sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Assistência Social amplia atendimento aos idosos que recebem o BPC


A Secretaria de Assistência Social ampliou o atendimento para o recadastramento de idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), cedido pelo Governo Federal. A Secretária Sandra Neilma destaca que foi montada uma equipe para atender a todos os idosos que comparecem ao Centro Administrativo Firmino Alves e que durante o Mutirão do Diabético que acontecerá no sábado (25), a equipe da SAS estará presente fazendo uma mobilização com abordagens e convidando os idosos para o recadastramento, caso não tenham feito.

Sobre o atendimento do BPC na Prefeitura, a secretária enfatiza que todos os idosos que comparecerem ao centro irão receber a orientação necessária por parte da equipe técnica da SAS. “Não há necessidade de formar fila, nem de chegar com muita antecedência, pois ampliamos o atendimento e estamos com uma equipe focada em atender toda a demanda que chegar ao local”, destaca.

Ao ressaltar a importância do recadastramento, a secretária alerta as pessoas que ainda não fizeram para realizar a atualização. “É preciso que todos os idosos fiquem atentos para o prazo e compareçam na Assistência Social portando documentos pessoais para que eles sejam inseridos no Cadastro Único (CadÚnico), caso contrário, o benefício poderá ser bloqueado”, frisa.

Mutirão do BPC
 No dia 02 de dezembro será realizado outro grande Mutirão, desta vez com foco no recadastramento dos idosos que recebem o BPC. Na oportunidade, também serão disponibilizados serviços da Secretaria de Saúde com uma equipe múltipla para atender a todos que comparecerem. “É necessário o comparecimento dos idosos, que seus familiares fiquem atentos ao prazo, porque nós temos até o dia 15 de dezembro, prazo determinado pelo Ministério Desenvolvimento Social, para que todo idoso seja incluído no CadÚnico”, finalizou a Secretária. Veja mais:Aumenta adesão dos contribuintes itabunenses ao RefisComunidade do Jardim América beneficiada com Mutirão da Cidadania e Saúde Hospital de Base promove atividade para marcar Dia do Doador de Sangue: Itabuna mobilizada para o Mutirão do Diabetes e Patrulha do Som amplia canais de denúncia de abusos para a população


Aumenta adesão dos contribuintes itabunenses ao Refis
 
       O Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis) que termina num prazo de 20 dias, será intensificado agora, segundo  o secretário da Fazenda e Planejamento, Moacir Dantas Messias ao participar de uma avaliação das ações com técnicos da Divisão de Tributos. A expectativa, segundo ele, é ampliar a adesão nesta última fase do programa, com o aumento do parcelamento de dívidas com o IPTU, ISS e outros tributos municipais vencidos até 31 de dezembro de 2016 em função do pagamento do 13º salários pelas empresas e organismos governamentais.

      O secretário destaca o empenho dos técnicos e auditores da Divisão de Tributos, “uma equipe de profissionais qualificados e que atuam no atendimento direto ao público no período das 8 às 14 horas.” Há ainda a expectativa de negociações em função da Semana Nacional da Conciliação, que acontece este ano de 27 de novembro a 1º de dezembro, e que reforça a ação com a realização da Semana Estadual da Conciliação do Tribunal de Justiça da Bahia, realizada no período de 20 a 24 de novembro.

            O diretor da Divisão de Tributos, Emerson Carvalho, salienta que o programa beneficia a empresas e também pessoas físicas que podem parcelar a dívida em até 60 meses. Ele registra que a Divisão de Tributos atende a uma média de 50 contribuintes por dia renegociando seus débitos.

             O pagamento em cota única  permite o abatimento de 100% dos juros e multas e para quitação em seis parcelas, o desconto cai para 80%. Já em 12 vezes, fica em 60%. A margem de descontos cai à medida que aumenta o número de parcelas: 40% quando em 24 parcelas, 30% em 36 vezes, 20% em 48 parcelas e 10% em 60 meses.


