  construção de uma passarela sobre o rio Cachoeira, já em execução, facilitando o acesso de pedestres para o perímetro central da cidade.
        Cacá Leão participou do Mutirão do Diabetes, na avenida Mário Padre, em Itabuna, onde esteve em companhia do seu pai, o vice-governador João Leão, quando destacou o compromisso e a ação proativa do prefeito Fernando Gomes, que vem investindo em contatos junto aos parlamentares e aos  diversos ministérios na captação de recursos para obras e projetos voltados para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população.

          O deputado também anunciou uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, uma instituição filantrópica que mantém três hospitais em Itabuna com atendimento de média e alta complexidade.

Fotos: Waldyr Gomes e Pedro Augusto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...