terça-feira, 3 de outubro de 2017

Simpósio de Psicologia da Faculdade de Ilhéus aborda As Diversidades Sexuais

 
Em meio a tanta polêmica quanto ao exercício da profissão de psicólogo no contexto da orientação sexual, a Faculdade de Ilhéus promove, nos próximos dias 6 e 7 de outubro, o 1º Simpósio de Psicologia, cuja abertura contará com palestras dos psicoterapeutas Oswaldo Rodrigues Jr. e Laura Almeida. A abertura está marcada para às 19h15min, com a participação da coordenadora do curso de Psicologia, Tatiana Rodrigues.

A palestra do professor Oswaldo Rodrigues abordará o tema “As diversidades sexuais”, com início previsto para às 19h30min. Em seguida, a psicóloga Laura Almeida falará sobre a “Discussão do sistema conselho sobre sexualidade, gênero e diversidade”.  Rodrigues é psicólogo e psicoterapeuta sexual, desde 1984, formado pela Unimarco (SP), e atua em tratamento de disfunções e queixas sexuais e inadequações sexuais de casal. Ele é autor de mais de 80 artigos científicos e vários livros, e é o editor chefe da Revista Terapia Sexual: clínica, pesquisa e aspectos psicossociais – CEPES – do Instituto Paulista de Sexualidade.


Na ABEIS – Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual desde 1987, na qualidade de membro do Conselho de Administração e Orientação, Oswaldo Rodrigues foi Tesoureiro (2001), Secretário Geral (2001-2003) e Presidente (2005-2007), organizando simpósios, reuniões científicas e congressos para o debate de pesquisas e comunicação de resultados sobre a busca do bem-estar e saúde sexual no Brasil. Entre 2001 e 2005, ele atuou como Secretário Geral e Tesoureiro da WAS – World Association for Sexual Health, para a qual também foi membro do Conselho Consultivo (2001-2009) e membro do Comitê Científico Internacional (2001-2011);
Por sua vez, Laura Almeida é psicóloga pela Faculdade Ruy Barbosa, tem experiência em atendimento individual na Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, através da Ong TamoJuntas, membro integrante do Núcleo de Estudos e Formação em Saúde, que é um espaço de discussão, produção científica e formação no campo da saúde. Ela é auxiliar de Pontes no Desabafo Social, organização especialista em educação em Direitos Humanos, colaboradora no Redes Vivas, projeto que tem objetivo de fortalecer as redes de Saúde e de Assistência; compõe o Grupo de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, onde também é membro-adjunto da Comissão de Direitos Humanos; e é coidealizadora da Rede Dandaras, que tem o intuito de fortalecer o vínculo de saúde e cuidado entre as mulheres negras.


Minicursos – No sábado, dia 7, das 8 às 10 horas, serão oferecidos minicursos, dentre eles, sobre os temas “Conceitualizando gênero e sexualidade: a importância do tema para a Psicologia”, com o professor Anderson Guimarães; “Promoção e prevenção da saúde sexual: população LGBT, pessoas com deficiência e questões raciais”, com Laura Almeida; “Condutas sexuais em várias culturas”, com Oswaldo Rodrigues; e “Diversidade e relações familiares: práticas familiares hegemônicas e não hegemônicas”, com Carla Zeglio.
Às 10h30min, haverá palestra sobre “Disfunções sexuais e diversidade”, a ser proferida pela professora Carla Zeglio, e às 15 horas, outra palestra, desta vez, sobre “Normas para a atuação da Psicologia em relação a diversidade sexual e de gênero”, numa abordagem do psicólogo Wendell Ferreira. Em seguida, será promovida mesa redonda sobre os “Desafios para a formação e atuação profissional da Psicologia: questões de gênero e sexualidades”, com o sociólogo e professor Fábio Bila e os psicólogos Wendell Ferreira, Anderson Guimarães, Laura Almeida, Oswaldo Rodrigues Jr. e Carla Zeglio.
O 1.º Simpósio de Psicologia da Faculdade de Ilhéus conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia – 3ª Região Bahia, Terceira Via Formaturas e Eventos, Pousada do Mar e Luciene Bolos. Outras informações podem ser obtidas no site www.faculdadedeilheus.