Comunidade do Jardim América
beneficiada com Mutirão da Cidadania e Saúde


Os moradores do condomínio Jardim América I e II, bairro Califórnia, estão sendo beneficiados nesta sexta-feira (24) com um Mutirão da Cidadania e Saúde realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Caixa Econômica Federal e o Idetec (Instituto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Ambiental). A ação envolve profissionais não só da Assistência Social, mas também da área da Saúde e a expectativa é de que durante o dia sejam atendidas cerca de 1.000 pessoas.
        
 Naiane Maçal, autora do Projeto de Trabalho Social (PTS), frisa que o Mutirão tem sido viabilizado em vários bairros através de parceria da Prefeitura de Itabuna através com a Caixa Econômica por meio do Idetec. “São vários serviços ofertados, como, por exemplo, plantão social com disponibilização de passe livre, serviços do CRAS, CREAS, abordagem social, PETI e bolsa família”.

         A representante do Idetec, Vânia Araújo, completa lembrando que também estão sendo disponibilizados serviços do Centro de Zoonoses (vacinação de cães e gatos), aferição de pressão arterial, testes de glicemia, presença do GAPA com testes de HIV e orientação básica sobre DST. “Este mutirão é muito importante porque são disponibilizados serviços que muitas vezes a comunidade local não tem acesso e passam a ter oportunidade no mutirão”.

 Hospital de Base promove atividade para marcar Dia do Doador de Sangue

Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães reforçou, na manhã desta sexta-feira (24), a importância da doação de sangue pelos voluntários e antecipou a programação para marcar o Dia Nacional do Doador, comemorado anualmente no dia 25 de novembro. Diretores, funcionários e convidados assistiram por meio de vídeo, um documentário mostrando o que a doação de sangue pode fazer numa unidade hospitalar e como se tornar um doador. Um teatro de boneco também ajudou a compreensão sobre a importância de ser um voluntário doador.

 “Doar sangue é muito mais do que um simples gesto, é um ato consciente e de solidariedade humana, que salva vidas todos os dias, por meio das transfusões de sangue”, destaca a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, Márcia Rodrigues.

Ela explica que a data instituída em novembro reforça a importância da doação de sangue e chama a atenção sobre a responsabilidade que a população tem de abastecer os estoques de sangue, o mesmo que salva centenas de vidas diariamente. “É um dia importante no calendário oficial de comemoração porque desperta atenção e ao mesmo tempo convoca as pessoas a se tornarem doadoras, não apenas nessa data, mas durante todo o ano, só assim podemos manter o estoque do Banco de Sangue funcionando normalmente”.

 A diretora informou ainda que o Hospital de Base mantém uma agência para captação e transfunde cerca de 400 bolsas de sangue mensalmente para os pacientes. “O número ainda é considerado baixo, mas não temos medido esforços para sensibilizar nossos profissionais e visitantes a se tornarem um doador”. Ela lembra que esta é a missão de uma unidade hospitalar e também uma das principais preocupações do prefeito Fernando Gomes.

         Um dos mais experientes captadores de sangue e ex-coordenador do Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, Rosildo Ribeiro,  diz perceber a dedicação e o esforço dos funcionários do Hospital de Base na busca de voluntários “e eles mesmos sendo os próprios doadores, o que mostra o comprometimento dos profissionais que se preocupam  com a saúde da população”.


 Itabuna mobilizada para o Mutirão do Diabetes


A Prefeitura de Itabuna mobilizou as secretarias da Saúde, de Administração, de Governo, de Assistência Social  e de  Segurança, Transporte e Trânsito no apoio à realização do Mutirão do Diabetes, que deve neste sábado (25), na avenida Mário Padre e praça Rio Cachoeira, atender a mais de 15 mil pessoas  e encaminhar mais de dois mil exames complementares, numa grande ação com a participação de médicos, enfermeiros e centenas de voluntários.

