quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Transporte integrado terá menos tempo para viagens e tarifa única

 
       O modelo do Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Itabuna – Sit, que pode tornar a cidade uma referência em mobilidade urbana na Bahia e no país, foi apresentado por um grupo de arquitetos, urbanistas e engenheiros civis ao prefeito Fernando Gomes e ao presidente da Associação da Empresas de Transportes Coletivos, João Duarte, que o considerou inovador por incluir o estabelecimento de faixas exclusivas para ônibus e oferecer uma rede de estações que vão facilitar o acesso a todos os bairros, com tarifa única e menor tempo para a locomoção dos passageiros.

      A arquiteta e urbanista Débora Santa Fé considera que o sistema atual é desordenado e  caótico. Ela defende um sistema misto com interconexões entre os pontos, formando um sistema  de baixo custo, eficiente e flexível: “a proposta visa oferecer aos passageiros acessibilidade, respeito ao usuário e facilidades nos deslocamentos das pessoas para os diversos bairros.”. Veja também: Projeto pode tornar Itabuna referência em mobilidade urbana e transporte no país

       Ela destaca que a mobilidade urbana depende  da infraestrutura viária, do sistema de trânsito e do transporte público o que inclui como fatores acessibilidade, conectividade, tempo de viagem e segurança. O novo modelo prevê a implantação de pontos num raio de 500 metros.

      Para o engenheiro civil Marcos Nerbass, que atua como consultor de transporte e mobilidade urbana, o modelo ideal leva em conta a frequência de atendimento, tempo de viagem e a malha viária da cidade, que foi dividida em 35 regiões operacionais para o perímetro central. A estratégia do projeto do Sit Itabuna é reduzir o tempo de viagem dos passageiros, que em 80% dos casos se dirigem para o centro da cidade. “O novo modelo vai permitir que 100% dos passageiros possam ter acesso a todos os bairros com pagamento de uma tarifa única”, complementou.

        O consultor destacou que o sistema terá um terminal de transbordo, que vai ocupar uma área de mil metros quadrados, na avenida Amélia Amado, além de terminais de integração nas proximidades da Estação Rodoviária, na praça Otávio Mangabeira (Camacan), bem como nas avenidas Fernando Cordier, Henrique Alves e Amélia Amado, o que vai gerar por uma economia de tempo equivalente a R$ 13,4 milhões, além de melhorar a qualidade de vida da população, com a diminuição do tempo nas viagens para os passageiros.

        O arquiteto e urbanista Marcelo Andrade apresentou o detalhamento da  proposta técnica para as vias expressas e estações de passageiros. O modelo prevê a conexão do sistema de transporte possibilitando o deslocamento de pessoas, com poucos investimentos em infraestrutura, tornando Itabuna mais competitiva na captação de investimentos voltados para a geração de emprego e renda.

       De forma complementar o sistema vai diminuir o número de veículos estacionados nas vias públicas e segue o conceito dos BRS – corredor exclusivo para ônibus – e um passo para a implantação do BRT – Ônibus de Trânsito Rápido-, o que colocaria Itabuna  no cenário nacional como um modelo de mobilidade urbana.

Projeto pode tornar Itabuna referência
em mobilidade urbana e transporte no país

       A elaboração de um projeto de baixo custo e que pode transformar Itabuna numa referência em mobilidade urbana no país, com a criação de faixas exclusivas de ônibus e implantação de uma estação de transbordo, na área central da cidade, complementada por uma rede estações de embarque em cada 500 metros, foi autorizado pelo prefeito Fernando Gomes, após uma reunião com arquitetos, engenheiros civis, técnicos do governo e empresários do setor de transportes. O projeto não inclui investimentos em infraestrutura e prevê a construção de estações de passageiros em parceria com a iniciativa privada.

      A reunião teve a participação dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Patrick Olbera e de Segurança, Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado, o superintendente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Itabuna (Aserpi), Jorge Vasconcelos, além do presidente da Associação de Empresas de Transportes Urbanos (Aetu), além do engenheiro civil Marcos Nerbass e dos arquitetos e urbanistas Débora Santa Fé e Marcelo Andrade, que fizeram a apresentação da proposta e vão participar do Grupo de Trabalho para a elaboração do projeto junto com técnicos da Sedur e Sesttran.

      Além de pedir cópias das plantas e dos estudos realizados, o prefeito Fernando Gomes, que numa gestão anterior tirou as linhas de ônibus da avenida Cinquentenário e implantou o sistema de zona azul de estacionamento rotativo em Itabuna, falou da sua preocupação com a questão da mobilidade das pessoas que transitam na área central da cidade, “porque temos de pensar primeiro na população e depois na circulação de veículos ou em áreas de estacionamento”, complementou.


      Ele sugeriu que além das linhas exclusivas para ônibus, sejam criadas linhas especiais para microônibus de bairros próximos ao centro facilitando o acesso das pessoas à avenida Cinquentenário, gerando facilidades de  acesso para moradores de áreas próxima ao centro para  que tenham acesso ao comércio sem necessidade do uso de veículos e ocupação de vagas para estacionamento rotativo.”




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