Carla Zeglio
Graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1995). É diretora e psicoterapeuta sexual do INPASEX- coeditora da Revista terapia sexual: Pesquisa e Aspectos Psicossociais. Foi Tesoureira da FLASSES - Federación Latinoamericana De Sociedades De Sexologia Y Educación Sexual (2003 / 2005) e Membro do Comitê de Ética da FLASSES (2007-2011). Tem experiência em psicoterapia sexual e supervisão clínica com enfoque na sexualidade e faz atendimentos de casais em psicoterapia. Coordenadora e Idealizadora do CEPES - Curso de Especialização em Psicoterapia com enfoque na Sexualidade. Organizou e presidiu os encontros Brasileiros de Análise do Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental com Casais e Família (2012 e 2013).
Laura Augusta Barbosa de Almeida 
Psicóloga pela Faculdade Ruy Barbosa, tem experiência em atendimento individual na Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher através da Ong TamoJuntas, membro integrante do Núcleo de Estudos e Formação em Saúde [NEFES-FRB] que é um espaço de discussão, produção científica e formação no campo da saúde. Auxiliar de Pontes no Desabafo Social, organização especialista em educação em Direitos Humanos e Comunicação, Colaboradora no Redes Vivas, Projeto que tem objetivo de fortalecer as redes de Saúde e de Assistência; compõe o Grupo de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia - 03 [GTPRR-CRP03] e é membro-adjunto da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia - 03. Concentra estudos em Educação Popular e suas questões pela Universidade Federal da Bahia [PPGFACED] e Educação em Direitos Humanos peça UNEB - Universidade do Estado da Bahia. É coidealizadora da Rede Dandaras, que tem o intuito de fortalecer o vínculo de saúde e cuidado entre as mulheres negras.

Fábio Pessanha Bila
Fabio Pessanha Bila é Professor Assistente de Ciência Política da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC (DE). Possui doutorado e mestrado em Sociologia Politica (UENF). Atualmente é vice-coordenador do Colegiado de Curso de Licenciatura em Ciências Sociais e Membro do Comitê de Graduação da UESC. Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2006) e Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), unidade Campos dos Goytacazes (2006). É pesquisador da temática de estudo de Gênero e Sexualidades, em específico a homossexualidade e a homofobia. É membro da coordenação conjunta da Divisão de Estudos sobre a Políticas e seus Espelhos - DESPE - na UESC. 

Anderson Fontes Passos Guimarães 
Anderson Fontes é psicólogo pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2009), doutorando em Psicologia Social e mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (2013), ambos pela UFBA, e especialista em Psicoterapia Junguiana (2013). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na teoria e prática clínica junguiana; em estudos sobre sexualidades e teorias de gênero, Políticas Públicas e Feminismos; atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, cultura, identidades, educação, sexualidades, além da prática clínica em psicoterapia junguiana. 

Wendell Santana Ferreira
Graduado em Psicologia pela Faculdade Social da Bahia (FSBA), pós-graduando em Filosofia Contemporânea pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), graduando em Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), também possui formação tecnológica em Design Gráfico pelo Centro de Educação Tecnológico do Estado da Bahia (CETEB). Atualmente está como coordenador do Grupo de Trabalho Sexualidades e Identidades pelo Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região - Bahia.    




Oswaldo M. Rodrigues Jr.

Psicoterapeuta sexual e de casais do Instituto Paulista de Sexualidade; Assessor de Publicações da ALAMOC - Associação Latino-americana de Análise e Modificação de Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental
- psicólogo e psicoterapeuta sexual desde 1984, formado pela UNIMARCO (SP) atua em tratamento de disfunções e queixas sexuais e inadequações sexuais de casal;
- De 1984 a 1996 atuou no Instituto H. Ellis;
- Desde 1996 atua no Instituto Paulista de Sexualidade;
- Mestre em Psicologia Social PUC/SP, 1996.
- Desenvolve estudos sobre disfunção erétil, disfunções sexuais e parafilias desde o início da década de 1980;
- Diretor e Psicoterapeuta do Instituto Paulista de Sexualidade desde 1996
- Ensinou Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia Geral e Psicologia Social no Curso de Psicologia da UNIMARCO – Universidade São Marcos (SP) - 1984-1990;
- Foi Secretário geral da FLASSES – Federação Latino-americana de Sociedades de Sexologia e Educação Sexual (1998-2002)
- co-coordenador do CEPES – Curso de Especialização em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade – Instituto Paulista de Sexualidade desde 1999;
- membro do Conselho Consultivo da WAS – World Association for Sexual Health – 2001-2009;
- Secretário Geral/Tesoureiro (2001-2005)
- Membro do Comitê Científico Internacional (2010-2011)
- membro do Conselho de Orientação e Administração da ABEIS – Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual – (desde 1987);
- Secretário Geral (2001-2003)
- Presidente (2003-2005)
- Presidente da SBRASH – Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana – 2005-2007;
- participa da Diretoria desde 1991
- Membro do Conselho Deliberativo – 2007-2009;
- Editor Chefe da revista Terapia Sexual (desde 1998); revista técnica de publicação semestral;
- Coordenador de pesquisas do GEPIPS – Grupo de Estudos e Pesquisas do InPaSex (desde 1996);