O mutirão marca a culminância da Campanha Novembro Azul, uma ação que reúne a Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o Hospital de Olhos Beira Rio, ONG Unidos pelo Diabetes e diversos segmentos da sociedade organizada, entre eles, a prefeitura, clubes de serviço e empresas dos diversos segmentos, com serviços que serão ofertados gratuitamente para a população.

Em julho, o prefeito Fernando Gomes assinou o protocolo de apoio do governo municipal à realização do Mutirão do Diabético em Itabuna, considerado uma referência internacional e que serve de modelo para diversas cidades brasileiras. O mutirão é considerado um dos maiores do gênero no mundo e conta com o apoio do Rotary, Lions, GAC, lojas maçônicas, Polícia Militar, Cedeba, Marinha e instituições de ensino superior a exemplo da UFSB, Uesc, Unime, FTC e outras entidades.

O apoio da prefeitura ao mutirão inclui a montagem da infraestrutura do evento com colocação de palco, sonorização, iluminação – de praças e avenidas que receberam iluminação especial com lâmpadas azuis -, além de toldos e sanitários químicos e o investimento de R$60 mil, visando  transformar Itabuna numa referência internacional no rastreamento e prevenção do diabetes.

No Mutirão do Diabetes serão oferecidos procedimentos médicos para avaliação e tratamento de complicações crônicas do diabetes, incluindo mapeamento de retina sob dilatação pupilar para detecção de retinopatia diabética e exame do pé diabético. Os casos mais graves identificados serão submetidos a avaliação renal e bioquímica, com tratamento com fotocoagulação a laser da retina nos casos indicados. Entre as ações mais importantes do Mutirão do Diabético estão a prevenção da cegueira e da amputação de membros, consequências mais graves da doença.

  Município realiza o I Encontro da Educação Infantil


Cerca de 300 professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino participam hoje na Usemi, em Itabuna, do I Encontro da Educação Infantil. O evento que tem como tema “Educação Infantil em Ação: Pelo Direito de Aprender”, tem como público-alvo além de diretores, coordenadores, professores e auxiliares do desenvolvimento infantil das instituições de Educação Infantil da rede municipal.

A Secretária Anorina Smith Lima relata que este evento é uma iniciativa inédita no município. “Criamos a Assessoria de Educação Infantil, que não existia e nós colocamos como prioridade a sua implantação, justamente pela visão de que devemos investir maciçamente na criança pequena não só com educação, mas também de forma integral na saúde e assistência social. E como consequência do surgimento da Assessoria de Educação Infantil, foi realizado o primeiro encontro”.

Durante todo o dia do evento, de acordo com a Secretária, serão apresentadas palestras e relatos de experiências de várias escolas da educação infantil, como por exemplo, no que se refere a leitura, o cuidar, as questões de gênero e de diversidade. “Este Encontro da Educação Infantil é de extrema importância porque os professores estão expondo o que eles apresentaram nas escolas e creches da Educação Infantil”.

E completa: “São trabalhos maravilhosos que estão sendo socializados, além de exposições que demonstram alegria, comprometimento e respeito a criança pequena. Se nós investirmos cada vez mais nas crianças com idade de 0 a 6 anos, estaremos formando pessoas para o desenvolvimento do país. É nessa idade que as crianças aprendem socialização, afetividade, desenvolvem a inteligência e também aprendem os valores. Precisamos investir no futuro do nosso país e eu acredito nisso”, finalizou.


 Patrulha do Som amplia canais de denúncia de abusos para a população


     O Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente está disponibilizando três canais de denúncia para a Patrulha do Som, que opera em conjunto com Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar para atender reclamações da população relacionadas aos casos de estabelecimentos comerciais, residenciais ou veículos que estiverem perturbando o silêncio com som excessivo e em horário fora do permitido pela legislação.

      Segundo o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, o Disque Patrulha pode ser acessado pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira no período das 8 às 14 horas, bem como pelo telefone e whatsapp (73) 981317511 ou via e-mail patrulhadosomitabuna@gmail.com   
Fotos: Waldyr Gomes e Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...