Autor/coautor/organizador dos livros:
Rodrigues Jr, O.M. Objetos de desejo, das variações, perversões e desvios sexuais. São Paulo: Iglu Editora, 1991.
Rodrigues Jr, O.M.; Reis, JMM (Org.). Impotência Sexual - uma abordagem multidisciplinar. São Paulo: Instituto H. Ellis, 1993.
Costa, M; Monesi, AA; Rodrigues Jr, O.M. (org) Cem dúvidas sobre sexo. São Paulo: Editora Gente, 1993.
Rodrigues Jr, O.M. Favoreto, AV; DiSessa, SR; Monesi, AA; Prafo, LV (org.). Sexo: tire suas dúvidas. São Paulo: Iglu Editora, 1994;
Rodrigues Jr, O.M. Psicologia e Sexualidade. Rio de Janeiro: Medsi Editora Médica e Científica Ltda., 1995.
Rodrigues Jr, O.M. Identidade masculina e sexual: um trajeto de superação de disfunção eretiva. Dissertação de Mestrado em Psicologia Social, PUC-SP, 1996.
Vitiello, N, Rodrigues Jr, O.M. (org.). As bases anatômicas e funcionais do exercício da sexualidade. São Paulo: Iglu Editora, 1997.
Sociedade Brasileira de Urologia (org.) I Consenso Brasileiro de Disfunção Erétil. São Paulo: SBU – Sociedade Brasileira de Urologia / BG Cultural, abril de 1998;
- Coautor no capítulo sobre questões psicológicas associadas à disfunção eretiva;
Rodrigues Jr, O.M. Objetos do desejo, das variações de comportamento, perversões e desvios sexuais. Iglu Editora: São Paulo, 2a edição atualizada e ampliada; 2000.
- Aprimorando a Saúde Sexual – manual de técnicas de terapia sexual. Summus Editora: São Paulo, 2001.
Rodrigues Jr, O.M. Disfunção erétil. São Paulo: Editora e Expressão e Arte, 2001.
- II Consenso Brasileiro de Disfunção Erétil. São Paulo: SBU – Sociedade Brasileira de Urologia / BG Cultural, abril de 2002;
- Coautor no capítulo sobre questões psicológicas associadas à disfunção eretiva;
Rodrigues Jr, O.M Inventários de Sexualidade. coleção de 4 volumes. São Paulo: Editora e Expressão e Arte, 2007.
Rodrigues Jr, O.M. Amor e sexualidade – como sexo e casamento se encontram . São Paulo, Iglu Editora, 2007.
-Em coautoria com Carla Zeglio
Rodrigues Jr, O.M. Problemas Sexuais – conhecimento e solução para os casais. São Paulo: Biblioteca 24X7, 2008.
Rodrigues Jr, O.M. Vaginismo.São Paulo: Biblioteca 24X7, 2008.
Coautoria com Fátima Protti – existe edição em espanhol
Rodrigues Jr, O.M. Sexo, amor e dinheiro. São Paulo: Biblioteca 24X7, 2008.
Rodrigues Jr, O.M. Identidade masculina e sexual. São Paulo: Biblioteca 24X7, 2008.
Rodrigues Jr, O.M. Ejaculação Precoce. São Paulo: Iglu Editora; 2010.
Rodrigues Jr, O.M. Inventarios de Sexualidad – São Paulo: Instituto Paulista de Sexualidade, 2010. Em espanhol.
Rodrigues Jr, O.M. - Aprimorando a Saúde Sexual – manual de técnicas de terapia sexual. Summus Editora: São Paulo, 2011; 2ª ed.
Rodrigues Jr, O.M. O sexo que mais aparece. Ed. LivroPronto: São Paulo, 2012.
Rodrigues Jr, O.M. Parafilias. Ed. Zagodoni: São Paulo, 2012
Rodrigues Jr, O.M. Sexo, amor y dinero. Editorial Académica Española: 2012. Em língua espanhola
Rodrigues Jr, O.M. Temas Sexuais. Editora LivroPronto: São Paulo, 2013.
Zeglio, C. (Org.); Finotelli Jr., I. (Org.); Rodrigues Jr, Oswaldo M. (Org). Relações conjugais. Editora Zagodoni: São Paulo, 2013.
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Sexología Clínica – uma visión Latinoamericana. Editora Livro Pronto: São Paulo, 2104 – em língua espanhola

Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Psicoterapia y sexología clínica. Editora Livro Pronto: São Paulo, 2104 – em língua espanhola.
Rodrigues Jr, O.M. Anotações sobre sexualidade. Instituto Paulista de Sexualidade: São Paulo, 2014.
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Cuestiones básicas para la Sexologia Latinoamericana. Instituto Paulista de Sexualidade: São Paulo, 2014; ISBN: 978-150072800 – em língua espanhola.
Rodrigues Jr, O.M. Vaginismo, chi tace non sempre acconsente !!: Scopri le tue paure e vincile (Italian Edition). Instituto Paulista de Sexualidade. 2014. ISBN: 978-1499755602
- em co-autoria a Fátima Protti.
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Terapia da Sexualidade – vol. 1 – Zagodoni Editora: São Paulo, 2014; 326 páginas - ISBN: 978-85-64250-85-7
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Terapia da Sexualidade – vol. 2 – Zagodoni Editora: São Paulo, 2014; 384 páginas - ISBN: 978-85-64250-86-4
Zeglio, C. (Org.); Rodrigues Jr, Oswaldo M. (Org.). Mães, pais, casais e famílias: questões na análise do comportamento e terapia cognitivo-comportamental. 1. ed. São Paulo: Zagodoni, 2015. v. 1. 112p .
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Histórias das Sexologias Brasileiras. Instituto Paulista de Sexualidade: São Paulo, 2015. ISBN-10: 1517253829 / ISBN-13: 978-1517253820
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Historias de las Sexologias Latinoamericanas – I. Instituto Paulista de Sexualidade: São Paulo, 2016. ISBN-10: 1523780533 / ISBN-13: 978-1523780532
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Historias de las Sexologias Latinoamericanas – II. Instituto Paulista de Sexualidade: São Paulo, 2016. ISBN-10: 1523783931 / ISBN-13: 978-1523783939
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Historias de las Sexologias Latinoamericanas – III. Instituto Paulista de Sexualidade: São Paulo, 2016. ISBN-10: 1523804351 / ISBN-13: 978-1523804351
Rodrigues Jr, O.M. Numismática: como colecionar moedas, cédulas e medalhas. Center for the High Numismatic Studies: São Paulo, 2016. ISBN-10: 1523215755 / ISBN-13: 978-1523215751
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Algunas Historias de la Psicología de Base Comportamental en Latinoamérica. Instituto Paulista de Sexualidade: São Paulo, 2016. ISBN-10: 1530435161 / ISBN-13: 978-1530435166
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Práticas das Psicologias Comportamentais no Brasil. Instituto Paulista de Sexualidade: São Paulo, 2016. ISBN- 978-1533500694
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Histórias das Psicologias Comportamentais no Brasil. Instituto Paulista de Sexualidade: São Paulo, 2016. ISBN-13: 978-1533507785
Rodrigues Jr, O.M. (Org.). Las Practicas de las Psicologías Conductuales en Latinoamérica. Instituto Paulista de Sexualidade: São Paulo, 2016. ISBN-13: 978-1533405326
Rodrigues Jr, O.M. Os Dinheiros primitivos. Center for de High Numismatics Studies: São Paulo, 2016. (15.24 x 22.86 cm). 98 pages. ISBN-13: 978-1539556862 -
Rodrigues Jr, O.M. Sexologias na América Latina – algumas atuações. Instituto Paulista de Sexualidade: São Paulo, 2017. ISBN 978-1542695145


- Autor de 27 capítulos técnicos em livros de psicologia, medicina e sexualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...